terça-feira, 20 de setembro de 2022

Notícias da Educação - 20/set/2022

Clipping Focando Educação

Tecnologia

5G e educação: entenda como a forma de aprender será impactada

A adoção do ensino remoto na pandemia deixou clara a importância da conexão com a internet para a promoção de uma educação de qualidade. Com a chegada do 5G, a expectativa é que atividades online sejam otimizadas com novos recursos multimídia e formatos de ensino mais interativos, antes limitados por instabilidades da rede.

Crypto ID

Gestão

MP pede que TCU obrigue Bolsonaro a aumentar repasse de R$ 0,36 por merenda

Desde 2017, os repasses às prefeituras é de apenas R$ 0,36 por refeição para os alunos do ensino fundamental (veja todos valores abaixo). Há um pedido também de apuração para punição dos responsáveis pelo congelamento, que, para o MP junto ao TCU, causa "graves problemas" à população.

Uol

Saúde & Educação

O crescimento do suicídio infantil no Brasil e no mundo

Os números de suicídio infantil – de crianças de 5 a 14 anos de idade – têm crescido no Brasil e no mundo, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Estresse, violência familiar, bullying e excesso de cobranças estão entre as principais causas para o fenômeno, que tem preocupado pais, responsáveis, educadores e gestores públicos.

Nexo

Leis e políticas

Quem é Mitchel Resnick e por que ele defende que a universidade seja como o jardim de infância

(...) “Sempre fui fascinado pelo modo como as crianças pequenas aprendem e se relacionam”, afirma Resnick em entrevista concedida site Nova Escola, em 2014. “Nessa fase, elas passam muito tempo trabalhando em colaboração umas com as outras: constroem com blocos, pintam e desenham, aprendendo a transformar uma ideia em projeto”, completa.
Ou seja, na visão de Resnick, tanto as escolas como as universidades têm muito a aprender com o jardim de infância. O primeiro passo envolve deixar para trás o modelo educacional baseado na transmissão de conhecimento para caminhar em direção a um modelo interativo, focado em metodologias ativas de aprendizagem.

Desafios da Educação

Avaliação

Enem 2022: mulheres são a maioria entre inscritos para o exame

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano recebeu mais de 50% de suas inscrições vindas de mulheres . De um total de 3.396.597 inscritos, 61,3% (2.042.461) do exame impresso e 54,1% (35.257), do Enem Digital , foram de pessoas do sexo feminino. Além disso, a edição deste ano também teve um aumento no número de inscritos no geral em relação ao ano passado, aproximante 9,2% — 2021 registrou a menor participação da história do Exame.

iG

Resultados do Saeb e do Saresp para rede estadual de SP têm diferença grande; o que isso significa?

Discrepâncias das notas que mostram a aprendizagem dos alunos na pandemia revelam necessidade de refletir e contextualizar indicadores educacionais de qualidade.

Terra

Opinião

Novos caminhos para avançar na educação no Brasil

A educação no Brasil hoje chegou num impasse, com milhões de jovens concluindo a educação fundamental sem saber aplicar um conceito de matemática ou interpretar um texto simples; com o ensino médio estagnado e com altíssimas taxas de abandono; com um ensino superior público caro, desigual e que não consegue atender a mais do que 25% das matrículas; e um sistema de pós-graduação e pesquisa em grande parte voltado para si mesmo, que cresceu em quantidade, mas não em impacto e relevância científica econômica-social, descontadas as boas exceções de sempre. Mas precisamos afastar a impressão de que estamos diante de uma missão impossível (...)

Gazeta do Povo

Negócios

Ibovespa fecha em alta de mais de 2%, com educação liderando ganhos

O Ibovespa fechou em forte alta nesta segunda-feira, revertendo a fraqueza da abertura e com ações de educação capitaneando os ganhos, enquanto agentes financeiros se preparam para uma série de reuniões de política monetária no mundo nesta semana, incluindo decisões nos Estados Unidos e Brasil.

IstoÉ

Após fala de Lula sobre Fies, ações de educação sobem hoje; vale a pena?

Uol

Política partidária

LGBT, Paulo Freire e racismo: Capes premia teses com viés ideológico

(...) A lista mais recente, divulgada em agosto, tem 49 teses premiadas e 96 menções honrosas.
Mas o apanhado geral é preocupante. Chama a atenção a quantidade de teses com forte carga ideológica, muitas delas “fora de lugar”: os trabalhos premiados incluem uma tese de Serviço Social sobre o “conservadorismo” do jornalismo brasileiro, uma de Arquitetura e Urbanismo sobre a sociologia dos “excluídos”, uma de Educação Física sobre a “transfobia”, uma de Ciências da Informação sobre a Pedagogia Crítica de Paulo Freire e uma de Saúde sobre os males do racismo.

Gazeta do Povo