segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O que foi notícia 05/dez/2016


Na Sala de Aula

Competências essenciais em 2020

Os que se destacam em suas carreiras são aqueles que vislumbram o futuro e já se preparam para ele. 2020 pode soar um pouco distante para você, mas nós já sabemos de algumas competências que serão essenciais – e muito requisitadas: domínar as novas mídias, dominar os processos e sistemas que envolvem códigos de computador e programação, empatia e inteligência emocional. (Universia)

Desenvolvendo a Inteligência Emocional

Com tempo, prática e reflexão você pode praticar aumentar a consciência das suas próprias emoções, assim como descobrir como lidar melhor com o estresse, e lidar com os conflitos e desentendidos do dia-a-dia. (Universia)

Robótica

No contraturno escolar, alunos de 9 a 11 anos de uma escola pública de Cascavel aprendem programação e montagem nas aulas de robótica. A proposta da Escola Municipal Aloys João Mann é relacionar o conteúdo ao aprendizado em sala de aula. (MEC)


Avaliações

Pedido de suspensão do Enem 2016: NEGADO!

  • O Inep e a AGU obtiveram mais uma decisão favorável contra as repetidas tentativas do Procurador da República Oscar Costa Filho de prejudicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Essa é a quarta decisão desfavorável ao procurador este ano em relação ao Exame. (INEP)
  • Justiça Federal nega, pela segunda vez, pedido de procurador para anular a prova de redação (MEC)
  • Especialistas discutem eventual anulação do primeiro exame do Enem. Professores acreditam que vazamento denunciado pela PF teve pouco alcance. (O Globo)

2ª aplicação do ENEM

  • Mecanismo de elaboração da prova garante que o teste aplicado neste fim de semana seja equivalente ao da data original do exame (Veja)
  • Primeiro dia de prova do Enem foi um sucesso, avalia Inep (Terra)
  • Enem tem questões sobre mapa do Brasil de 1969 e charge de Dom Pedro 2º (Uol)
  • “Caminhos para combater o racismo no Brasil” é tema da redação da segunda aplicação do Enem (INEP)
  • Segunda aplicação do Enem 2016 termina sem ocorrências graves (INEP)
  • Enem tem em 2016 a maior abstenção desde 2009: 30,4% (Gazeta do Povo)
  • Custo com abstenções do Enem chega a R$ 236 milhões, diz ministro da Educação (Uol)

Ministério da Educação quer lançar consulta pública sobre mudanças no Enem

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que estuda lançar uma consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ele, o objetivo é receber sugestões para melhorar a aplicação do exame, cuja segunda aplicação ocorreu neste fim de semana. O governo pretende elaborar as questões ainda este mês e publicar as linhas gerais do debate em janeiro de 2017. (EBC)

  • Exame deverá passar por reestruturação e consulta vai aprimorar as próximas edições (MEC)

Gestão de Escola

Estudo sobre inovação aberta em educação

O CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) lança nesta semana o estudo “Inovação Aberta em Educação”, que traz definições, recomendações de políticas públicas e modelos de negócios. O volume é parte da série CIEB Estudos, que conta com a participação de pesquisadores independentes para gerar subsídios para a discussão de questões centrais para a inovação na educação pública brasileira. (Porvir)

Escola pública não prepara para o Enem, diz candidata em Curitiba

"Havia na prova perguntas sobre coisas que nunca vi [em sala de aula]. Se o Enem serve para avaliar o ensino médio, posso dizer que a escola pública não é capaz de preparar um estudante para o exame", desabafou neste domingo (4) a candidata Evelyn Rauen, 22 (Uol)

Homem conclui ensino médio aos 32 anos e hoje luta pela educação em região pobre

O caminho escolhido foi dar uma nova formação aos professores, acompanhando-os em sala de aula, promovendo atividades que estimulassem o aprendizado matemático (com jogos e materiais recicláveis) e trazendo de volta às aulas os alunos que tinham muitas faltas. (iG)


Inclusão

Educação inclusiva promove benefícios em crianças com e sem deficiência

O estudo sugere que, na maioria dos casos, ambientes que valorizam a diversidade promovem efeitos benéficos em ambas as pessoas. Desmistifica a questão de que estudantes com deficiência poderiam atrapalhar o desempenho dos outros estudantes. (RBA)

O acesso de pessoas com deficiência à educação

  • Porcentagem da população sem ensino fundamental é 22% maior entre as pessoas com deficiência. Veja em gráficos! (Nexo)

Comissão aprova atendimento especial para aluno com deficiência que não pode ir à escola

  • A proposta determina que os alunos com deficiência que não podem ir à escola terão acesso a recursos pedagógicos de Educação a Distância (EAD) e outros que utilizem a internet. (Câmara)

Leis, políticas e politicagens

Reforma do Ensino Médio

  • Ministro da Educação disse acreditar que a proposta de reforma do ensino médio deve ser aprovada com folga na Câmara na próxima quarta-feira. (Exame)
  • A proposta com as alterações do relator, na forma do Projeto de Lei de Conversão 34/2016, ainda precisa ser aprovada pelos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Confira o que mudou. (Senado)

