segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Notícias da Educação - 15/ago/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Brasil completa 1 ano de reabertura de escolas com diagnóstico precário

O Brasil completa neste mês um ano do início da reabertura das escolas públicas com um diagnóstico ainda prejudicado da educação. O país foi um dos recordistas em tempo de unidades de ensino fechadas na pandemia de Covid-19.
Alguns estudos indicaram prejuízos no aprendizado, na manutenção das matrículas e na saúde emocional de alunos e professores. Mas ainda é parcial o cenário dos desafios, o que dificulta a tomada de decisões, segundo especialistas.

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

O que são 'soft skills', habilidades comportamentais cada vez mais buscadas por empregadores

Para fazer bem o seu trabalho, você precisa de habilidades técnicas — as chamadas hard skills, em inglês. São os conhecimentos técnicos específicos para cumprir com as suas atribuições.
Mas o mundo profissional não é mais o mesmo. Por isso, soft skills — habilidades sociais e emocionais — podem ter agora a mesma importância do conhecimento técnico, ou até maior.

BBC

'Não existe fórmula para estimular criatividade e produtividade', diz neurocientista

A tecnologia está tão presente na nossa rotina que mal a concebemos.
(...) Embora essas ferramentas tenham nos trazido até o mundo moderno de hoje - e seria hipocrisia negar a importância dos avanços -, o pesquisador e professor emérito da Universidade Duke diz que essa revolução está moldando o comportamento e a forma de pensar do ser humano. Aí está o alerta.

Terra

Tecnologia

Bibliotecas digitais: projeto disponibiliza audiolivros e e-books pelo Brasil

Em um mundo cada vez mais tecnológico, muitas instituições e serviços tiveram que se adaptar, atualizando e modificando seus métodos. Com as bibliotecas, esse sistema de adaptação ao digital não foi diferente. Dessa forma, as bibliotecas digitais ganharam muito espaço e se tornaram uma opção eficaz, prática e atrativa para ter acesso a variados títulos do conforto de casa e com um simples clique em seus computadores, tablets e celulares.

Folha Vitória

Gestão

Como o investimento na primeira infância afeta a sociedade toda

Estudos indicam que programas voltados ao período do nascimento aos 6 anos de idade contribuem para o desenvolvimento da criança e trazem retornos de curto e longo prazo em diversas áreas
A primeira infância, período do nascimento aos seis anos de idade, é vista na neurociência como um momento crucial para o desenvolvimento do cérebro humano. O ambiente em que uma criança está inserida e os estímulos que ela recebe nessa faixa etária têm consequências importantes, que são sentidas por toda a sua vida.
Por isso, pesquisas na área da educação infantil sugerem que o investimento em programas voltados à primeira infância é estratégico: tem relativo baixo custo, e garante amplos retornos à sociedade no curto e longo prazo ao reduzir taxas de criminalidade e evasão escolar, melhorar o desempenho acadêmico e profissional, reduzir gastos com assistência social e Justiça penal, entre outros.

Nexo

Profissionais da Educação

Docentes temem demissões por viés ideológico com nova portaria do MEC

Um dispositivo da Portaria 555, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 29 de julho, tem sido criticado por professores favoráveis e contrários ao governo de Jair Bolsonaro. O motivo é a permissão dada a reitores para demitir servidores em decorrência de processos disciplinares, em instância única, sem direito a recurso, como ao próprio ministro da Educação ou ao Presidente.

Gazeta do Povo

Inclusão

Apoiar a educação na periferia

A educação é chave para o desenvolvimento e para a mobilidade social, e é exatamente por isso que o maior investimento público na área da educação deve ser feito nas regiões mais pobres. O que se observa, sobretudo nas periferias das grandes cidades, no entanto, é que a educação, em vez de ser redentora, reproduz fielmente as desigualdades que prejudicam a parcela mais vulnerável da sociedade. Lá, onde a renda das famílias é mais baixa e os índices de violência, mais altos, as escolas públicas enfrentam dificuldades para atrair e manter professores.

MSN

Leis e políticas

O que 170 organizações propõem para a infância nesta eleição

Movimento Agenda 227, formado por entidades da sociedade civil, listou 148 propostas de políticas públicas para dar ‘absoluta prioridade’ a crianças e adolescentes no Brasil
A Agenda 227, um movimento composto por mais de 170 organizações da sociedade civil, apresentou em junho um documento com 148 propostas de políticas públicas para a infância e adolescência aos pré-candidatos à Presidência da República.

