Saúde & Educação
Só 1 em cada 10 professores acha que seus alunos vão aprender o esperado este ano
Só 1 em cada grupo de 10 dos professores do País acha que seus alunos aprenderão este ano o que estava previsto. Mesmo depois de um semestre de aulas presenciais, as escolas ainda sentem os impactos da pandemia, que devem durar alguns anos. Segundo especialistas, a falha na aprendizagem ocorre não só pelos conteúdos que deixaram de ser ensinados com as escolas fechadas como também por causa de problemas de saúde mental e de relacionamentos dos estudantes.
TerraAlunos de SP aprendem só 45% do esperado após quase dois anos de pandemia
Os danos do fechamento das escolas na pandemia seguem devastadores mesmo depois de um ano da retomada parcial das aulas presenciais. Estudantes das escolas estaduais de São Paulo, ao final de 2021, haviam aprendido menos da metade (45%) do que era esperado para os últimos dois anos caso as aulas não tivessem sido interrompidas, e 31% corriam alto risco de evasão escolar.
Folha de São PauloEducação pós-pandemia: quais os maiores desafios a serem superados?
Se adaptar frente ao novo cenário educacional imposto pela pandemia foi desafiador. Afastados das instituições de ensino, todos os atores deste ecossistema enfrentaram enormes obstáculos para promover e se adequar a um aprendizado eficaz à distância, como alunos, professores, pais e gestores que fazem parte deste universo. Em meio a tantas lições aprendidas, muitos pontos ainda demandam atenção, cuidado e aperfeiçoamento nessa educação pós-pandemia.
Folha VitóriaDentro da Escola
Paz na mochila: meditação melhora rendimento escolar de crianças e adolescentes
Uma história bem comum às mulheres multitarefas de hoje. A administradora de empresas Daniela Degani, mãe de três filhos, buscou na meditação o caminho para aprender a lidar com o estresse de conciliar múltiplos papeis, o de mulher, esposa, mãe e profissional. Respirou fundo até entender que a exigência do mundo moderno não mudaria, mas poderia transformar a sua forma de lidar com as circunstâncias externas. Começou a ler sobre meditação, praticar e, logo, sentiu que precisava estender os benefícios da prática para os filhos. “Aqui em casa, cada um se beneficia da meditação de uma forma diferente. O mais velho, prestes a fazer vestibular, encontrou tranquilidade para o momento de tanta pressão. O do meio aprendeu a gerir melhor suas emoções e a caçula medita de forma lúdica. Todos se sentem mais equilibrados para os desafios do dia a dia”, comenta a fundadora da Mindkids.
CorreioCensura: Professora é demitida após aluno reclamar de aula sobre Iluminismo e exclusão histórica das mulheres
Uma professora de uma escola particular em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que não quis ser identificada, foi demitida por trabalhar com os alunos, em sala de aula, o tema Iluminismo, incluindo na reflexão, a exclusão das mulheres, desde o século XVIII, da economia e da política.
NinjaEntrar uma hora mais tarde na escola pode ajudar até na saúde mental
Não, você não leu errado. E sim, a gente sabe que você – às vezes – não resiste e dorme na aula. Ou até dá aquela enrolada boa pra acordar. Mas a novidade é que atrasar em uma hora o início das aulas do turno da manhã pode beneficiar a qualidade de sono e o humor dos adolescentes – contribuindo com o desempenho escolar de cada um. E quem está dizendo é a ciência, viu?
CaprichoDicas
Educação inclusiva: conheça 10 materiais pedagógicos acessíveis para criar e aplicar na escola
Que tal aproveitar jogos e atividades lúdicas, ligadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para diminuir barreiras e promover o aprendizado das crianças com e sem deficiência? A plataforma DIVERSA, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e outras organizações ligadas à temática da equidade, é uma das principais fontes de materiais pedagógicos acessíveis para professores interessados em levar a inclusão à sala de aula em escolas comuns.
PorvirFolclore brasileiro e sala de aula: 5 práticas para te inspirar
Hoje, 22 de agosto, comemora-se o Dia do Folclore brasileiro. Um dos objetivos para a criação da data, instituída oficialmente no calendário em 1965, é a preservação da cultura popular.
