quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Na Sala de Aula


As verdadeiras escolas do século XXI

  • Em 2013, o psicólogo e pesquisador espanhol Alfredo Hernando Calvo fez as malas e, durante nove meses, rodou o mundo visitando experiências educacionais inovadoras, uma jornada que lhe rendeu 80 exemplos de 21 países e todos os continentes. (Carta Educação)

SP: Celular em sala de aula

  • O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) encaminhou nesta quarta-feira, 30, à Assembleia Legislativa projeto de lei que permite o uso de celular nas salas de aula das escolas estaduais para fins pedagógicos. (O Estado de São Paulo)

O que está no currículo é mais importante do que como se ensina

  • Charles Fadel, professor visitante de Harvard e especialista em inovações em educação, discute como atualizar o currículo escolar (Porvir)

Chamadas em vídeo

  • Que tal levar os alunos para um intercâmbio sem sair da escola? Acredite, é mais simples do que você pensa. Aplicativos e programas como o WhatsApp, o Viber e o Skype permitem fazer chamadas em vídeo e, assim, colocar os estudantes em contato com pessoas de diferentes lugares. (Nova Escola)

Como abordar a temática de gênero na primeira infância?

  • O desafio de mudar essa realidade a partir do questionamento de hábitos e de mudanças comportamentais pautou a campanha #Desafiodaigualdade, que foi lançada na última terça (22/11), pela Plan International Brasil, em São Paulo. (Educação Integral)

O que é e como lidar com a automutilação na escola

  • O grito silencioso da lâmina entre os adolescentes tem crescido nos últimos anos e acende um alerta para os educadores. (Nova Escola)

Mercado de notas?

  • Em uma escola municipal da Serra, no Espírito Santo, alunos estão sendo “pagos” pelas boas atitudes que colocam em prática. É que um projeto chamado “MIM: a moeda do bem” recompensa os estudantes por bom comportamento ou boas notas com uma moeda imaginária. No final do ano, eles poderão trocar os pontos acumulados, ou MIMs, por produtos. (G1)