Dentro da Escola
Em São Paulo, educadores lançam manual para escolas antirracistas
Com olhar atento à população negra e aos povos indígenas educadores da Camino School, instituição de educação básica trilíngue, localizada na zona Oeste de São Paulo, tiveram a iniciativa de elaborar um manual destinado para escolas antirracistas, cujo conteúdo traz orientações práticas e pedagógicas para auxiliar no enfrentamento do racismo estrutural.
Escolas ExponenciaisProjetos
Programa federal incentiva ações para o meio ambiente em escolas públicas
Ações de cidadania e educação ambiental nas escolas integram o programa “Escolas +Verdes”, lançado nesta semana (em 14/9) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O objetivo é estimular comportamentos como separação e tratamento de resíduos, reciclagem, logística reversa, reúso e eficiência no uso de água e eficiência energética. A iniciativa será realizada em duas etapas, com investimento de até R$ 300 milhões no financiamento de projetos. E também foi lançado o 1º edital que deverá selecionar 200 escolas para participar dessa proposta.
Correio do PovoTecnologia
Tecnologia na educação: como a Inteligência Artificial é aplicada?
A Inteligência Artificial na educação é uma área relacionada com a ciência da computação, que vem mudando a forma de gestão e aprendizagem dos alunos. Por meio de softwares inteligentes, é possível criar programas de ensino muito mais eficientes e específicos para cada aluno, tornando o estudo mais dinâmico e eficaz. Esse novo método é promissor e inovador, e pode trazer muitos benefícios para os alunos.
TechenetMinistério da Educação firma parceria com empresa de tecnologia e disponibiliza a Oracle Academy
De olho na promoção da educação tecnológica no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) firmou um Acordo de Cooperação com a empresa de tecnologia Oracle, para que seja disponibilizado gratuitamente o programa Oracle Academy. Ele oferece uma variedade de recursos educacionais e tecnológicos para as instituições integrantes das redes de ensino federal, estadual, distrital e municipal, que aderirem ao convênio.
MECGestão
Orçamento prevê aumento de 32,8% para o Fundeb em 2023
As verbas orçamentárias para a Educação em 2023 (Projeto de Lei do Congresso Nacional 32/22) revelam um aumento de 32,8% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), chegando a quase R$ 40 bilhões. Porém, a soma das demais despesas do Ministério da Educação tiveram queda de 7,6%. Os dados foram divulgados nesta semana (12/9) pelas consultorias de Orçamento da Câmara e do Senado.
Correio do PovoSaúde & Educação
Crianças vulneráveis aprenderam metade do esperado durante pandemia
Durante a pandemia, com o fechamento das escolas e a adoção de aulas remotas, as crianças aprenderam, em média, 65% do que geralmente aprendiam em aulas presenciais. Isso equivale a cerca de quatro meses de aulas perdidos. Crianças em situação de maior vulnerabilidade social aprenderam, em média, quase a metade, 48%, do que seria esperado em aulas presenciais.
Hoje em DiaInclusão
Estudantes condenadas por fraude nas cotas para entrar em universidade
Duas estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram condenadas, em primeira instância, por fraudar o sistema de cotas raciais. O juiz federal Raimundo Alves de Campos Jr., da 13ª Vara Federal de Alagoas, determinou que cada uma delas pague R$ 10 mil por danos morais coletivos. Elas também terão de prestar serviços comunitários na rede pública de saúde seis meses após formadas.
Gazeta do PovoLeis e políticas
Quais os caminhos para a retomada da escola pública brasileira?
Para especialistas, a revogação do teto de gastos é necessária para que o investimento em educação e em outros projetos sociais sejam retomados
Não é novidade para ninguém que os duros obstáculos – como a pandemia de Covid-19 e a falta de comprometimento com a educação durante o governo de Jair Bolsonaro – comprometeram ainda mais o cenário do ensino público brasileiro e aumentaram ainda mais as desigualdades educacionais. Afinal, diante de tantos retrocessos que a educação brasileira enfrentou nos últimos anos, qual será o caminho ideal para a reconstrução das escolas públicas no país?
