sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O que foi notícia - 09/dez/2016


Na Sala de Aula

20 ideias para ajudar os alunos a superar as dificuldades do Pisa
Fizeram um levantamento de materiais que podem ajudar a planejar ou complementar as aulas que tenham esses pontos fracos dos estudantes como alvo. Confira a lista com planos de aula, vídeos e reportagens. (Nova Escola)

Como o Pokémon Go mudou a relação dos alunos com a Arte
Em poucos minutos, o projeto “Mutante Go” tomou forma e personagens começaram a surgir em todas as partes, mobilizando as outras séries a participar da caça e também criar novos desenhos. Nossa escola se tornou uma verdadeira galeria sem paredes, um legítimo museu a céu aberto e objetos do cotidiano, de repente, se tornaram fontes de interesse e exploração colaborativa. (Nova Escola)

Seu filho ficou de recuperação?
Veja a seguir uma série de condutas da família consideradas inadequadas por Edimara Lima, vice-presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia) e Viviane Rossi, psicóloga especialista em criança e adolescente. (Uol)

Descubra o professor a quem os alunos não enganam
Conheça o WOW Room, sala de aula virtual com tela gigante e reconhecimento facial das emoções do aluno. Existe uma sala de aula capaz de medir em tempo real o nível de atenção dos alunos, seu estado de ânimo ou se o conteúdo que o professor está apresentando os entedia. "É a aula do futuro e já está aqui", conta Martin Boehm, decano de programas do IE Business School, a escola de negócios que lançou a chamada WOW Room (sigla em inglês de Window on the World, janela para o mundo). (El País)


Gestão de Escola





Por que diferença entre escolas particulares e públicas do Brasil no Pisa foi pequena
Considerada uma das mais importantes do mundo no que diz respeito à educação, a avaliação mostra que estudantes mais ricos em escolas particulares se saíram apenas um pouco melhor que colegas de pior condição sócio-econômica que estudam na rede pública. Especialista apontam duas causas principais pela performance baixa das escolas privadas: Formação deficiente dos professores, tanto da escola pública como da particular; e Grade curricular engessada, que não dá autonomia ao professor. (BBC)

De lição de casa, diretores da Kroton se passam por alunos
Para que a alta diretoria da Kroton entendesse melhor seu público, os departamentos de RH e marketing criaram o Projeto Sintonia de Ponta a Ponta. Participaram 25 executivos, que recebiam missões como fazer vestibular, atrasar o pagamento de mensalidade, participar de cursos presenciais ou à distância. (Exame)

MEC divulga lista preliminar das unidades que aderiram ao programa de escolas em tempo integral
  • Todos os 26 Estados e o Distrito Federal fizeram adesão ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC). As Secretariais Estaduais e Distrital de Educação de todo o Brasil inscreveram 290 mil estudantes de 586 escolas.
  • (MEC)



Leis, políticas e politicagens

Aposentadoria de professores pode mudar com Reforma da Previdência
  • Ao contrário do que se especulava, ela prevê a extinção das aposentadorias especiais. A idade para educadores e educadoras se aposentarem pode, então, ser igualada em 65 anos, assim como a dos outros trabalhadores (com exceção dos militares).
  • (Nova Escola)
Novo Ensino Médio: protagonismo dos jovens e novas possibilidades de formação
Um ensino que seja mais atrativo e tenha um currículo mais próximo da realidade dos jovens brasileiros para que eles se identifiquem com a escola e se interessem por pesquisar e aprender cada vez mais. Este é o principal objetivo do Novo Ensino Médio, projeto do governo federal que deve vigorar a partir do ano letivo de 2019. (MEC)

  • Entidades criticam aprovação de texto da reforma do ensino médio. A preocupação dos especialistas é que a MP não é a melhor ferramenta para discutir o assunto e que faltou mais diálogo sobre as propostas.
  • (Exame)