Nexo

Cieps, um fenômeno que teve seu fim como modelo de educação

Os Centros Integrados de Educação Pública foram criados em 1983, no primeiro governo Brizola, influenciado por Darcy Ribeiro. Mas a educação de qualidade oferecida aos filhos da classe trabalhadora não sobreviveu ao pensamento de que ao pobre basta uma educação pobre
Modelo de educação, os Centros Integrados de Educação Pública, os famosos Cieps, tiveram seu início em 1983 no primeiro governo de Leonel Brizola. Fortemente influenciado pelo professor Darcy Ribeiro, um dos maiores mestres da educação no Brasil, Brizola resolve implantar um sistema de educação integral onde o aluno teria as aulas do currículo normal, faria suas refeições, estaria envolvido inclusive nos finais de semana em atividades culturais e teria assim uma educação de qualidade, situação inédita dentro da estrutura pública educacional. Os Cieps seriam a forma dos filhos das famílias mais pobres terem acesso a uma educação de boa qualidade e também de estarem alimentados e ligados à cultura como forma de lazer e aprendizado, o que os afastariam da sedução da atividade criminosa nas comunidades de baixa renda.

RBA

Estatística, pesquisas e estudos

98% dos jovens querem que Ensino Médio prepare para mercado de trabalho, diz DataFolha

Quase todos os jovens brasileiros (98%) que estão hoje no Ensino Médio das redes públicas querem uma escola que os prepare para o mercado de trabalho e 9 em cada 10 gostariam de escolher uma área para aprofundar estudos durante a etapa.

Exame

Famílias e professores têm grande influência sobre jovens da Geração Z, mostra pesquisa

Nascidos entre meados da década de 1990 até 2010, em pleno ambiente digital, jovens da Geração Z são orientados pela opinião dos pais, cuidadores e professores
(...) “Acreditamos que os processos de ensino e aprendizagem devem estar pautados na relação entre professor e aluno. Nessa relação de protagonismo compartilhado, a empatia é fundamental. É nesse contexto que vemos a importância desses dados: trata-se de uma pesquisa de escuta sensível e olhar atento para aqueles que são a razão de todos nós professores existirmos”, afirma.

Porvir

Os prejuízos que a falta de diagnósticos causam à educação

Tivemos, recentemente, mais uma notícia desagrável para a educação e que, provavelmente, passou despercebida. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pela coleta de dados populacionais, informou que não fará sua divulgação do Módulo Educação, que destrincha anualmente os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad Contínua, para a área. O último relatório é de 2019, e a nota técnica do IBGE informou que não haverá a divulgação com os dados de 2020 e 2021. Isso porque, segundo o instituto, a redução da taxa de resposta da Pnad Contínua nesses anos prejudica a comparabilidade com resultados anteriores.

Nexo

8 em cada 10 estudantes têm baixo desempenho em língua portuguesa

Ter domínio da língua portuguesa, tanto na escrita como em leitura, é um desafio para muitos brasileiros, principalmente entre os alunos de pedagogia. Um estudo recente feito pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) revelou que 83,5% dos candidatos a vagas de estágio e aprendizagem são reprovados em processos seletivos por apresentarem conhecimento gramatical insuficiente. Especialistas atribuem o resultado à baixa valorização do ensino básico e a desmotivação dos estudantes nas escolas.

Gazeta do Povo

Avaliação

Falha do MEC em boletos impede alunos de prestar Enem; caso é levado ao MPF

(...) O objetivo é fazer o Inep reabrir o prazo para o pagamento da taxa de inscrição e garantir que os estudantes lesados possam fazer a prova, marcada para os dias 13 e 20 de novembro. Segundo o Inep, mais de 3,3 milhões de pessoas estão inscritas em todo o país.

Uol

Ensino Superior

"Impedir mensalidade barra expansão da universidade pública"

Em meio a discussão impulsionada por PEC, especialista em financiamento do ensino superior propõe sistema de pagamento vinculado à remuneração futura dos universitários.
A principal meta para o ensino superior público estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE) é ambiciosa: ela determina, entre outros pontos, que até 2024, 40% das novas matriculas em universidade a cada ano sejam em instituições públicas. E já é esperado que tal objetivo não seja alcançado. Em 2020, último ano com dados disponíveis, apenas 3,6% das novas matrículas foram na rede pública.

DW

MEC afirma que dados do ProUni serão disponibilizados às universidades

Universidades e instituições de ensino relataram não ter recebido do Ministério de Educação (MEC), até o momento, a lista de pré-aprovados no Programa Universidade para Todos (ProUni), o que compromete o processo de matrícula dos alunos. O ministério argumentou, em nota, que “a equipe técnica está atuando para finalizar os últimos ajustes e disponibilizar o resultado do ProUni”.

Correio Braziliense

Negócios

Empresa de tecnologia da educação anuncia expansão para América Latina

A empresa de tecnologia da educação Uol EdTech anunciou que vai expandir suas atividades para alunos da América Latina por meio de uma nova marca, a Studenta. Um dos objetivos da iniciativa é criar uma rede colaborativa de estudos, conectando estudantes, universidades e empresas. A internacionalização está prevista para começar neste mês de agosto.

Correio Braziliense