(...) Além de explorar contos e mitos como as histórias do Saci Pererê, da Iara e do boto cor-de-rosa, por exemplo, olhar para as lendas e para a cultura regional também pode ser uma interessante ferramenta pedagógica.
Gestão
Estudos mostram cortes no orçamento da educação nos últimos três anos
Um estudo publicado recentemente pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) detalha os aportes realizados pelo governo federal no orçamento da educação nos últimos três anos. Os dados são preocupantes.
Segundo Inesc, não houve novos recursos para o ensino e a ciência nesse período. Pelo contrário: setores fundamentais no combate à covid-19, como o ensino superior, sofreram cortes sistemáticos.
SP: Sindicatos tentam barrar discussão sobre gestão compartilhada de escolas
Uma audiência pública realizada na última sexta-feira (19/8), na Câmara Municipal de São Paulo, foi marcada por protestos e insultos de professores da rede pública de ensino contra o projeto de lei, PL 573/2021, de autoria da vereadora Cris Monteiro (Novo/SP). A proposta visa implementar o sistema de gestão compartilhada em escolas de ensino fundamental e médio com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.
Gazeta do PovoInclusão
Revisão da Lei de Cotas nas universidades federais: o que dizem os candidatos à Presidência?
A Lei de Cotas nos institutos e universidades federais reserva metade das vagas para ex-alunos de escolas públicas (com subcategorias para pessoas de baixa renda e/ou com deficiência, pretos, pardos e indígenas).
Segundo especialistas ouvidos pelo g1, no entanto, existe a possibilidade de esta data-limite ser estendida e o debate ficar a cargo do governo e do Congresso eleitos em outubro.
A seguir, veja o que dizem os quatro candidatos à Presidência mais bem colocados na última pesquisa eleitoral: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB).
Leis e políticas
Câmara de Porto Alegre aprova dispensa de aulas para alunos atletas em competições
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira, um projeto de lei que estabelece a dispensa das aulas para alunos atletas que percam compromissos na escola por competições esportivas.
Correio do PovoPoliciais e jurídicas
Quinze prefeituras de Alagoas contrataram empresas suspeitas de desvio na saúde e educação
Quinze municípios de Alagoas contrataram as duas empresas investigadas pela Polícia Federal por participarem de um suposto esquema de desvio de recursos públicos federais na prefeitura de Rio Largo — a Litoral Construções e Serviços e a Reauto Serviços e Comércio de Peças Automotivas. Dados obtidos pela Agência Pública revelam que, entre 2019 e 2022, essas prefeituras pagaram R$11,8 milhões às empresas.
PúblicaEstatística, pesquisas e estudos
Ranking de Educação Mundial: escola do Nordeste faz bonito e conquista o 3º lugar em avaliação de estudantes
Em Salvador, o colégio privado Cândido Portinari atingiu o 3º lugar internacional em eficiência acadêmica com média geral de 526 pontos, superando resultados de países como Finlândia (520 pontos) e Canadá (520 pontos), ficando muito próximo da pontuação alcançada pelo 1º e 2º lugar, China Continental (555 pontos) e Singapura (549 pontos).
A instituição aderiu ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes para Escolas (PISA-S), e obteve pontuação acima da média nacional e internacional: 540 pontos em Leitura (OCDE: 487; Brasil: 413); 526 pontos em Matemática (OCDE: 489; Brasil: 384); e 511 pontos em Ciências (OCDE: 489; Brasil: 404).
Eventos
Ministério da Educação promove Capacitação 4.0
A busca por profissionais cada vez mais especializados, que conciliem não somente habilidades e conhecimentos técnicos, mas também competências socioemocionais, é uma realidade dos dias atuais.
De olho nesta realidade, o Programa Capacitação 4.0, iniciativa do Ministério da Educação, realizada em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii) busca apoiar instituições de educação profissional e tecnológica e do ensino superior na estruturação e implantação de ações de capacitação de estudantes nestas competências.