sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Notícias 01-02/dez/16


Na Sala de Aula

Dica de leitura grátis!

  • Charles Fadel, especialista em inovações para educação, fundador do Center for Curriculum Redesign e professor visitante de Harvard, propõe em seu novo livro “Educação em quatro dimensões: as competências que os alunos devem ter para atingir o sucesso” que devemos nos atentar não apenas para o como, mas para o que é ensinado para aumentar o nível de engajamento. (Livro em pdf)

Quadrinhos em aula

  • Professores estão sempre em busca de novas técnicas na hora de captar a atenção dos alunos e melhorar o aprendizado. Entre inovações tecnológicas, uma estratégia antiga pode ajudar em muito na sala de aula: os quadrinhos. São inúmeros os benefícios de acrescentá-los em exercícios e provas (Universia)

Tabela periódica tem quatro novos elementos

  • Nihonium, Moscovium, Tennessine e Oganesson são os novos elementos da tabela. Os nomes propostos em junho para quatro novos elementos da tabela periódica foram aprovados nesta quinta-feira. (Exame)

Fantasiados

  • Algumas matérias mais complexas nem sempre são entendidas com facilidade pelos alunos. Pensando nisso, alguns professores resolveram inovar na criatividade e irem para suas aulas fantasiados e acompanhados de muito humor para ajudar na transmissão de seus conhecimentos. (O Tempo)

Avaliações

Vazamento no ENEM

  • O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), informou que recebeu relatório da Polícia Federal (PF) que constata que as provas do primeiro e do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da prova da redação, vazaram para pelo menos dois candidatos antes do início da aplicação do exame. (Terra)

  • MPF-CE vai pedir suspensão de todas as provas do Enem 2016 (G1)

  • Inep divulga nota oficial sobre suposto vazamento de inquérito (MEC)

  • Inep diz que investigações sobre provas não estão concluídas (Terra)

  • ‘Não há indício de vazamento do gabarito oficial’, diz Inep (Veja)

  • Inep diz que não vai cancelar Enem 2016 e que investigações não estão concluídas (Painel Acadêmico)

  • Apesar de vazamento confirmado pela PF, MEC não vai anular Enem (Gazeta do Povo)

  • PF pediu mais prazo para concluir investigação sobre Enem, diz ministro (O Estado de São Paulo)

Gestão de Escola

Corte na filantropia

  • Corte na filantropia deve ser pauta de audiência pública no Parlamento gaúcho. O futuro de 100 mil alunos pode estar indefinido. Isso porque o pacote de medidas previsto na reforma da Previdência Social pode incluir o corte de isenções fiscais concedidas às escolas particulares em troca de bolsas de estudo. (Sinepe/RS)

TO: Resultado da greve

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual estão enfrentando dificuldade para se matricular em universidades. Isso acontece porque o ano letivo só deve terminar em fevereiro de 2017, em decorrência da greve da educação. Com isso, as escolas estão se negando a emitir os certificados de conclusão do curso. (G1)

Ainda ocupações

  • Estudantes encerram manifestação em instituto de São Roque (G1)

Leis, políticas e politicagens

6 reformas prioritárias para transformar a educação na América Latina

  • Para garantir que todas as crianças tenham acesso à uma educação de qualidade, os países latino-americanos estão diante de um desafio prioritário: mobilizar sociedades e governos na adoção de reformas profundas e duradouras. Segundo o relatório “Construindo uma Educação de Qualidade: um pacto com o futuro da América Latina”, o desenvolvimento com equidade e democracia precisa ganhar espaço nas agendas da região. (Porvir)

Reforma do Ensino Médio em debate

  • Participantes de debate na Comissão de Legislação Participativa criticaram nesta quinta-feira (1º) o fim do currículo único, previsto na medida provisória da reforma do ensino médio (MP 746/16). (Câmara)

Artes marciais nas escolas?

  • Lutadores de MMA (Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mistas, em português) defenderam nesta quinta-feira (1º) a inserção do ensino de artes marciais nas escolas durante audiência pública da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. (Câmara)

Mudança no Fundeb

  • A proposta é universalizar e ampliar a melhoria da educação básica no campo. “Este é um marco importante para a educação do campo, na medida em que reconhece a pedagogia da alternância como proposta pedagógica de formação integral do educando”. (MEC)

Após mais de 40 dias, estudantes da UEL decidem encerrar paralisação

  • Alunos estavam em greve desde o dia 17 de outubro, em Londrina. Eles são contra várias questões, entre elas a PEC 241 e à MP 746. (G1)

Para pensar - artigos e opiniões

Uma escola para jovens, por um novo ensino médio!

  • Enquanto aguardamos a divulgação dos resultados do Pisa de 2015, prevista para a semana que vem, vale a pena pensar sobre algo que será certamente confirmado na avaliação do desempenho brasileiro nesse teste internacional de qualidade da educação: fomos reprovados. (Folha de São Paulo)

Ensino Superior

Mais fraudes!

  • A Polícia Federal investiga o sumiço de provas de redação do vestibular da Universidade de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Os exames são dos candidatos que tentam vaga em Medicina, e que fizeram o concurso no último domingo (27). A UCS anulou as provas. (G1)

Unicamp mantém mecanismo que permite duplo salário

  • O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) rejeitou a proposta de suspender a remuneração por dupla matrícula. Assim, mantém para professores que ocupam postos de direção na instituição, além do salário correspondente ao nível em que se encontra na carreira docente, mais uma remuneração específica para o cargo administrativo. (O Estado de São Paulo)

Outras do dia

Cadeirinha em van escolar deixa de ser obrigatória devido a 'baixa oferta'

  • O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu, nesta quinta-feira (1º), o uso obrigatório de cadeirinha para crianças de até sete anos e meio nos transportes escolares. A decisão, anunciada no Diário Oficial, considera a "baixa oferta no mercado" do equipamento. (Folha de São Paulo)