Dentro da Escola
Eleições 2022: como polarização política se manifesta nos pátios das escolas
Se as discórdias, fruto da polarização política no país, invadem o ambiente familiar e o círculo de amizade entre os adultos, entre as crianças a situação não é diferente. Afinal, elas são uma verdadeira esponja e absorvem, ainda sem pleno entendimento, as opiniões dos pais, principalmente.
O fato dessa troca de farpas entre alunos estar acontecendo longe da moderação dos professores ocorre, em parte, pelo receio que muitos docentes têm de propor um debate político em sala de aula e serem acusados de um viés para esquerda ou direita. É a "demonização do debate político".
Entenda a importância da educação bilíngue no ensino fundamental
Devido à fase de desenvolvimento cerebral, as crianças aprendem outra língua com muito mais facilidade do que na fase adulta, mas não é só isso. Motivos práticos, como o acúmulo de compromissos e responsabilidades, limita muito o tempo disponível que um adulto tem para se dedicar a aprender um novo idioma.
Catraca LivreDicas
Projeto de Vida: e-book gratuito reúne práticas de professores
O que é necessário para ser um professor de Projeto de Vida? Como planejar esse componente curricular e como ampliá-lo no planejamento pedagógico? As perguntas, e suas respectivas respostas, fazem parte do e-book “Projeto de Vida na escola: práticas pedagógicas de professoras(es) da rede estadual da Bahia”, parceria da Fundação Telefônica Vivo e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Com download gratuito, a publicação reúne 19 atividades desenvolvidas com estudantes do ensino médio da rede baiana em 2021.
Porvir5 dicas para uma aula mais dinâmica
Ferramentas Google auxiliam no planejamento e implantação de aulas mais interativas para o ensino híbrido
Mudar do modelo inteiramente remoto para um que comporte atividades presenciais requer um outro tipo de organização e planejamento. Para que as aulas sejam cada vez mais estimulantes, professores e professoras precisam buscar variadas formas de trabalhar atividades em sala. Um legado deixado pelo período de aulas a distância é a possibilidade de usar ferramentas diversas e, com isso, garantir mais dinamismo na aula.
Novo site da Google ajuda crianças que estão aprendendo a ler
O novo site funciona de forma bem simples e didática, mas para acessá-lo, é preciso realizar login no Google. Essa etapa é importante para que os responsáveis pela criança acompanhem o seu uso e aprendizado. Também será necessário que os pais escolham os idiomas – entre inglês, hindi, guzerate, bengali, télugo, marata, tâmil, espanhol e português – que desejam que a criança pratique.
Escola EducaçãoGestão
Mercado de trabalho do futuro exige mudanças na educação
O avanço da tecnologia aponta para profissões cada vez mais ‘mentais’ e menos ‘braçais’. Processo de aprendizagem terá influência direta na formação dos trabalhadores das próximas décadas
A boa notícia é que, se de um lado empregos deixam de existir, sempre surgem novos tipos de funções. E no mundo do futuro, trabalho é o que não vai faltar. O desafio para as próximas décadas, no entanto, está em preparar as gerações futuras para as demandas que estão por vir.
RS: Compra de vagas não avança e Capital tem quase 6 mil crianças fora da educação infantil
Porto Alegre tem atualmente um déficit de 5.408 vagas de creche para crianças de zero a três anos de idade, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O problema crônico se agravou recentemente devido ao fechamento de muitas escolas privadas de educação infantil durante a pandemia e a perda de renda de famílias causada pela crise econômica. Juntos, ambos os fatores têm pressionado a demanda na rede pública municipal
Sul21Profissionais da Educação
Pós-pandemia: professores também precisam de acolhimento
Os professores foram considerados heróis durante o isolamento social. Afinal, eles precisaram se reinventar de um dia para o outro para conseguir realizar as aulas remotamente. Mais do que isso, também precisaram encontrar as maneiras mais atrativas para conseguir manter o engajamento e despertar o interesse dos alunos durante este período.
Entretanto, assim como os estudantes têm enfrentado um período difícil quanto às questões emocionais, também não tem sido fácil para muitos docentes. Uma pesquisa do Nova Escola mostra que 72% dos educadores tiveram a saúde mental afetada e precisaram buscar apoio durante a pandemia. O levantamento ouviu 9557 profissionais.
Apesar dos desafios da educação pública, 8 em cada 10 professores querem continuar dando aulas
Os dados foram obtidos em pesquisa elaborada pelo Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP) em parceria com o Instituto iungo. A análise, baseada em dois estudos: “Desejos e Projetos de vida docentes” e “A escola pública dos sonhos para os educadores brasileiros”, constatou que, mesmo com os agravantes da pandemia, a maioria dos professores pretendem seguir atuando na educação pública e acham que o ensino púlico precisa de modificações.
Diário de GoiásInclusão
Superdotados: os desafios da inclusão de crianças acima da média
Embora causem espanto e admiração ao fazer cálculos complexos e aprender vários idiomas quando estão saindo das fraldas, crianças superdotadas enfrentam dificuldades na escola, o primeiro contato com crianças fora do lar. Pais reclamam que faltam recursos extras para explorar o potencial dos filhos. Especialistas apontam despreparo dos professores, que não observam o lado emocional atrás dos talentos.
É difícil até comprovar a superdotação, pois o exame é caro. Existem habilidades que não são captadas pelos testes de inteligência, como as artísticas e corporais. Por isso, os superdotados – e suas famílias – sofrem.
