segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Educação deve estimular pensamento crítico para garantir direitos humanos, diz escritório da ONU

(...) Para a dirigente, “o processo educacional tem que ser relevante para as vidas cotidianas e para as experiências dos alunos”, e o objetivo deve ser traduzir as normas de direitos humanos em realidade.
Segundo Gilmore, em meio à atual escalada de ódio e intolerância, políticas públicas devem apostar em soluções duradouras, inspiradas pelo entendimento de que todos são igualmente merecedores de respeito, dignidade e justiça.

Fonte / Link: ONU

Colégios criam atividades para quem não é aluno

Colégios particulares de São Paulo estão abrindo as portas para aqueles que não estão matriculados em aulas regulares. Cursos livres, séries de palestras e outros projetos servem de cartão de visitas e também funcionam como ferramenta de integração das instituições com o entorno.

Fonte / Link: O Estado de São Paulo

Cade pede esclarecimento a Kroton e Estácio sobre demissões

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que a Kroton e a Estácio expliquem até a próxima segunda-feira, 19, se houve demissões na Estácio antes que o órgão antitruste aprove a fusão entre os dois grupos.

Fonte / Link: Exame

Com plano ambicioso, Curitiba pretende universalizar creche até 2024

(...) A rede de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) tem hoje 205 unidades, 24 mil matrículas de crianças de zero a 3 anos. Ao longo das últimas décadas, os prefeitos de Curitiba investiram na criação de vagas de período integral, para realmente ajudar as famílias trabalhadoras. Atualmente, 99% das crianças ficam mais de sete horas aos cuidados do município.
(...) O Plano Municipal de Curitiba, porém, prevê a universalização até 2024, mas com apoio da rede privada. E como garantir o acesso a todos e a qualidade? Maria Malta afirma que não há soluções mágicas.

Fonte / Link: Gazeta do Povo

Escola particular 'choca' jovem que expôs rede pública em Santa Catarina

A estudante Isadora Faber, 17, que ficou conhecida há quatro anos ao criar a página Diário de Classe no Facebook para denunciar problemas da escola pública onde estudava, em Florianópolis (SC), tornou-se aluna da rede particular e diz estar vivendo "um choque de realidade".

Fonte / Link: Folha de São Paulo

Verba para assistência estudantil aumenta 61% entre 2013 e 2015

Sem saber ao certo quantos universitários foram beneficiados, o governo federal investiu quase R$ 1 bilhão em assistência estudantil em 2015. Se comparado com o ano de 2013, houve um aumento de 61,22% nos gastos. Os dados do Ministério da Educação consideram como assistência estudantil programas voltados para garantir a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas universidades. As medidas incluem moradia, transporte, alimentação ou auxílio financeiro, sendo que alunos podem receber mais de um tipo de bolsa.

Fonte / Link: G1

U‪FG tem maior percentual de alunos com bolsa entre 11 federais do país‬

Um levantamento feito pelo G1 aponta que a Universidade Federal de Goiás (UFG) tem a maior quantidade percentual de alunos beneficiados por programas de assistência estudantil entre 11 das maiores instituições federais em número de alunos do país. Ao todo, 11.959 estudantes recebem algum tipo de bolsa para garantir a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o que representa 46% dos 25.860 matriculados. Em 2015, a unidade investiu mais de R$ 24,4 milhões apenas com os auxílios para os universitários.

Fonte / Link: G1

Ministro defende boa gestão durante seminário em São Paulo

“Parte do sucesso da educação decorre da gestão. Supervisão, monitoramento, acompanhamento e planejamento precisam estar presentes na gestão pública, inclusive na educação”, destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho, durante o 2o Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Impactos e Evidências, que ocorreu na quinta e sexta-feira, 15 e 16, em São Paulo.

Fonte / Link: MEC

Melhora da educação não depende só de mais dinheiro, diz economista

A baixa qualidade da educação é o problema estrutural que mais compromete a capacidade de crescimento do país. Mas não é necessariamente com mais recursos que ele será solucionado, avalia o engenheiro e doutor em Economia Claudio Haddad, um estudioso das relações entre ensino e produtividade. “Há outras questões que devem ser atacadas, que podem ser até mais importantes do que a verba”, diz.

Fonte / Link: Gazeta do Povo

“É muito difícil ter impacto verdadeiro na educação sem uma visão a longo prazo”, diz especialista

No campo da Educação, novas políticas públicas devem ser pensadas a longo prazo, visto que até mesmo os primeiros resultados de mudanças implantadas podem demorar anos para serem observados. É o que defende o economista português, professor da University College London e pesquisador no Centro de Métodos e Práticas de Microdados, Pedro Carneiro.

Fonte / Link: Opção

Ensino de empreendedorismo em programa de inclusão é aprovado em comissão

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na última terça-feira (13), o Projeto de Lei 3833/15, do Senado, que acrescenta a formação técnica inicial em empreendedorismo rural entre os objetivos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), modalidade Campo - Saberes da Terra.

Fonte / Link: Agência Câmara

Mesmo barrada na Comissão de Educação, Escola Sem Partido pode prosperar em São Paulo

Mesmo após ter sido barrado na Comissão de Educação e Cultura da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), o projeto da Escola Sem Partido ainda pode ser aprovado em São Paulo. Isso porque ele será discutido na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Fonte / Link: R7

Veja também:
         
Artigo: Escola sem partido ou sem capacidade de pensar? (O Povo)

MS: Projeto proíbe aulas de educação física com professores de outras áreas

Para atender uma reivindicação da classe, a deputada Antonieta Amorim (PMDB) apresentou projeto, em que as aulas de educação física sejam ministradas apenas por profissionais da área, com licenciatura. A intenção é evitar que algumas escolas ainda utilizem para esta matéria, professores de outros temas, como pedagogos.