Policiais e jurídicas
Justiça homologa acordo entre Capes e MPF sobre avaliações da pós-graduação
Foi homologado na quarta-feira (14) um acordo entre a Capes e o Ministério Público Federal para encerrar uma ação que suspendia a divulgação da avaliação quarental dos cursos de pós graduação no país. Em nota divulgada na última semana a presidente da Capes, Cláudia Mansani Queda de Toledo, deu detalhes da negociação. “Após concessão de liminar que suspendia toda e qualquer atividade da avaliação, seguiu-se diligente atuação dos órgãos consultivo e contencioso da AGU, em nome da Capes, tendo-se obtido sua revisão, o que permitiu a realização dos atos concretos da Avaliação, restando impedida, tão somente, a publicação do resultado final”, esclareceu o órgão.
Gazeta do PovoCientistas criticam acordo entre Capes e Ministério Público sobre avaliação da pós-graduação
Folha de São PauloSTF: ações disputam facilidade e exigência em abrir cursos de medicina
Dentre tantas formações, a graduação em medicina é a mais concorrida em diversas instituições de ensino superior do Brasil. Com tamanha disputa para entrar em uma universidade, a oferta de cursos de medicina tem aumentado. Há quem considere que deveria haver ainda mais vagas, mas também existe uma crescente preocupação com a qualidade da formação dos futuros médicos. Duas ações recentes levadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) opõem essas duas vertentes.
Gazeta do PovoMEC suspende parecer final sobre cursos a distância de Direito, Odontologia, Psicologia e Enfermagem
O Ministério da Educação (MEC) decidiu suspender os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação 100% à distância em Direito, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. A determinação é válida a partir desta quinta-feira, 15, quando foi publicada no Diário Oficial da União. A portaria também prevê a criação de um grupo de trabalho para subsidiar a decisão do MEC quanto à regulamentação.
TerraEstatística, pesquisas e estudos
Ensino médio teve 347 mil matrículas a menos em 2022, mostra dados preliminares do Censo Escolar
O número de matrículas no ensino médio em 2022 é 5,3% menor que em 2021, indicam os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica divulgados nesta sexta-feira (16).
Ao todo, 6.217.486 alunos estão matriculados no ensino médio, o que representa uma queda de mais de 347 mil matrículas em relação ao ano anterior.
Dois milhões de crianças e adolescentes estão sem estudar no Brasil, diz Unicef
Correio BrazilienseMetade dos jovens que saíram da escola na pandemia foi trabalhar
Um em cada dez jovens entre 11 e 19 anos abandonou os estudos durante a pandemia de Covid-19 e não retornou para a escola. O principal motivo para terem deixado de estudar, apontado por 48% deles, foi a necessidade de trabalhar.
Folha de São PauloBrasil tem êxodo de um milhão de alunos da rede privada
(...) Segundo o Censo Escolar 2021, o número de estudantes matriculados em escolas particulares no Brasil caiu 10%, ou quase um milhão de estudantes, entre 2019 e 2021.
A surpreendente queda interrompeu uma sequência histórica de crescimento no número de alunos em colégios privados. No mesmo período, 2019 a 2021, a rede pública teve redução bem menor no número de alunos: 0,5%
Por que 1 milhão de alunos abandonaram escolas particulares no governo Bolsonaro?
Correio BrazilienseIdeb 2021 pode passar impressões enganosas sobre a realidade da educação brasileira; ENTENDA
Nesta sexta-feira (16), serão divulgados os resultados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira. (...) Os novos dados, coletados em 2021 , devem ser interpretados com muita cautela para não levarem a conclusões enganosas: poderemos ver, por exemplo, casos de estados que, mesmo diante de grandes dificuldades no ensino remoto durante a pandemia, tiveram um salto no Ideb em relação a 2019. Isso significa necessariamente que os alunos aprenderam mais? Não.
g1