PEC do Teto

  • Se a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos da União é uma necessidade para o equilíbrio das contas públicas, a dificuldade é estabelecer as prioridades e como melhorar os gastos na educação. A medida terá pouco impacto imediato no financiamento do sistema educacional. Mas a restrição trará uma discussão benéfica sobre como o dinheiro será gasto, que pode ser uma oportunidade para a melhora do nível nacional. (Veja)

Fundeb

  • A Comissão Especial que discute a Proposta de Emenda Constitucional que torna permanente o Fundeb, tem reunião de instalação nesta terça-feira (6). (Câmara)

Contrapartida às Bolsas de Estudo

  • A Comissão de Educação aprovou proposta que obriga o estudante de graduação de ensino superior beneficiário de bolsa de estudo custeada com recursos federais a prestar serviços de divulgação, formação e informação científica e educacional em escolas públicas de educação básica. (Câmara)

ECA em local visível

  • Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1414/15, que obriga as escolas de nível fundamental e médio a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para consulta de qualquer interessado. (Câmara)

Para pensar - artigos e opiniões

Da Escola para o trabalho

  • O que se propõe para a inovação escolar é o que também as organizações buscam para o ambiente de trabalho. O que hoje pode definir o sucesso de um professor e, consequentemente, o sucesso dos alunos que ele forma, é depois medido no trabalho em análises comportamentais. (Uol)

Vem aí o PISA 2015

  • No próximo dia 06, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE divulga os dados do PISA 2015. O PISA é uma espécie de passaporte para a cidadania na sociedade do século XXI. O teste ao mesmo tempo sinaliza e atesta o nível de conhecimento e capacidade dos jovens de 15 anos para lidar com temas do cotidiano – no universo social, de trabalho e escola. (Veja)

A PEC do retrocesso social vai passar

  • Falta muito pouco para a aprovação da "PEC do teto". Com ela, vem a concretização de grave retrocesso em relação aos direitos sociais, dentre eles a educação, conquistados com a Constituição de 1988. (Uol)

Pesquisas e Estatísticas

Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE

  • Jovens fora da Escola. Em 10 anos, cai fluxo de jovens de 18 a 29 anos que frequentam a escola (Uol)
  • Atraso escolar diminui, mas ainda atinge 26,4% dos alunos do ensino médio (Uol)
  • Proporção de negros na universidade dobra, mas não supera brancos (Exame)
  • “Geração Canguru” atinge maior proporção em 11 anos. Jovens entre 25 e 34 anos que ainda moram com os pais tendem a ser mais escolarizados. (Exame)
  • Jovens "nem nem": Cresce número de jovens que nem estudam nem trabalham no Brasil (Exame)
  • Em dez anos, residências de casais com filhos diminuem no país. Logo, escolas terão menos alunos... (Uol)

Eventos

Câmara recebe seminário internacional sobre formação de docentes

  • Na próxima terça-feira (6) o Seminário Internacional de Formação Docente será realizado. Voltado para profissionais, gestores e pesquisadores, o seminário terá a participação de alguns dos principais atores envolvidos no debate e na formulação de políticas públicas voltadas para a preparação acadêmica de professores no Brasil e no Mundo. (Câmara)

Ensino Superior

Custos bancários do FIES

  • O presidente Michel Temer sancionou com um veto a Lei 13.366/2016, que transfere da União para as instituições de ensino superior a obrigação de remunerar os bancos pelos custos relacionados ao Fies. Os bancos devem ter remuneração de 2% sobre o valor dos encargos educacionais liberados. (Uol)
  • MEC vai economizar R$ 400 milhões por ano com a transferência de taxas às instituições (MEC)

Número de ingressantes no ensino superior privado deve cair 1,9%

  • Perspectiva é de retomada só em 2017, com o ensino presencial crescendo 1,1%. O total de ingressantes no ensino superior privado deve ter queda este ano na comparação com 2015, segundo estimativa do Semesp divulgada ontem. A entidade calcula que o total de calouros em cursos presenciais deve ser 1,9% menor este ano ante 2015, mesmo após a retração de 8,2% no ano passado. (O Estado de São Paulo)

USP prevê melhora

  • Apesar de prever um orçamento menor para 2017, a USP (Universidade de São Paulo) projeta para o ano que vem a situação financeira mais otimista desde o início da crise nas suas contas. A universidade já prevê para o próximo ano a contratação de professores, o que estava congelado desde 2014. (Folha de São Paulo)

Ainda ocupações

  • A reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu prazo até as 17h de amanhã (2) para que os estudantes dos prédios ocupados permitam o funcionamento das unidades. Caso contrário, entrará com ação de reintegração de posse na Justiça. (EBC)

Outras do dia

Em Portugal: Ter educação sexual no pré-escolar e falar de aborto no 5.º ano

O documento, Referencial de Educação para a Saúde, é apenas orientador destinado à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário, visando a promoção da literacia em saúde, a adoção de estilos de vida saudáveis e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. (Diário de Notícias)

Homofobia na Espanha

  • Mais uma polêmica envolvendo direitos de homossexuais na Espanha. O Sindicato de Trabalhadores de Ensino (STE – Sindicato de Trabajadores de la Enseñanza) da Castilla – La Mancha, uma comunidade autônoma da Espanha, denunciou o grupo Hazte Oír, organização cristã que enviou 100 mil guias homofóbicos a colégios públicos e privados e em grupos de pais e mães na internet. (Porvir)