quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Notícias da Educação - 24/ago/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Alunos e docentes relatam pressão da USP para tomar 3ª dose da vacina

Alunos, professores e pais de estudantes procuraram a Gazeta do Povo para relatar uma série de pressões sofridas por parte da Universidade de São Paulo (USP) para receber todas as doses da vacinação contra a Covid-19 - não basta uma ou duas aplicações. Quem não se submete à exigência está sofrendo punições, como ameaças de demissão ou dificuldades para se formar. E não adianta apresentar atestado médico: documentos que comprovam alergias ou outras condições em que as vacinas não são recomendadas estão sendo negados pela Reitoria.

Gazeta do Povo

Dentro da Escola

Práticas lúdicas na educação infantil

Entende-se que práticas lúdicas são uma metodologia pedagógica que ensina brincando e não tem cobranças, que trabalhe a imaginação e a fantasia tornando a aprendizagem significativa e de qualidade. Elas promovem na educação infantil uma prática educacional de conhecimento de mundo, oralidade, pensamento e sentido.

A Tribuna

Competências socioemocionais estão diretamente associadas à aprendizagem

O desenvolvimento de competências socioemocionais é a base para um bom desempenho acadêmico e também para o bem-estar psicológico. É o que apontou relatório recente da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Socioeconômico) traduzido pelo Instituto Ayrton Senna.
A pesquisa, feita com jovens de 10 e 15 anos de nove países diferentes, reforça a importância de observar tais competências. Entre os principais destaques, houve um alerta para a queda no socioemocional desses jovens à medida em que vão envelhecendo.

Porvir

O que é a Cultura do Remix e como ela estimula a criatividade

Durante toda a vida escolar e universitária, estudantes são desencorajados a se inspirar – ou sequer olhar – para o trabalho dos colegas sob a ameaça constante das palavras “cópia” e “plágio”. Essa postura também se aplica aos educadores, que, em muitos casos, não trocam experiências ou percepções devido à possibilidade de realizarem um trabalho semelhante e, assim, serem acusados de copiar a ideia do outro.
Para a RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa), é justamente aqui que mora a potência da criatividade. Se alguns podem achar que se inspirar no trabalho do colega é uma postura que demanda “menos trabalho”, os educadores que compõem a rede pensam o contrário: ao se inspirar em boas ideias, é necessário colocar a criatividade para trabalhar dobrado, a fim de adaptar a experiência realizada ao seu próprio contexto.

Porvir

Avaliação diagnóstica: projeto inovador promove recuperação da aprendizagem

Assim que as aulas presenciais foram retomadas, a Escola Shekinah, localizada em São Paulo, tomou uma importante decisão: criar uma avaliação diagnóstica. Foi assim que surgiu o Pipa (Programa de Intervenção do Processo de Aprendizagem), com o objetivo de compreender o possível déficit ocasionado no período da pandemia e promover a recuperação da aprendizagem.

Escolas Exponenciais

Projetos

Escola usa pipas, fanfarra e teatro para ajudar na saúde emocional de alunos em Guarulhos

Ao passear por um campo repleto de crianças soltando pipas no bairro do Cecap, em Guarulhos, na Grande São Paulo, a professora Noemi Biacsi, 59, percebeu que aquela brincadeira poderia ser útil na escola onde trabalha.
Para ela, a atividade seria uma oportunidade de trabalhar habilidades artesanais e a questão socioemocional —a aprendizagem do autoconhecimento que não apenas faz bem ao próprio aluno, como o ajuda a desenvolver a comunicação na relação com o outro. Assim nasceu o projeto "Pipas no Ar".

Folha de São Paulo

Gestão

Educação no Brasil: ‘Uma máquina de analfabetismo funcional’

A economista Marina Helena comenta a qualidade do ensino no país
(...) “Aqui no município de São Paulo, o município cuida mais do ensino infantil e fundamental, e um aluno custa em média R$ 1,5 mil por mês”. Ela ainda completa dizendo que grande parcela desses alunos, quando chegam à universidade eles não sabem interpretar um texto: “38% dos nossos alunos universitários são analfabetos funcionais, eles leem um texto, mas são incapazes de entender”.