  • ''A aprovação está ao encontro do que esperávamos'', diz Mendonça sobre texto-base da reforma do ensino médio
  • (JC)
  • Mudar o ensino médio é apenas um passo. O aluno precisa chegar um pouco melhor do 9º ano do ensino fundamental, e não com a quantidade de conhecimentos de um aluno de 5º ou 6º ano, como tem acontecido segundo dados do Pisa e também do Ideb.
  • (Gazeta do Povo)
MG: Protesto contra PEC do teto volta a ter confronto com PM
Um protesto de estudantes secundaristas e universitários contra a PEC do teto nessa quarta-feira (7) terminou com um confronto entre manifestantes e a Polícia Militar em Belo Horizonte. Essa é terceira manifestação organizada pelos estudantes que é reprimida com violência pela PM na capital mineira. Pela segunda vez a repressão por parte da PM aconteceu dentro da Universidade Federal de Minas Gerais, no campus da Pampulha. (Terra)


Para pensar - artigos e opiniões


Que tal fazer as pazes com as avaliações externas?
  • Durante muito tempo, alguns professores não aceitavam e nem compreendiam o objetivo dessas avaliações. Mas, com a consolidação dessas avaliações e um maior esclarecimento sobre elas, fui perdendo o medo e compreendendo a importância delas na busca da boa qualidade no ensino brasileiro.
  • (Nova Escola)
Pisa sinaliza necessidade de mudar ensino
  • O momento é de observar com a máxima atenção os modelos de ensino dos líderes mundiais do pisa.
  • (O Povo)
Avaliação Escolar
  • Existem problemas estruturais na educação do país, conhecidos há tempo. Mas um fator não pode ser relevado: a avaliação escolar anda frouxa. Então, como em muitas instituições se torna fácil alcançar, pelo menos, a nota mínima para passar de ano, o aluno brasileiro se dedica muito pouco ao estudo.
  • (G1)
Escola Sem Partido, retrocesso democrático
O Escola Sem Partido constrói seu problema a partir de duas premissas que podem ser aceitas. Dessas premissas aceitáveis, o EsP extrai uma conclusão excessiva, apresentada como um juízo de fato: o proselitismo em contexto de assimetria de poder retiraria poder educativo das famílias, restringindo a liberdade delas para educar seus filhos conforme os seus valores. (Carta Educação)


Pesquisas e Estatísticas


Como o período pode afetar o rendimento de meninos e meninas
De acordo com um estudo feito por economistas da Universidade da Califórnia em Davis, começar a escola em um período vespertino melhorou surpreendentemente o desempenho dos garotos. Segundo eles, as meninas tendem a irem melhor em situações de privação ou redução de sono do que os meninos. (Universia)

As universidades brasileiras que mais empregam
O QS Graduate Employability Rankings (Ranking de Empregabilidade de Formados) é um ranking anual com universidades do mundo todo, que mostra quais instituições se comprometem a preparar efetivamente seus estudantes para o mercado de trabalho. O ranking possui 300 universidades, e entre elas 5 universidades brasileiras. (Universia)


Ensino Superior



Universidades têm autonomia para criar vagas, diz MEC
  • O Ministério da Educação (MEC) esclareceu nesta quinta-feira, 8, que não congelou vagas nas universidades federais, já que as instituições têm autonomia administrativa para decidir sobre a ampliação dos seus cursos. Na semana passada, o secretário de Educação Superior, Paulo Barone, afirmou que a "prudência recomenda que consolide o processo de expansão que já está em andamento para depois planejar novos voos", publicada em reportagem desta quinta no Estado.
  • (O Estado de São Paulo)

Trabalhistas

Frente Parlamentar da Educação quer levar a escolas públicas experiência na capacitação de professores
A pesquisa, desenvolvida há três anos em escolas particulares de todo País, elabora diagnósticos identificando pontos fracos dos professores e, em seguida, oferecendo capacitação de acordo com as necessidades. (Câmara)

Comissão da Câmara debate regulamentação da profissão de Educador Social
  • O educador social é um profissional cada vez mais presente nas práticas de educação não formal no Brasil, com atuação destacada no atendimento das demandas e necessidades das crianças e adolescente, população indígena, remanescentes quilombolas, população rural, mulher, idoso, preso, população de rua e portadores de necessidades educativas especiais.
  • (Câmara)


Outras do dia

Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano
Apesar de crise econômica, informe Pisa mostra que, desde 2000, país vem melhorando resultados. “Quer que eu explique o milagre?”, pergunta ironicamente Fátima Rodrigues, diretora da Escola Secundária de Miraflores, em Oeiras, na periferia de Lisboa. “O milagre é o esforço em língua portuguesa e em matemática. O português é o veículo de toda a informação e de todas as disciplinas”. (El País)