segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Aluno aprende menos em ambiente inseguro, diz professor dos EUA

(...) Outras mudanças dessa política são criar um ambiente seguro no qual os estudantes sentem que têm mais voz e incentivo para exercer a criatividade. "Estudos sobre o funcionamento do cérebro já mostraram que se os alunos se sentem em um ambiente inseguro, eles bloqueiam a informação e aprendem menos", explicou Nava. Por isso, as políticas educacionais que ele praticou na sala de aula, quando ocupava o cargo de professor, e depois nas funções de diretor escolar e supervisor de ensino seguem sempre a indicação de incluir os alunos nos processos de decisão.

Fonte / Link: G1

Escolas enfrentam 'crise de disciplina'

O tempo da palmatória na escola passou, não há dúvida. Também é consenso que a relação baseada no vigiar e punir não tem sido a melhor filosofia para o mundo escolar. Entretanto, as escolas ainda não encontraram um ponto em comum sobre um modelo de disciplina que seja o ideal - e agrade a professores, pais e alunos. Enquanto algumas instituições já aboliram o uniforme, convivem com celular e delegam aos alunos a definição de várias regras, outras nem sequer admitem mãos dadas no pátio e exigem até mesmo cabelo preso na sala.

Fonte / Link: O Estado de São Paulo

Uso de novas tecnologias favorece o aprendizado

As escolas não são mais as mesmas. Dispositivos digitais ganham espaço nas salas de aula e instituições de Fortaleza aderem a novos recursos que têm ampliado o conhecimento e apresentado ganhos positivos para o aprendizado. Para a doutora em Educação e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pollyana Mustaro, o uso de novas tecnologias deve ser dosado de acordo com a ação cognitiva de cada criança.

Fonte / Link: O Povo

Crianças precisam brincar mais e comprar menos, diz especialista

Celular novo, último jogo lançado, roupa de marca, mochila de personagem, tênis de grife -- a lista de desejos das crianças e dos adolescentes tem crescido muito nas últimas décadas. E o consumismo tem se tornado uma questão importante para pais e educadores.

Fonte / Link: Uol

Literatura de cordel combate drogas e preconceito nas escolas da Paraíba

A métrica e a rima da literatura de cordel como instrumentos de aprendizado e de combate às drogas e ao preconceito. Com esta ideia, o projeto voluntário 'Cordel na Escola' tenta introduzir a cultura popular no ensino da Paraíba. Mais de 40 escolas já foram visitadas em todo o estado, com um público-alvo dos 10 aos 18 anos de idade.

Fonte / Link: G1

Projeto ajuda estudantes a escolher a profissão

Além da rotina de estudos e das pressões típicas do Enem, os candidatos que chegam ao fim do ensino médio precisam passar por outro tipo de teste: a escolha da profissão e do curso de graduação. Para minimizar os dramas dessa época e orientar estudantes, foi criado o Enem.com - Projeto de Vida: Profissão & Carreira.

Fonte / Link: O Povo

Colégios ainda mantêm restrições ilegais para matricular alunos

Barrar novos alunos porque eles são meninos ou meninas, só aceitar estudantes que tenham ligação com uma religião específica, permitir apenas o ingresso de filhos ou parentes de ex-alunos e até mesmo organizar provas antes da matrícula são medidas adotadas por algumas escolas particulares que contrariam a lei.

Fonte / Link: R7

Fundo Soberano de Cingapura compra 18,5% da Abril Educação

O Fundo Soberano de Cingapura (GIC) comprou 18,5% das ações da Abril Educação.
Segundo comunicado do fundo, o GIC acredita no potencial de crescimento do mercado brasileiro de educação, por isso escolheu investir na empresa.

Fonte / Link: Exame

Projeto monta bibliotecas em escolas públicas para incentivar leitura na PB

Cada livro e cada brinquedo representam um mundo de diversão às crianças que recebem o apoio do projeto Teia do Aprender na Paraíba. As bibliotecas e brinquedotecas montadas pelos voluntários em escolas e creches públicas visitadas, representam um modo de semear o estímulo à leitura, através de ações lúdicas e educativas.

Fonte / Link: G1

Manifesto cobra melhorias na educação brasileira

A batalha pela melhoria da educação brasileira ganhou mais um aliado nesta sexta-feira, na forma de um manifesto. Intitulado Mapa do Buraco, o documento aponta desafios e soluções para o ensino nacional elencados a partir de entrevistas com cem representantes de vários setores, como empresários, professores, políticos, estudantes e artistas, entre outros. É gente de primeiro nível, como o empresário Jorge Paulo Lemann, criador da Fundação Lemann, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o cantor Gilberto Gil e o senador Eduardo Suplicy.

Fonte / Link: Veja

Veja também:
         
Jovens fazem diagnóstico das falhas na educação no Brasil (FSP)

Projeto garante cuidadores para atender alunos com deficiência

O texto estabelece um piso para esses cuidadores, equivalente a 70% do piso salarial
A presença de cuidadores nas escolas para assegurar assistência aos alunos com deficiência é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 228/2014, do senador Vicentinho Alves (SD-TO).

