segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Na sala de aula


É bom estudar música!

  • Segundo a Sociedade Norteamericana de Radiologia (RSNA), estudar música favorece o neurodesenvolvimento ao estabelecer novas conexões cerebrais, além de poder facilitar tratamentos de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). (Porvir)

Nova disciplina!

  • Para atender aos vestibulares que cobram cada vez mais temas da atualidade, escolas e cursinhos criaram disciplinas que ajudam os estudantes a entender o noticiário. (Folha de São Paulo)

As melhores escolas do mundo

  • Um inédito estudo em português que mapeou as escolas mais inovadoras do mundo foi publicado nesta semana em São Paulo, fruto do trabalho do pesquisador espanhol Alfredo Hernando Calvo, que avaliou e listou as experiências das 50 instituições mais expoentes no livro "Viagem à escola do século XXI". (Terra)

Centro de inovação educacional no Rio

  • O Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) funcionará dentro da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da FGV-Rio, e também terá apoio do Instituto Brookings, um centro de estudos americano. O objetivo da nova unidade é a formação professores, a qualificação da primeira infância, equidade e personalização dos processos de aprendizagem. (Folha de São Paulo)

Material pedagógico

  • Kit com molas torna o aprendizado intuitivo e faz sucesso no crowdfunding. Como uma espécie de LEGO dos engenheiros e arquitetos, projeto também ajuda ensinar física no ensino médio (Porvir)

Efeito positivo no boletim

  • A prática constante da meditação facilita a percepção do corpo e da mente, melhora concentração e criatividade, aumenta a autoconfiança e a estabilidade emocional. Tanto em gente miúda quanto nos grandões. (Hoje em Dia)

Movimento está crescendo

  • O debate sobre a educação domiciliar é recente e pouco popular no Brasil, mas a questão tem sido levantada por especialistas da área e pais, insatisfeitos com a educação tradicional. Atualmente, 3,2 mil famílias educam os filhos em casa em todo o país, sendo 336 delas em Santa Catarina. O movimento cresceu 136% desde 2014. (Diário Catarinense)

Programas gratuitos

  • Aliar a tecnologia ao ensino de crianças e jovens tem sido uma prática cada vez mais adotada. E foi com a intenção de auxiliar estudantes nesse aprendizado que uma turma do 2º semestre do curso de Redes de Computadores, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Canindé, criou três programas de computador para ajudar os alunos. (Tribuna do Ceará)