terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O que foi notícia - 13/dez/2016


Na Sala de Aula

Projeto promove inversão de modelo de ensino com uso de tecnologias
Já imaginou uma sala de aula onde o aluno ganha espaço e autonomia para assumir o papel de protagonista? Em um colégio no bairro Mossunguê, em Curitiba, esse novo sistema educacional, que é conhecido como Sala de Aula Invertida, funcionou e foi aprovado pelos educadores e pelos estudantes. (G1)

Como a computação cognitiva pode ajudar na educação
Entenda o que plataformas cognitivas como o Watson, da IBM, podem fazer para que professores e escolas passem a olhar os alunos de forma individual.
A educação brasileira tem grandes desafios pela frente. O quadro atual é complexo. Nesse cenário, a tecnologia pode não oferecer respostas para todos os problemas, já que muitos deles são estruturais e relacionados a políticas públicas, mas pode, sim, ajudar. Um exemplo dessa possibilidade são as plataformas de computação cognitiva, como o Watson, da IBM, que oferecem a professores e instituições de ensino ferramentas úteis para otimizar o desenvolvimento dos alunos, por meio de um maior entendimento de suas necessidades e potenciais. (SuperInteressante)


Avaliações



Privados de liberdade, em sua maioria, buscam certificação
  • O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) será aplicado nesta terça e quarta-feira, 13 e 14, para 54.358 pessoas, incluindo jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. O principal objetivo é a obtenção do Certificado do Ensino Médio, mas os resultados individuais também podem ser usados como mecanismo de acesso ao ensino superior e a programas de educação.
  • (MEC)

Gestão de Escola

Ilhas de excelência em meio ao caos
Alunos de escolas federais tem mesma pontuação que alunos de países desenvolvidos em avaliação internacional. A rede de escolas federais é uma ilha de excelência em comparação às escolas municipais, estaduais e até mesmo particulares no Brasil. Isso é o que mostra a avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2015 (PISA, em inglês), realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (El País)

SP: Secretaria Municipal de Educação investe em dados abertos
  • Séries históricas da demanda por educação infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e de informações gerais (como matrículas, taxas de rendimento e perfil dos alunos) de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, além de dados orçamentários detalhados da SME (Secretaria Municipal de Educação). Estas são algumas das informações que já estão disponíveis no Portal de Dados Abertos da Prefeitura como parte da Política de Transparência Ativa e Dados Abertos da SME.
  • (Jeduca)


Inclusão

SP: Escola pública ganha sala especial para alunos com QI acima da média
Um projeto escolar realizado na rede estadual de ensino de Bauru (SP) está empenhado em identificar alunos com talentos especiais. Eles estão sendo avaliados desde 2014 e onze estudantes considerados superdotados já ganharam uma sala especial de estudos em uma escola de periferia. (G1)


Leis, políticas e politicagens


Educação brasileira tem jeito. Basta priorizá-la como política de Estado
PISA mostra que até a elite dos alunos do Brasil amargaria a lanterna no Vietnã, mas é possível virar o jogo. Por que os estudantes brasileiros vão tão mal? Esqueça todas as soluções fáceis e promessas de governos. A resposta é mais simples do que parece: os estudantes vão mal porque educação não é prioridade. “Nos anos 60, a Coreia do Sul tinha o nível de desenvolvimento social do Afeganistão de hoje. Muito pior que o Brasil. Mas a Coreia colocou educação como a maior prioridade e conseguiu criar um dos melhores sistemas educacionais do mundo. O Brasil investe cerca de metade do que a Coreia do Sul investe em educação. Por quê? Por uma opção política”, afirma Andreas, diretor de Educação da OCDE. (El País)

Câmara vota nesta terça pontos polêmicos da proposta de reforma do ensino médio
  • A tentativa polêmica de realizar uma reforma radical no ensino médio no Brasil tem mais um capítulo nesta terça-feira (13), na Câmara dos Deputados. Depois de aprovado o texto-base da proposta do governo federal na última quarta-feira (7), com muitas tentativas de obstrução da oposição, os parlamentares vão decidir nesta terça partes do texto que forem questionadas por deputados durante a sessão. Depois dessa etapa, o projeto segue para o Senado. Se a proposta não passar por todas as etapas até 3 de março, perde a validade.
  • (Gazeta do Povo)

Senado vota em segundo turno a PEC do Teto de Gastos
  • Em sessão marcada para as 10h, o Senado deve concluir nesta terça-feira (13) a votação da PEC do Teto de Gastos (PEC 55/2016), a proposta de emenda à Constituição que limita o aumento dos gastos públicos à variação da inflação pelos próximos 20 anos. O texto foi aprovado em primeiro turno em 29 de novembro, por 61 votos a 14. Caso seja aprovada em segundo turno, deverá ser promulgada na quinta-feira (15).
  • (Senado)
  • "Não existe teto de gastos para a educação e saúde", diz João Henrique Sousa
  • (Portal AZ)

Para pensar - artigos e opiniões

Laranjas com laranjas
  • Nenhuma avaliação de larga escala é perfeita, ainda mais quando envolve países em contextos econômicos e culturais tão distintos, mas chegamos mais próximo de um diagnóstico menos impreciso sobre a qualidade dos sistemas educacionais quando comparamos apenas o desempenho de jovens de famílias com características semelhantes.Essa comparação de algo mais próximo de laranjas com laranjas pode ser feita no Pisa quando analisamos apenas o desempenho dos jovens de famílias de alto nível socioeconômico em cada nação.
  • (O Globo)

Ensino Superior

“A maioria das universidades vai desaparecer”, diz especialista em inovação
Para David Roberts, da Singularity University, só sobreviverá quem tiver uma marca firme e souber se transformar. Investir em novas tecnologias é uma das saídas. “As grandes universidades não querem oferecer seus conteúdos online porque acreditam que a experiência será pior para o aluno, que nada se compara a uma aula cara a cara. Enquanto isso, ignoram a revolução que está acontecendo”, explica. Para David, grande parte do problema da educação está na maneira de se ensinar. (Universia)

MEC divulga procedimento para apurar denúncias de fraude no Enade
Pela portaria, as denúncias devem ser encaminhadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que após numeração e processamento, notificará a instituição de ensino. (Exame)

FIES
  • Definido novo prazo para renovação de contratos, que pode ser feita até o dia 30 de dezembro
  • (MEC)


  • Estudantes de BH dormem no saguão da Caixa para garantir renovação do Fies
  • (Hoje em Dia)

Eventos

Comissão do Senado analisa relatórios sobre Base Nacional Curricular e Política de Apoio à Cultura
  • A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado deve analisar, em reunião na quarta-feira (14), a partir das 9h45, relatórios sobre políticas públicas escolhidas pelo colegiado para acompanhamento em 2016. O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentará avaliação sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular; a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) está responsável pela análise do Programa Nacional de Apoio à Cultura; e o senador Romário (PSB-RJ), presidente da comissão, é o relator da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006).
  • (Nota 10)