quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Notícias da Educação - 21/set/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Educação STEAM o que é e para que serve?

Você já ouviu falar, sabe o que é em Educação STEAM? Este é um termo que possui origem na língua inglesa, a sigla STEAM vem das disciplinas que em inglês ficam assim: Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics, respectivamente, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Apesar de parecer algo de outro mundo, é muito simples de entender, em resumo, a Educação STEAM é uma metodologia de ensino interativa, multidisciplinar e integrada que estimula o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos através de recursos que abordam conteúdos sobre: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e Consciência Ambiental, onde a interlocução entre estas disciplinas é justamente o ponto onde os educandos são “atingidos”, de modo que estimula a autonomia, criatividade, e capacidade cognitiva dos mesmos, entre outas habilidades através da resolução de problemas reais.

Educa+ Brasil

Falta literatura afro-brasileira nos livros didáticos do ensino médio

Os livros destinados ao ensino médio, tanto público quanto privado, ainda não atendem totalmente às recomendações da Lei 10.639, de 2003. Esta lei altera uma anterior, a de 20 de dezembro de 1996, de número 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

Escolas Exponenciais

Dicas

Sete filmes para estudar História do Brasil sem decoreba

Professores dão dica de longas e documentários que ajudam a revisar o conteúdo para o vestibular e o Enem sem estresse
O segundo semestre é o momento para revisar o conteúdo do ensino médio com foco no vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para facilitar a vida dos estudantes, o R7 traz uma lista com sete filmes que ajudam a entender História sem decoreba.

R7

Projetos

No Rio de Janeiro, escola estadual cria próprio álbum de figurinhas

No Rio de Janeiro, o Colégio Estadual Cívico-Militar Subtenente Cláudio Hentzy Ferreira, localizado em Santo Antônio de Pádua, inovou na hora de levar a Copa do Mundo 2022 para a sala de aula. A unidade escolar elaborou um próprio álbum de figurinhas da instituição, onde os alunos são atletas de diversas modalidades esportivas.
O álbum de figurinhas começa com um breve histórico da instituição e depois se divide em algumas modalidades esportivas, como queimada masculino/feminino; vôlei masculino/feminino; e futsal masculino.

Escolas Exponenciais

Gestão

Educação pública perdeu protagonismo no RS, dizem pesquisadores

Menos escolas, perda de alunos, diálogo rompido. Os desafios do novo governador eleito para recuperar uma educação pública em frangalhos
Os adjetivos de teor negativo se acumulam quando alguns dos principais atores do sistema educacional público do Rio Grande do Sul – professores, pesquisadores, representantes sindicais – são consultados sobre as atuais condições do setor. As críticas não são novas, mas se atualizam ao final de um mandato – e acabam justificadas pelos números no vermelho. A partir de outubro, o governador eleito irá se deparar com o cenário de uma longa e duradoura crise, e com desafios que parecem exigir medidas de fundo e há muito tempo cobradas.

Matinal

Saúde & Educação

Retorno das aulas pós-pandemia: desafios e instabilidade social

(...) Até que o dia chegou, com o início do ano letivo de 2022 o retorno 100% das aulas presenciais pós-pandemia foi possível. A escola reassumiu seu papel pedagógico proporcionando momentos de reencontro, afeto e ressocialização dos estudantes e professores. Todos sabiam que muito trabalho estava por vir, mas felizes pela possibilidade de retorno à escola. Após tanto tempo fora das salas de aula, a necessidade de readaptação da convivência entre os estudantes revelou outros desafios tão, ou mais, preocupantes que o gap de aprendizagem ocasionado pelo fechamento das escolas.