Fonte / Link: R7

Serviço voluntário poderá ser convertido em créditos curriculares

O tempo dedicado ao trabalho voluntário poderá ser convertido em créditos curriculares para integralização de currículos em cursos de graduação de ensino superior. A medida, prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 339/2013, do ex-senador Sérgio Souza (PMDB-PR), está pronta para ser votada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Fonte / Link: Agência Senado

PB: Menos da metade dos docentes tem curso superior

Menos da metade dos professores da educação infantil na Paraíba tem curso superior. A consequência direta dessa realidade é o prejuízo no aprendizado escolar dos estudantes, conforme a pedagoga e mestre em Educação Daniele Dias. Segundo ela, a falta de qualificação vai refletir diretamente na qualidade do ensino.

Fonte / Link: Todos pela Educação

DF: Professores doentes e um mar de atestados

O Ensino público do Distrito Federal está doente. (...)
De acordo com a pesquisa, só nos seis primeiros meses com dias letivos, foram emitidos 16,4 mil atestados médicos para Professores da rede oficial. Comparativamente, esse número é equivalente a mais da metade do quadro de efetivos, que conta com 32 mil concursados.

Fonte / Link: Todos pela Educação

Insper e FGV passam a adotar o Enem como uma das formas de ingresso

O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) de São Paulo vai passar a usar a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nas turmas de 2015. O Insper é uma instituição privada sem fins lucrativos, que oferece, na graduação, cursos de administração e economia.

Fonte / Link: EBC

Evasão escolar atinge 52 mil crianças no Grande Rio

Os números são surpreendentes e traduzem uma realidade inimaginável em plena Era da Informação: 52.073 crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, estão fora da escola nos 19 municípios que compõem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. É como se a população inteira de Guapimirim tivesse abandonado os estudos.

Fonte / Link: O Dia

Ranking de Xangai: Brasil tem 6 universidades entre 500 melhores do mundo

O Brasil tem seis universidades entre as 500 melhores do mundo, de acordo com o ranking de Xangai (ARWU, sigla para Academic Ranking of World Universities). A classificação foi divulgada nesta sexta (15).

Fonte / Link: Uol

Veja também:
         
Em ranking mundial, USP é uma das 150 melhores (OESP)
          UFMG e mais cinco integram ranking das 500 melhores universidades do mundo (Estado de Minas)
          Artigo: Rankings de universidades não são piada (FSP)

O colapso da universidade pública

Com a maior crise financeira da história e submetidas a administrações ineptas, instituições estaduais e federais comprometem o futuro e a qualidade do ensino

Fonte / Link: IstoÉ

Reitor da USP liga crise a excesso de funcionários

O reitor da USP, Marco Antonio Zago, afirmou que uma das principais causas da crise financeira da universidade é a quantidade de funcionários não docentes, segundo informações publicadas neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo. De acordo com a publicação, o contingente desses servidores cresceu 13% entre 2010 e 2013 e houve política de reajuste salarial específica – o número de alunos cresceu 5% no mesmo período.

Fonte / Link: Terra

Veja também:
         
USP estuda plano de demissão voluntária para 3 mil (Exame)
          Programa de demissão voluntária pode ser início do 'desmanche' da USP, dizem professores (R7)
          Projeto feito para combater crise financeira acirra ânimos na USP (Folha)
          O tamanho do problemão das contas da USP em números (Exame)

Unicamp agenda reunião para tentar acordo com funcionários em greve

Após rejeitar a contraproposta feita por funcionários que estão em greve há 85 dias, a reitoria da Unicamp agendou para segunda-feira (18) uma reunião onde tentará acordo com a categoria. A informação foi confirmada pela universidade em texto publicado no site oficial, na tarde desta sexta-feira, onde ela também compromete a manter transmissão online das negociações, exceto se houver recusa por integrantes da entidade que representa os trabalhadores.

Fonte / Link: G1

MEC autoriza abertura de seis cursos de gradução em instituições de SP, RJ e RS

O Ministério da Educação autorizou a abertura de seis novos cursos de graduação por meio de portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior publicada na edição de hoje (15) do Diário Oficial da União. Os cursos serão ministrados em instituições de São Paulo, do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Fonte / Link: EBC

Docente devolve título após Unicamp manter honraria a Jarbas Passarinho

O médico e professor aposentado Bernardo Boris Vargaftig renunciou o título "Doutor Honoris Causa" recebido em 1991 da Unicamp, após a universidade manter honraria semelhante concedida em 1973 ao ex-ministro de Educação Jarbas Passarinho, no governo Médici.

Fonte / Link: G1

Polícia prende 11 suspeitos de fraude em vestibular de medicina em SP

Sete estudantes que prestavam vestibular para o curso de medicina da Estácio Uniseb, em Ribeirão Preto (SP), foram presos no sábado (16) suspeitos de fraudar a prova usando pontos eletrônicos. Outras quatro pessoas, suspeitas de participação no esquema e responsáveis por repassar informações para os vestibulandos, também foram presas.

Fonte / Link: G1