quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O que foi notícia 08/dez/2016


Na Sala de Aula

Experiência na Finlândia

Professores contam como estão aplicando no Brasil o que aprenderam na Finlândia. De início, muitos acham que não dava para replicar (os métodos finlandeses) aqui. Mas no podcast eu e outros participantes damos dicas de como fazer isso. (BBC)


Avaliações

Resultado do PISA

Na tentativa de compreender os fatores que contribuíram para esses resultados negativos, o UOL conversou com quatro especialistas na área da educação. Um dos argumentos foi unânime: o problema da formação do professor. Não adianta só investir; a falta de um currículo escolar que esteja antenado com as necessidades dos estudantes do século 21 e que só se preocupa com dados conteudistas; e a grande desigualdade na qualidade da educação distribuída no Brasil foram outros fatores levantados. (Uol)

  • ‘Se o Brasil quer um grande futuro, precisa de educação melhor’, diz OCDE (O Globo)
  • Diretor da OCDE elogia avanços do Brasil no Pisa (Jeduca)

ENEM

  • Já estão disponíveis para consulta os gabaritos oficiais e os cadernos de questões da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, realizada nesse fim de semana, 3 e 4 de dezembro. (Inep)
  • Questão do Enem é anulada por dupla interpretação (Exame)

Gestão de Escola

MEC libera dinheiro

O Ministério da Educação liberou R$ 563,62 milhões para as instituições federais de ensino, incluindo hospitais universitários, institutos federais e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (Exame)

ES: Governo do Estado descumpre índice exigido pela Constituição

  • Mais um caso em que a exceção virou regra. Com base em uma portaria do Tribunal de Contas do Estado (TCES) de 2012, o governo do Estado tem se aproveitado de uma manobra para não aplicar os 25% do Orçamento na Educação, como determina a Constituição Federal. (Século Diário)

Leis, políticas e politicagens

Câmara aprova texto-base de MP da reforma do ensino médio

Por 263 votos a favor, 106 contra e três abstenções o texto-base da medida provisória (MP 746/16) que reestrutura o ensino médio foi aprovado ontem (7). A medida, entre outras coisas, ampliou de 50% para 60% a composição do currículo da etapa de ensino preenchido pela Base Nacional Comum. Os 40% restantes serão destinados aos chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. (Terra)

  • Texto-base da MP do Ensino Médio é aprovado na Câmara dos Deputados (MEC)

Plano Nacional de Banda Larga

  • O Brasil precisa garantir o acesso das escolas à internet como forma de melhorar a educação e dar igualdade de oportunidades a todos os estudantes. A opinião foi unânime entre os participantes de audiência pública. (Câmara)

Representatividade da Rede Federal

  • Os institutos federais de educação profissional e tecnológica e as escolas técnicas vinculadas às universidades federais terão maior representatividade no Comitê Permanente de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CPPG). A Portaria nº 47 publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 7, aumenta de 12 para 17 o número de membros do comitê. (MEC)

'Cada vez mais a educação é um negócio'

  • Em entrevista, o educador e filósofo Gaudêncio Frigotto faz um retrospecto dos acertos e erros dos últimos governos na educação brasileira. (Carta Maior)

Para pensar - artigos e opiniões

PISA e América Latina

  • Os resultados do Pisa 2015, divulgados ontem pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), confirmaram uma realidade já aguardada por muitos sobre a atual situação do ensino não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina: continuamos na rabeira da educação mundial. (IstoÉ)

Descompasso entre diagnóstico e propostas

  • Não é possível pensar o ensino médio sem considerar a educação básica como um todo. Os dados de avaliações externas como o Pisa nos mostram que os alunos chegam a essa etapa com deficiências enormes no ensino. Que condição de escolha damos a esse estudante que não teve seu direito de aprendizado respeitado no ensino fundamental? (O Estado de São Paulo)

Universidades: garantir sustentabilidade é preservar autonomia

  • A autonomia com vinculação orçamentária tornou-se um bem a ser preservado, pois permite a gestão dos recursos segundo prioridades pactuadas em órgãos colegiados. Com isso em mente, é hora de debater sustentabilidade financeira de longo prazo. (Nexo)

Pesquisas e Estatísticas

Meninas X Meninos

Mesmo que, tradicionalmente, as meninas do mundo inteiro vão melhor em todas as matérias escolares, elas não são tão felizes na escola quanto os meninos. As meninas têm uma percepção mais positiva sobre a escola, que elas leem mais, estudam mais e se comportam melhor que os meninos. (Universia)


Ensino Técnico

O ano de 2017 começa com tendências que representam adaptação real ao século XXI

As chamadas escolas profissionalizantes estão entre os melhores investimentos para o próximo ano. Educação profissionalizante será tendência de investimento em 2017 devido à vários fatores. (Administradores)


Ensino Superior

MEC decide congelar vagas em universidades federais

Instituições têm problemas na ampliação de unidades e com déficit de professores. Com universidades funcionando em prédios alugados e déficit de professores, o Ministério da Educação (MEC) vai congelar nos próximos dois anos a ampliação de vagas no ensino superior em universidades federais. (O Estado de São Paulo)


Trabalhistas

Nenhum jovem quer virar professor no Brasil, mostra exame da OCDE

No Brasil, muitos jovens querem trabalhar como engenheiros, médicos e arquitetos. A parcela dos alunos brasileiros de 15 anos que declara interesse pelo magistério, porém, é zero. (Folha de São Paulo)

Evento na Câmara

  • Especialistas defendem mudanças na formação de professores para melhorar ensino. Algumas falas: Há, muitas vezes, uma distância muito grande entre o que o professor aprende na faculdade e o que ele vai realmente poder usar na sala de aula. É necessário criar uma espécie de carreira inicial, fazer com que o estudante se sinta desde o ensino médio interessado em dar aula. Faltam especialistas em didática no Brasil e é necessário mais incentivos a pesquisas, especialmente na área de alfabetização. (Câmara)

Eventos

CE do Senado debate iniciativa que une governo, empresas e terceiro setor pela educação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizou audiência pública nesta quarta-feira (7) para debater uma iniciativa do setor privado destinada a melhorar a educação pública do país: a Aliança Brasileira pela Educação. (Senado)


Outras do dia

Fraude

  • Operação da PF vê superfaturamento de R$ 10 mi em transporte escolar no CE. A Operação Três Climas tem por objetivo desarticular um esquema que teria desviado recursos públicos nos municípios de Itapipoca, Ocara e Pacajus, no Ceará. (Uol)