quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Notícias da Educação - 15/set/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Dentro da Escola

Educação sexual: como abordar o tema nos Anos Iniciais do Fundamental

Trabalho deve privilegiar, de maneira interdisciplinar e lúdica, conhecimento do corpo e dos comportamentos que são ou não adequados nas relações com os outros, no contexto da saúde, do bem-estar, da proteção e da cidadania das crianças.

Nova Escola

Projetos

SC: Projeto de educação inovadora destaca o protagonismo juvenil

Futuros Disruptivos quer despertar espírito inovador e criativo entre estudantes de Balneário Camboriú
A segunda edição do projeto Futuros Disruptivos – Geração de Criativos Sociais e Bio Inovadores – já tem data marcada para acontecer e vai atender cerca de 30 alunos da Rede Municipal de Educação de Balneário Camboriú. Durante três meses, estudantes de 11 a 14 anos, terão a experiência de acessar outras formas de aprendizagem e explorar novos conhecimentos. O lançamento do projeto ocorrerá nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 14h, no Espaço Foyer da Univali em BC.

nopontoSC

Gestão

A dois dias da divulgação dos resultados sobre aprendizagem na pandemia, coordenadora do Saeb pede demissão

(...) Ao g1, o Inep informou que a servidora será realocada em outra função do instituto e substituída por uma pessoa que "já vinha trabalhando nas ações das avaliações da educação básica". Ainda segundo a autarquia, o esquema de divulgar os dados do Saeb nesta sexta-feira (16) não sofrerá alterações mesmo após a troca de comando.

g1

Leis e políticas

Projeto inclui povos tradicionais entre beneficiados com reserva de vagas nas universidades

O Projeto de Lei 2153/22 inclui as comunidades tradicionais entre os segmentos populacionais com direito às vagas reservadas a egressos do ensino público nas instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio.
(...) Pompeo de Mattos acredita que o instrumento pode ser aprimorado com a incorporação das populações tradicionais, como ribeirinhos, quilombolas e pescadores tradicionais, entre os que têm direito às vagas reservadas aos egressos do sistema público de ensino.

Câmara

Primeiros socorros: projeto de lei quer ampliar capacitação para alunos

Com o objetivo de evitar acidentes, alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental podem passar a receber noções básicas de primeiros socorros na escola. Esse é o objetivo de um projeto de lei do Senado Federal.

Escolas Exponenciais

RJ: Agora é lei: escolas particulares não podem cobrar taxa extra de alunos com deficiência

As escolas que integram a rede privada de ensino não poderão cobrar taxa adicional para alunos com deficiência. É o que determina a Lei nº 7.517/2022, uma das 19 novas normas promulgadas pelo presidente da Câmara do Rio, após a derrubada de vetos pelos vereadores em sessões plenárias realizadas recentemente.
De acordo com o texto, as escolas particulares deverão matricular alunos com deficiência, independentemente da condição física, sensorial ou intelectual que apresentem, sem cobrança de taxa extra aos pais ou responsáveis.

Câmara

Técnico e Profissionalizante / Executiva e Corporativa

Ferramenta identifica as necessidades regionais por qualificação profissional

Com o objetivo de auxiliar as instituições na oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica a ferramenta Mapa de Demandas tem sido constantemente atualizada. O painel cruza dados do mercado de trabalho para identificar as necessidades por formações e indicar cursos a serem ofertados à população em cada região.
A nova versão já disponibilizada é a terceira publicada pelo Ministério da Educação e apresenta tanto a variação de admissões das famílias ocupacionais por mesorregião, como a variação de salários e identificação de famílias ocupacionais promissoras em termos de empregabilidade.

MEC

Eventos

Nos EUA, movimento contra direitos LGBTQIA+ faz estudantes se sentirem pouco acolhidos

Em painel no 6º Congresso Jeduca, a jornalista Kalyn Belsha relatou ataques contra os direitos LGBTQI+ no sistema educacional dos EUA
“Alguns políticos veem isso como uma ferramenta efetiva para ganhar votos”, explicou Kalyn Belsha, repórter de educação do site Chalkbeat referindo-se ao movimento Don’t say gay, que proíbe que os direitos LGBTQIA+ sejam abordados em escolas dos Estados Unidos em mesa do 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação.

Porvir

7 principais desafios com as escolas fechadas ao redor do mundo

Com as escolas fechadas no início da pandemia da Covid-19, em 2022, foram muitos os desafios enfrentados pelos países, em todo o mundo, para conseguir manter o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
E este foi um dos assuntos debatidos no segundo dia do 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, onde repórteres da Colômbia, México, Costa Rica e Uganda, na África, contaram os impactos na educação em seus países.

Escolas Exponenciais

Negócios

Como a Bahema Educação, com R$ 350 mi de receita, se preparou para crescer no pós-pandemia

(...) Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, a base de alunos da companhia cresceu quase 20% na comparação com fevereiro de 2020 e tem 13,5 mil estudantes, entre ensino infantil, fundamental e ensino médio, em cinco estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Recife). Na comparação anual a alta foi de 17%. Os números colocam a empresa como uma das maiores do país nesse mercado que é ultra-pulverizado.

Exame

Política partidária

Educação nas eleições: o que precisamos entender para avaliar as propostas?

Embora a Educação não esteja entre os temas mais badalados destas eleições, como mostra um levantamento do Unicef, não há dúvidas de que ela tem impacto direto na vida de todos os brasileiros e brasileiras. Vale lembrar que 80% dos estudantes da Educação Básica estão matriculados na rede pública - e o seu desenvolvimento se reflete no campo individual, familiar e social. Não dá pra pensar soluções para o avanço econômico e social do país sem considerar esse contingente populacional.

Nova Escola

Eleições 2022: saiba como não cair em fake news sobre educação

Educação é, ao lado de saúde e segurança, um dos temas que mais aparece na boca dos candidatos em época de eleição. Pouco importa o cargo em disputa, o assunto se torna bandeira.
Mas como verificar se números, informações e acusações que miram direto os adversários são verdadeiros? Ou ainda, como checar se promessas de campanha relativas a ensino e aprendizado são realmente possíveis de serem cumpridas?O EM Confirma mostra hoje o passo a passo para você, eleitor, não cair numa rede de desinformação.

Estado de Minas

Outras do dia

As iniciativas que incentivam as crianças a pensar a cidade

Projetos buscam aproximar os pequenos do processo de construção urbanística, buscando espaços mais acolhedores e voltados para as suas necessidades
Incentivar as crianças a pensar a cidade e a vivenciar suas comunidades locais é uma forma de aproximar os pequenos do planejamento urbano e tornar esse objetivo mais tangível. Cidades ao redor do mundo têm desenvolvido iniciativas com esse intuito, que leva em conta que as crianças ocupam uma vivência singular no espaço urbano. Também é uma forma de conscientizar os futuros adultos que vão construir e viver nesses lugares.

Nexo