Folha Vitória

Inclusão

Sem apoio, crianças com deficiências perdem conteúdo, têm horário cortado e deixam escola

(...) No fim de agosto, um estudo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e da Unesco mostrou que apesar de o número de estudantes com deficiência matriculados no ensino fundamental ter aumentado entre 2013 e 2017, parte deles abandona as escolas durante o ensino regular ou quando mudam de nível educacional.
Especialistas em educação e famílias de crianças com deficiência apontam que uma série de barreiras prejudica a retenção desse estudante. Um deles é a falta de professores de apoio, um profissional docente responsável por garantir atenção pedagógica especializada ao aluno com deficiência. Outra figura que faz falta é a do funcionário que auxilia essas crianças da porta da sala para fora, em cuidados diversos que eles necessitam.

O Globo

Primeira turma Yanomami recebe outorga em Licenciatura Indígena: Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) formou, em agosto, 42 indígenas do grupo indígena Yanomami. O fato é histórico e a partir de agora os yanomami fazem parte do grupo de etnias que acessa a educação de nível superior de qualidade e diferenciada que é ofertada pela Ufam. Além deles, os Baniwa, os Tukano e os de língua Yêgatu também concluíram o curso durante os meses de julho e agosto, e tiveram suas cerimônias de outorga de grau igualmente em terra indígena.

MEC

Educação: mais de uma em cada dez crianças e adolescentes não frequenta escola no Brasil, revela estudo

Um estudo inédito, realizado pelo Ipec para o Unicef, revela que mais de uma em cada dez meninas e meninos de 11 a 19 anos (11%) não estão frequentando a escola no país. A porcentagem é equivalente a cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes da rede pública de ensino nesta faixa etária.

BBC

Policiais e jurídicas

Gestão Bolsonaro ignorou critério técnico e facilitou 'acordos escusos' com verbas de educação, diz CGU

A CGU (Controladoria-Geral da União) concluiu que o governo Jair Bolsonaro (PL) ignorou de modo sistemático critérios técnicos na transferência de verbas da educação, potencializando a ocorrência de "acordos escusos".
A atual gestão privilegiou cidades mais ricas em detrimentos das mais vulneráveis, que deveriam ter prioridade nos repasses para a área de educação, segundo o órgão.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Ensino integral é a melhor alternativa para educação do país, avalia pesquisador

Uma pesquisa de opinião intitulada “Percepções sobre a Educação Pública e o Ensino Médio no Brasil” apontou que 84% dos entrevistados avaliam o Ensino Médio Integral de forma positiva e associam esse modelo aos bons resultados educacionais. O levantamento foi encomendado pelo Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande, produzida pela Quaest Consultoria, e entrevistou 6.545 pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal.

CNN

Estudo aponta que 98% dos alunos do Brasil querem direcionamento ao mercado de trabalho

Uma pesquisa de opinião encomendada pelo "Todos Pela Educaçã"o aponta que quase todos os jovens brasileiros (98%) que estão hoje no Ensino Médio das redes públicas (municipais, estaduais e federais) querem uma escola que os prepare para o mercado de trabalho. Os dados também mostram que 9 em cada 10 gostariam de escolher uma área para aprofundar estudos durante a etapa, enquanto apenas 1% afirma que não teria condições de eleger uma área para se aprofundar na última etapa da Educação Básica.

Correio do Povo

Avaliação

Iniciado estudo de educação cívica e cidadania

Cerca de 10 mil estudantes do 8º ano do ensino fundamental farão os testes eletrônicos até 30 de setembro. É a primeira aplicação do estudo no Brasil
(...) Esta é a primeira vez que o Brasil participa do ICCS, que tem o objetivo de investigar as formas como os jovens estão preparados e, consequentemente, prontos e capazes para assumir seus papéis como cidadãos. O estudo relatará o desempenho dos alunos em um teste de entendimentos conceituais e competências em cidadania e educação cívica.

Inep

Técnico e Profissionalizante

Ferramenta identifica as necessidades regionais por qualificação profissional

Com o objetivo de auxiliar as instituições na oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica a ferramenta Mapa de Demandas tem sido constantemente atualizada. O painel cruza dados do mercado de trabalho para identificar as necessidades por formações e indicar cursos a serem ofertados à população em cada região.

MEC