terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O que foi notícia - 06/dez/2016


Na Sala de Aula

Banco do MEC tem reforço escolar gratuito

Quem passou por dificuldades com alguma matéria durante a escola sabe como um reforço escolar pode fazer a diferença. O Ministério da Educação (MEC) por meio do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) criou um site justamente com esse propósito. A plataforma, que é gratuita, tem aulas para os mais diferentes anos. (Universia)

Plataforma ajuda a trabalhar literatura em sala

Aliar o prazer da leitura à formação de leitores e ao aprendizado interdisciplinar. É com esse propósito que nasce o novo especial multimídia da Plataforma do Letramento, o Literatura na Escola. (Carta Educação)

Como a gíria da mídia social afeta a aprendizagem?
(How Does Social Media Slang Affect Learning?)

  • Um estudo de 2010 em Pesquisa de Comunicação forneceu provas de que o uso freqüente de gíria impacta negativamente na escrita formal e na comunicação diária, mas positivamente no informal escrito. Outros argumentam que o uso da gíria na Internet melhora as competências linguísticas, permitindo a criatividade através do desenvolvimento de novas palavras e incentivando boas habilidades de edição, a fim de transmitir mensagens dentro de limitações de caracteres curtos. (Texto em inglês!) (Edudemic)

Avaliações

Enem terá mudanças já nas próximas edições

Após o término da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 de dezembro, no início da noite de ontem (4), o ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou que haverá consulta pública para a reestruturação das provas das próximas edições. (Brasil Escola)

Fraudes no Enem

70 suspeitos de fraude não participaram da 2ª. aplicação do Enem, diz ministro (Gazeta do Povo)

  • Universitários que fraudaram Enem serão expulsos. Mendonça anunciou que 16 pessoas que entraram em universidades beneficiadas por fraudes em edições anteriores do Enem — e descobertas agora a partir das investigações de vazamento da Polícia Federal — deverão ser desligadas dos cursos nos próximos dias. (O Globo)

Gestão de Escola

RJ: Estado cria câmara para solucionar conflitos na área da Educação

  • A câmara será responsável em evitar e conciliar litígios evitando ações judiciais em demandas como expedição de diplomas, certificado de conclusão de curso e matrículas na rede pública de ensino, entre outras, que são responsáveis por um número grande de ações judiciais que carregam a Justiça e geram custos desnecessários se não forem mediados antecipadamente. (Extra)

Inclusão

Educação inclusiva é educação para todos

  • Todos alunos têm características, talentos e interesses únicos. Para respeitar as diferentes formas e ritmos de aprendizagem, ambientes educacionais inclusivos, normalmente associados apenas àqueles que acolhem alunos com deficiência, têm potencial para assegurar a participação de todos e ao mesmo tempo compreender cada um. (Porvir)

EUA: Crianças fazem vídeo!

  • Um vídeo poderoso feito por crianças do 4º ano da Stedwick Elementary School, no estado americano de Maryland, tem atraído milhares de admiradores. A câmera passeia pela classe até parar em uma menina usando véu roxo. Ela então olha seriamente e a apresenta a mentira que conhece. “Muçulmanos são terroristas”, diz para a câmera. “Meninos negros são maus”, diz outro. “Meninas não sabem praticar esportes”, diz a próxima. “Latinos não conseguem falar bem inglês”, conta outro. “Chechenos são uma má influência”, diz uma menina. “Africanos não são inteligentes”, diz um menino. “Asiáticos não sabem praticar esportes”, diz outro. “Todos os negros são ladrões” e “Mexicanos não tem nada de bom” são as mensagens que aparecem na sequência. (Porvir)

Leis, políticas e politicagens

Entidades brasileiras denunciam cortes em saúde e educação à OEA

  • Organizações da sociedade civil brasileiras vão denunciar amanhã (6) os efeitos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela o investimento em programas sociais, saúde e educação por vinte anos, em audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). (RBA)

Para pensar - artigos e opiniões

Apenas 5,7% das matrículas no Ensino Médio são em tempo integral

Aumentar o número de horas e a qualidade desse tempo pode ser um fator muito importante para melhorar a qualidade da Educação. Mas, é fundamental que essa política pública seja bem implementada, de forma que a escola seja mais atrativa e relevante para os jovens, e com condições para que eles permaneçam e concluam a Educação Básica. (O Estado de São Paulo)

Refletir sobre boatos na Internet

  • É pequeno o número de pais que reflete a respeito da quantidade de informações incorretas e/ou falsas com as quais os filhos têm contato na rede, e que dialoga com eles sobre esses assuntos. Precisamos pensar a esse respeito (Folha de São Paulo)

Prova da UFRJ é panfleto petista

  • A Universidade Federal do Rio de Janeiro aplicou no domingo (4) um verdadeiro panfleto petista em forma de prova do edital nº 293/2016 para candidatos a servidores públicos da própria UFRJ em áreas técnico-administrativas e de nível superior (Veja)

Pesquisas e Estatísticas

Instituto Ayrton Senna e Diálogo Interamericano lançam relatório sobre educação

  • O relatório é resultado de ampla compilação de indicadores que mostram os desafios para melhorar o ensino na região. Aponta iniciativas positivas para inspirar soluções e propõe uma agenda transformadora, que incentive os países a construir pactos conjuntos com toda a sociedade (Fapesp)

Os 11 melhores sistemas educacionais do mundo

  • Anualmente, o Fórum Econômico Mundial divulga um relatório global de competitividade sobre suas maiores economias, classificando os países de acordo com “12 pilares de competitividade”, que incluem cenário macroeconômico, infraestrutura, saúde e educação básica, além de eficiência do mercado de trabalho. O site Independent fez uma análise específica sobre educação e descobriu que nem os Estados Unidos e nem o Reino Unido estão entre os 11 primeiros (Porvir)

Ensino Superior

Reitores das Federais X Ministro da Educação

  • Os reitores das universidades federais se negaram a cumprir determinação do ministro da Educação, Mendonça Filho, de acabar imediatamente com greve nas universidades federais ou descontar os dias parados dos servidores mobilizados contra a PEC 55, que congela os investimentos em educação pelos próximos vinte anos, e a medida provisória autoritária do ensino médio. Em mensagem encaminhada diretamente aos gestores de pessoal das universidades federais, a gestão do Ministério da Educação ameaçou responsabilizar legalmente os servidores caso os dias parados não fossem descontados. (Sul 21)

Ocupações e prejuízos

Por causa das ocupações, ano letivo de 2016 da UFPR se estende até fevereiro do ano que vem (Gazeta do Povo)

FIES

  • MEC prorroga prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies (MEC)
  • Michel Temer sancionou a lei que transfere o pagamento das taxas administrativas com os agentes financeiros do Fies para as instituições de ensino superior participantes do programa. (Nota 10)

Eventos

OBMEP: 6,5 mil alunos serão premiados

  • A 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) premiou, na edição 2016, 6.502 alunos de todo o País. Nesta temporada, a competição chegou a 5.544 cidades, o que corresponde a 99,6% do total de municípios brasileiros. (Estudo Prático)

Outras do dia

Por que a Ambev não liga muito para o que você estudou

A falta de conhecimento acadêmico tradicional na área de negócios, portanto, não barrou sua entrada na maior cervejaria do país. Isso porque mais do que o curso de formação são as experiências de vida, valores e atitudes os aspectos de maior peso na avaliação da Ambev. Deficiências de saber técnico são resolvidas por meio de uma ampla gama de treinamentos a que os funcionários da empresa têm acesso por meio, sobretudo, da Universidade Ambev. (Exame)