quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O que foi notícia - 14/dez/2016


Na Sala de Aula

“A tecnologia democratiza o aprendizado”, diz especialista
  • Experiências com tecnologia na escola naufragam por que, para ela ser efetiva, é preciso contar com gente capacitada para usá-la. Fornecer desenvolvimento profissional é fundamental. De nada adianta dar computador a todos se não for bem empregado.
  • (Veja)
Participação de estudantes na vida escolar influencia resultados
Tornar o adolescente ou jovem participativo e protagonista de atividades curriculares aumenta o aprendizado, melhora o rendimento e praticamente extingue o abandono escolar. Os resultados de três anos do Projeto Jovem do Futuro, de 2012 a 2015, com financiamento do Instituto Unibanco, foram apresentados na manhã de ontem (O Povo)


Gestão de Escola


Mais de 200 mil crianças estão fora da creche nas 7 maiores capitais do país
  • A falta de creches públicas preocupa milhares de famílias em todo o país. Um levantamento mostra que mais de 200 mil crianças de até 3 anos estão fora das creches por falta de vagas. E São Paulo lidera o ranking dos munícipios, onde mais de 130 mil crianças estão na fila de espera. O segundo lugar é ocupado pela cidade do Rio de Janeiro com déficit aproximado de 25 mil vagas.
  • (Globo News)

Inclusão

Internos da Fundação Casa veem no Enem esperança de uma nova vida
  • Mudar de vida, ter um futuro melhor, viver outra realidade. Esses são alguns sonhos de jovens que estão internados na Fundação Casa de São Carlos (SP) e que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Seis internos realizam a prova nesta terça (13) e quarta-feira (14), em um programa específico para pessoas que estão privadas de liberdade.
  • (G1)
Câmara: Debatedores defendem educação para inserção de autistas no mercado de trabalho
  • Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência deve ter, no próximo ano, subcomissão dedicada à discussão de escola integral e acesso ao emprego para pessoas portadoras do transtorno
  • (Câmara)

Leis, políticas e politicagens

Câmara aprova MP do Ensino Médio e encaminha proposta para votação no Senado
O Ministro da Educação, Mendonça Filho acompanhou, no plenário da Câmara dos Deputados, a aprovação dos destaques ao texto-base da Medida Provisória nº 746/16, que reformula o ensino médio no país (Luís Fortes ACS MEC)O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 13, os destaques ao texto-base da Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro deste ano, que reformula o ensino médio no país. “O resultado foi exatamente o que esperávamos. Consagrou um texto que valoriza a flexibilização do ensino médio, possibilita ao jovem definir a sua trajetória formativa, inclusive possibilitando o acesso à educação técnica profissionalizante junto com o próprio ensino médio. Acho que é um grande avanço para a educação brasileira”, afirmou o ministro da Educação. (MEC)

  • Filosofia e Sociologia serão 'diluídas' no ensino médio, decide Câmara. Os dois temas terão 'estudos e práticas' nessa etapa de ensino.
  • (O Estado de São Paulo)

  • Câmara conclui votação e MP da Reforma do Ensino Médio vai ao Senado
  • (Uol)
  • Secretária do MEC defende reforma do ensino médio antes de currículo comum
  • (Uol)
Por 53 votos a 16, Senado aprova PEC do Teto em segundo turno
Por 53 votos a 16, o Senado aprovou nesta terça-feira (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Como já foi aprovada pela Câmara, a PEC do Teto deve ser promulgada na próxima quinta-feira. (Exame)

  • Senado rejeita retirar Educação e Saúde da PEC do Teto
  • (Exame)

