quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Um dossiê interativo sobre personalização do ensino

Você já deve ter percebido que algo precisa ser feito para que os alunos tenham interesse pela escola. Mas como? O Porvir entende que é por meio da inovação que problemas antigos podem ser superados e, para buscar respostas a essa pergunta, desenvolveu ao longo de mais de três meses o especial sobre personalização do ensino. Esse material, disponível no endereço www.porvir.org/especiais/personalizacao/, representa a primeira experiência do site num formato mais interativo, que privilegia vídeos, fotos, infográficos e jogos acompanhando os textos.

Fonte / Link: Porvir

Veja também:
         
Educação sob medida (Porvir)

Como nosso cérebro interpreta emoticons

(...) Sejam rostinhos sorridentes, tristonhos ou dando piscadelas, eles são tão comuns no mundo virtual que já são considerados uma nova linguagem pelos estudiosos da comunicação. E o ramo da ciência comportamental está dedicando mais tempo para estudar a maneira que as pessoas usam esse recurso, como ele influencia o funcionamento cerebral e o que explica sobre os hábitos sociais dos nossos tempos.

Fonte / Link: Época

Professor propõe fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa

Um grupo de trabalho na Comisão de Educasão, Cultura e Esporte (CE) do Senado está debatendo uma proposta que viza modificar algumas regras da língua portugeza.
É isso mesmo. Se um estudo que tramita no Senado chegar a valer, a primeira frase desta notícia seria escrita desse jeito mesmo.

Fonte / Link: Uol

Veja também:
         
Comissão de Educação busca consenso sobre normas ortográficas (Agência Senado)

Educação bilíngue no Complexo do Alemão

Não existem barreiras para o sonho de 738 crianças matriculadas na Escola Municipal Afonso Várzea. Localizada no Complexo do Alemão — conjunto de 15 favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro — a escola oferece ensino bilíngue português-inglês para alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Fonte / Link: O Globo

Capoeira pode entrar no currículo das escolas

Os alunos do ensino fundamental e médio poderão aprender a jogar capoeira nas escolas. Um projeto do senador Gim (PTB-DF) reconhece o caráter educacional da capoeira e autoriza os estabelecimentos de educação a celebrarem parcerias para possibilitar cursos de capoeira. Segundo o PLS 17/2014, o ensino de capoeira deve ser integrado à proposta pedagógica e as aulas terão que ser acompanhadas por professores de educação física.

Fonte / Link: Agência Senado

Educadores criticam demora do governo federal para divulgar Ideb

Uma das principais referências para políticas educacionais na educação básica, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está atrasado na escola. Divulgado a cada dois anos, o indicador mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio em todo Brasil. Em 2010, foi liberado em julho. Em 2012, no dia 14 de agosto. Para este ano, no entanto, ainda não há uma data exata; o Ministério da Educação (MEC) diz apenas que será “nos próximos dias”. A demora vem gerando críticas entre especialistas e autoridades.

Fonte / Link: O Globo

3º ano do ensino médio de SP tem 54,9% de insuficiência em matemática

Dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) apontam que 54,9% dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo não aprendem o suficiente em matemática. O número, referente a 2013, piorou, se comparado aos três anos anteriores. Em 2012, o índice de proficiência abaixo do básico era de 34,4%; em 2011, de 37,5%; e em 2010, de 37,9%.

Fonte / Link: G1

Desenhos das crianças indicam futura inteligência, diz estudo

A maneira como as crianças desenham aos 4 anos de idade pode ser um indicador de como será a sua inteligência no futuro, concluiu um estudo da universidade britânica King’s College.

Fonte / Link: BBC Brasil

64% de professores relatam bullying entre alunos na internet, diz pesquisa

O bullying na internet entre colegas da mesma escola sai da web e vira problema na sala de aula, segundo pesquisa feita com professores de escolas particulares. De acordo com os dados, 64% dos docentes afirmam que percebem casos de ofensas pela internet entre os seus alunos, e 73% dizem que as publicações feitas pelos estudantes nas redes sociais provocam problemas de relacionamento entre os colegas.

Fonte / Link: G1

Brasileiro não reconhece escola como instituição importante na formação da cidadania

O brasileiro não reconhece a escola como elemento importante na formação da cidadania. O sistema de educação básica aparece em penúltimo lugar - atrás apenas do Judiciário - em avaliação da contribuição das instituições para formação e disseminação dos valores cívicos feita em pesquisa da CPM Research com 1.110 entrevistados. A família aparece em primeiro lugar, seguida da universidade, da mídia, da polícia e do Ministério Público.

Fonte / Link: O Globo

Audiência entre USP e sindicato termina sem acordo

A audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), nesta quarta-feira, 20, terminou sem acordo. Uma nova reunião ficou agendada para a próxima quarta-feira, 27, às 13h.

Fonte / Link: O Estado de São Paulo

Veja também:
         
Editorial: Baderna na USP (OESP)
          Por causa da greve, 1º semestre letivo na Unesp vai acabar só em setembro (G1)

Sem aval, USP aumentou gastos com funcionários

Sindicância instaurada pela USP apurou que o ex-reitor João Grandino Rodas (2010-2013) autorizou aumentos de gastos com recursos humanos sem consentimento do Conselho Universitário.

Fonte / Link: Folha de São Paulo

Justiça cancela vagas da Universidade Anhembi Morumbi no Sisutec

(...) Segundo o MEC (Ministério da Educação), os cursos cancelados são de técnico em segurança do trabalho, técnico em enfermagem, técnico em nutrição e dietética e técnico em eventos. O ministério e a universidade não informaram quantas vagas foram ofertadas.

Fonte / Link: Uol

Entidades educacionais entregarão manifesto a presidenciáveis

Reunidas em Brasília, entidades elaboram manifesto e pedem que a educação seja compromisso prioritário dos candidatos à Presidência da República. Esta é a primeira vez que entidades ligadas à educação se unem em uma pauta conjunta para as eleições. Entre as bandeiras está a ampliação das fontes financeiras para o cumprimento da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação, percentual que já está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado este ano.

Fonte / Link: EBC