Oeste

Depois de 14 anos, campus da Unifesp de Osasco segue sem atividades

Anunciada em 28 de abril de 2008, a implantação da universidade atravessou quatro gestões de presidentes e, 14 anos depois, nem metade da obra está concluída, apesar da previsão de término em julho de 2019.
O campus da Unifesp em Osasco foi batizado de Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) e foi criado para atender alunos que se interessam pelos cursos dessas áreas, como relações públicas, economia e ciências atuariais.

Correio Braziliense

Profissionais da Educação

Sem políticas de valorização do docente, será difícil (re)construir a educação pública do país

Nas eleições que se aproximam, colocar a educação como prioridade é dever de cada candidata e candidato comprometido com o desenvolvimento do país. Entre todas as pautas educacionais, as políticas públicas de formação e valorização da carreira docente e, em especial, as relativas à educação básica, precisam ser priorizadas nesse momento de acirramento das desigualdades educacionais.

Folha de São Paulo

SP: Professores de universidades particulares planejam greve para o dia 5 de setembro

Professores de universidades particulares planejam entrar em greve a partir do dia 5 de setembro, de acordo com informações do Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo). A decisão foi tomada após assembleia remota. Em sete meses de negociação, os sindicatos dos professores e o patronal não chegaram a um acordo quanto ao reajuste de salários. Os docentes também denunciam a precarização das condições de trabalho.

R7

Estatística, pesquisas e estudos

Restrição de dados federais de educação já afeta pesquisas, dizem entidades

Inep parou de divulgar números detalhados de avaliações como o Enem alegando proteção a privacidade
A decisão do Inep, autarquia ligada ao Ministério de Educação, de deixar de tornar públicos os microdados das avaliações de ensino e levantamentos oficiais já afeta o trabalho de pesquisadores, apontam especialistas e entidades da área.

Folha de São Paulo

Educação pública no RJ tem pior avaliação do país, mostra pesquisa

Apenas 10% responderam que avaliam positivamente a educação pública no estado do Rio de Janeiro
A educação pública no Rio de Janeiro tem a pior avaliação do país, apontou uma pesquisa da Quaest. Os entrevistados afirmaram também que educação e saúde devem ser as prioridades das campanhas aos governos estaduais. O estado do Rio de Janeiro ficou em último em três quesitos no levantamento, que foi encomendado pelo Instituto Natura e pelo Instituto Sonho Grande.

Metrópoles

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Para reter talentos, empresas incentivam funcionários a investirem em educação

Plataformas de tecnologia, como a SkillHub e a Edupass, facilitam acesso e ampliam escopo dos cursos oferecidos como benefícios aos colaboradores
Uma corrente virtuosa está tomando conta de grandes empresas. Funcionários sem ensino superior estão tendo a oportunidade de iniciar e concluir sua primeira graduação, ou de estudar e mudar de carreira, graças a um novo tipo de benefício oferecido. Trata-se de um incentivo à educação fornecido aos colaboradores.

Época Negócios

Eventos

Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado 25 de agosto

No dia 25 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da médica pediátrica e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. A oficialização da celebração aconteceu a partir da Lei 12.602/2012, que também institui a Semana Nacional da Educação Infantil.
Na educação infantil as crianças começam a ter os seus primeiros contatos com a experiência escolar. Dessa forma, o nível educacional é considerado um dos mais importantes do sistema educacional brasileiro.

Educa+ Brasil

MEC promove 18º capacitação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim), promoveu, na última semana, a 18ª capacitação de profissionais participantes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O evento foi realizado para os profissionais de escolas que aderiram ao Pecim no ano de 2022.

MEC