Leis e políticas
Teto de gastos inibe investimentos para recuperar educação, aponta audiência pública no Senado
O Brasil tem sofrido para recuperar a infraestrutura educacional no cenário pós-pandêmico, devido aos poucos recursos orçamentários disponíveis. Essa foi a conclusão de audiência pública feita nesta segunda-feira (15) pela subcomissão temporária da Comissão de Educação (CE) que debate as ações que o país deve tomar visando à melhoria do ensino, especialmente após a pandemia de covid-19, que agravou os problemas do setor.
Carta CapitalPoliciais e jurídicas
Crianças deitam em chão de escola para fugir de tiroteio na Bahia
Uma escola de ensino infantil da rede municipal de Salvador teve que suspender as aulas, na manhã desta segunda-feira (15), por causa de uma troca de tiros entre policiais militares e criminosos no Nordeste de Amaralina, bairro na capital da Bahia.
Folha de São PauloEstatística, pesquisas e estudos
Pesquisa revela situação preocupante de jovens brasileiros
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), dados publicados na última quinta-feira afirmam que um a cada quatro jovens não trabalha nem estuda no momento. A situação atingiu níveis preocupantes segundo a entidade, pois foi apontado que mais de 23% da população entre 15 e 24 anos não exerce qualquer atividade.
Escola EducaçãoBrasil tem 21 universidades em ranking das mil melhores do mundo — mas nenhuma no top 100
Vale destacar que o trabalho da Shangai Ranking define a posição exata das primeiras 100 universidades que compõem a lista. A partir daí, as instituições são agrupadas por dezenas ou centenas, sem determinar a ordem entre elas.
BBCUniversidades dos EUA encabeçam ranking; USP é líder na América Latina
UolDa creche ao ensino médio, só 17% dos brasileiros estão em escolas particulares
Educação no Brasil é praticamente sinônimo de escola pública. Da creche ao ensino médio, 82,9% das matrículas são de instituições municipais, estaduais ou federais. Isso quer dizer que, dos mais de 42,6 milhões de crianças e jovens matriculados no país, mais de 35,3 milhões estão em instituições públicas. Pouco mais de 7,2 milhões são os brasileiros que pagam para estudar nesses níveis escolares, apenas 17,1% do total.
Folha de São PauloMensalidade escolar: 18% das famílias preferem pagar por PIX
O número de usuários do Pix registrou um aumento de 72% em um ano, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A quantidade de usuários cadastrados passou de 29,6 milhões, em março de 2021, para 51 milhões, em março de 2022. E esses números já impactam também no mercado educacional em relação à mensalidade escolar.
Escolas ExponenciaisTécnico e Profissionalizante / Executiva
7 benefícios da educação corporativa digital
As empresas já entenderam a importância da educação corporativa. Prova disto é um levantamento da Ahgora que aponta que aproximadamente 76% das empresas vão priorizar investimentos em educação corporativa. Ou seja, elas estão cada dia mais preocupadas sobre como esses treinamentos podem impactar positivamente toda a estrutura organizacional. E se antes desenvolver cursos de capacitação demandavam muito tempo e dinheiro, hoje por outro lado, a tecnologia transformou esse cenário.
Mundo RHEnsino Superior
Aumenta o número de alunos que abandonam universidade para trabalhar
O último censo da educação superior, realizado pelo Inep, mostrou uma queda de 6% no número de estudantes matriculados nas 69 universidades federais do país. Em 2020, a quantidade de matrículas trancadas chegou a 270 mil, mais que o dobro do ano anterior.
O movimento se refletiu no número de alunos formados, que vinha crescendo ano a ano até 2018, quando quase 157 mil estudantes concluíram os cursos. Mas, depois disso, o número despencou para o mesmo patamar do início da década. Em 2020, 118 mil alunos se formaram nas federais.
Brasil vai cumprir as metas do PNE para o ensino superior?
Das 20 metas estabelecidas pelo PNE, três são voltadas especificamente ao ensino superior. De maneira geral, elas visam a expansão e a melhoria da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação no país.
Segundo o relatório de acompanhamento do MEC, duas delas foram cumpridas antecipadamente, mas contam com dados em oscilação – o que pode resultar em retrocessos. Já a meta 12, relativa ao acesso da população ao ensino superior, dificilmente será cumprida se o ritmo atual for mantido.
Eventos
Meninas de todo Brasil lançam manifesto com prioridades para educação
Endossado pela Nobel da Paz Malala, o Manifesto #MeninasDecidem pelo Direito à Educação traz as perspectivas de adolescentes de todo país por uma educação pública equitativa e de qualidade em ano de eleições. Documento será lançado pela Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil em evento na DPU do Recife, em 16 de agosto. “As meninas são o futuro do Brasil. Espero que líderes brasileiros levem esse manifesto a sério”, diz Malala Yousafzai.
Diário de PernambucoNegócios
'Escolas-conceito' com mensalidade abaixo de R$ 1.000 crescem na crise
Escolas particulares que oferecem as chamadas metodologias inovadoras com mensalidades abaixo de R$ 1.000 começaram a surgir há cerca de cinco anos em São Paulo com a expectativa de atrair estudantes da rede pública. Com a pandemia de Covid e a crise econômica no país, no entanto, acabaram crescendo graças a um outro público, o de famílias que, antes da piora no cenário, podiam pagar colégios mais caros, acima de R$ 1.000 ou até de R$ 2.000, mas perderam renda e tiveram de reduzir os custos.
Folha de São Paulo