Novas regras vão facilitar a validação de diplomas emitidos por instituições do exterior
  • Estudantes brasileiros que concluíram cursos de graduação e pós-graduação (mestrado ou doutorado) no exterior terão, respectivamente, os diplomas revalidados e reconhecidos com maior agilidade a partir de nova política do Ministério da Educação. O ministro Mendonça Filho assinou nesta terça-feira, 13, no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília, portaria normativa que dispõe sobre as regras e os procedimentos para equivalência, em âmbito nacional, dos diplomas expedidos por instituições estrangeiras de educação superior.
  • (MEC)
"A educação é a arma mais poderosa do mundo"
Oriunda da escola pública, Tábata Amaral de Pontes obtém bolsa em Harvard e hoje trabalha para mudar a educação brasileira. Tábata conta como a sua história e da sua família provam que o oferecimento de oportunidades mais similares a toda a população, sobretudo no que toca à educação, é fundamental para tornar o Brasil um país desenvolvido no futuro. (Carta Capital)

PE: Secretaria de Educação e estudantes tentam acordo antes de desocupações
  • Estudantes de escolas públicas do estado devem procurar a Secretaria de Educação nesta terça-feira (13) para tentar um acordo antes de futuros pedidos de reintegração de posse. Segundo a promotora de Educação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Eleonora Rodrigues, o secretário da pasta sinalizou que não tinha mais como aguardar as ocupações e precisava dar continuidade ao ano letivo, que está perto de encerrar. São dez escolas ocupadas só no Recife. Discussão tem se estendido por causa das demandas locais dos alunos.
  • (Folha PE)

SP: CPI da Merenda aprova relatório final livrando políticos investigados
  • Em sessão marcada por confusão entre estudantes e policiais militares e bate-boca de deputados estaduais, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Merenda na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou, nesta terça-feira (13), relatório final responsabilizando 20 pessoas pelas fraudes nos contratos do governo Geraldo Alckmin (PSDB) e isentando todos os políticos citados pelos delatores no âmbito da Operação Alba Branca, entre eles o presidente da Casa, Fernando Capez (PSDB).
  • (R7)

Para pensar - artigos e opiniões

Por que não temos um país das federais?
  • As federais são exemplos contundentes de que naturalizamos as desigualdades no Brasil: damos muito para poucos e mostramos seus resultados como uma grande vitrine, afirmando que somos capazes de ofertar uma educação de qualidade. Oscilamos entre a busca de soluções mágicas, a bala de prata que resolverá todas as mazelas do nosso sistema de ensino, e políticas de sucesso que atingem uma pequena parcela dos estudantes.
  • (Uol)
Reforma da Previdência pode afastar novos professores
  • Os professores se aposentarão com o mesmo tempo de serviço dos demais trabalhadores, se aprovada a reforma da Previdência. Até agora, a carreira docente tinha regras especiais, por se tratar de atividade que provoca alto desgaste físico ou psíquico.
  • (G1)
  • A atratividade da carreira docente é o fator que determina o sucesso de países que conseguem atrair os melhores alunos do Ensino Médio para a profissão
  • (O Estado de São Paulo)
Sem boa educação jamais haverá boa gestão
  • Qual é a coisa mais importante para que se tenha, no geral, uma gestão de alto nível nas empresas de um país? Estamos falando da “educação básica de qualidade” que deveria haver no país. Sem educação, não apenas a gestão, mas pouca coisa funcionará de verdade em qualquer nação.
  • (Época Negócios)
Por que as cotas raciais na Educação Superior são importantes?
  • Quando se coloca em debate as condições raciais no Brasil, é imprescindível recordar que há apenas 128 anos os negros não tinham nenhum tipo de direito. Subestimar o impacto dessa cruel realidade histórica colabora para perpetuar a exclusão. Observando os dados sobre acesso ao ensino de qualidade para pretos, pardos e brancos, percebe-se que a desigualdade nas trajetórias educacionais é explícita.
  • (O Globo)

Pesquisas e Estatísticas

Frequência escolar tem severa piora no Brasil
Pesquisas divulgadas nas últimas semanas mostram que, se por um lado, o Brasil tem conseguido incluir mais crianças e adolescentes na escola, por outro, enfrenta grande dificuldade em evitar que eles acabem fugindo da educação formal. (Folha de São Paulo)