Fonte / Link: Campo Grande News

Artigo: O bom professor

Arnaldo Nislier
Pesquisas recentes demonstram que a habilidade de ensinar não é inata. Assim como treinadores ajudam atletas a melhorar em suas modalidades, professores também podem ter suas vocações aprimoradas.
Sabe-se que o segredo para notas excelentes e estudantes bem-sucedidos não são os colégios elegantes, turmas pequenas ou equipamentos mirabolantes. São os professores.

Fonte / Link: Folha de São Paulo

Relatório destaca diferença entre salários de professores e custo por aluno no Brasil

O salário de professor e o investimento público por aluno variam de acordo com o segmento de ensino no mundo inteiro, mas no Brasil essa diferença é gritante. É o que mostra um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado ontem, que analisou dados da educação de 46 países. Enquanto o salário do professor brasileiro dos anos finais do ensino fundamental é menos da metade do que é pago, em média, aos docentes desse segmento nos países que compõem a OCDE, os professores universitários brasileiros têm salários comparáveis aos de seus colegas em países como Finlândia, Suécia e Noruega. Da mesma forma, no Brasil, o gasto público por aluno nos anos iniciais do ensino fundamental é três vezes menor que o investimento por estudante universitário — diferença que cai pela metade em países desenvolvidos.

Fonte / Link: O Globo

Dados do Enem e da Prova Brasil não são traduzidos em melhoria do ensino

(...) "Pegamos os resultados para fazer um uso classificatório, seletivo e excludente", diz Cipriano Luckesi, professor da Universidade Federal da Bahia e doutor em avaliação do aprendizado. "Não sabemos ainda fazer o primordial: dar destino pedagógico ao resultado da avaliação."

Fonte / Link: Folha de São Paulo

Avanços brasileiros são tema de estudo da OCDE considerado referência em todo o mundo

(...) A presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou os ganhos brasileiros com a educação comparada, permitida desde que o país participou, pela primeira vez, do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), em 2000. “É muito significativo como a experiência de outros países, com contextos bastante diferentes, e alguns parecidos com o nosso, podem nos mostrar sobre a influência dos fatores associados ao desempenho dos alunos”, disse. “Fatores macroeconômicos e macroculturais têm uma incidência quase que direta no desempenho dos nossos alunos e na aprendizagem que eles têm direito de ter.”

Fonte / Link: MEC

Folha e Instituto Unibanco realizam seminário sobre gestão escolar

A Folha e o Instituto Unibanco realizam, em 15 e 16 de setembro, o seminário internacional Gestão Escolar.

Fonte / Link: Folha de São Paulo

Veja também:
         
É preciso considerar aspectos locais para avaliar escola, diz especialista (FSP)
          Professor deve estar pronto para lidar com administração e políticas públicas (FSP)
          Cartas e artes viram tática contra evasão escolar (FSP)
          Após protestos, governo de SP estimula criação de grêmios (FSP)
          Países líderes em avaliações instam diretor a se concentrar na pedagogia (FSP)

Colégio Fontán, na Colômbia, é tema do 3º episódio da série ‘Destino: Educação’

Sem séries, provas, notas ou salas de aula, a escola aposta na autonomia dos estudantes, que escolhem como vão aprender
“O sistema tradicional busca igualar, e o que nós buscamos é sermos pertinentes com nossa resposta a cada um dos estudantes”, é o que defende Julio Fontán, diretor do Colégio Fontán, na Colômbia. Nessa semana, a escola é o tema do terceiro episódio da série “Destino: Educação – Escolas Inovadoras”, realizada pelo canal Futura com consultoria do Porvir/Inspirare.

Fonte / Link: Porvir

Mais de dois milhões de estudantes não conseguem renovação do Fies

(...) Em todo o país, dois milhões de estudantes dependem do Fies para fazer uma faculdade. Os contratos para o segundo semestre ainda não foram renovados por causa de uma dívida de R$ 700 milhões do Ministério da Educação com os bancos oficiais que liberam os financiamentos.

Fonte / Link: Bom Dia Brasil

Como financiar o sonho da faculdade

Com novas regras, o acesso ao Fies está mais difícil. Mas os estudantes têm alternativas: bolsa e crédito privados adotados por diversas instituições cearenses
Estudar em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada é um sonho que está mais difícil de se concretizar no Brasil. As causas são a queda de subsídios pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as exigências mais rígidas na seleção do programa pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, para evitar a perda de alunos, o setor educacional firma parcerias com programas de financiamento privado. Para os estudantes, isso significa alternativas.

Fonte / Link: O Povo

USP perde a liderança das universidades para a UFRJ

Pela primeira vez desde que o RUF (Ranking Universitário Folha) foi criado, a USP perde a liderança na lista de universidades brasileiras e também na de cursos.

Fonte / Link: Folha de São Paulo

Veja também:
         
Universidades dos grandes grupos perdem posições na lista (FSP)
          Universidades estaduais de SP concentram pesquisa no país (FSP)
          Formação de cientistas ainda é restrita a poucas instituições (FSP)
          Melhor do país em avaliações no exterior, USP reorganiza contas (FSP)
          Exame oficial do MEC é controverso, afirma reitor da USP (FSP)
          Qualquer que seja o critério, EUA são os Campeões em educação (FSP)
          Petróleo e ensino levam UFRJ ao primeiro lugar (FSP)
          Efeito dos cortes para pesquisas só deve aparecer daqui a alguns anos (FSP)

Lego fecha com Positivo para vender kits educacionais

Famosa pelos seus blocos de montar, o Grupo Lego acaba de fechar uma parceria com a Positivo Informática para tentar emplacar no País seu ainda desconhecido braço educacional, chamado de Lego Education. A empresa paranaense ficará responsável pela distribuição dos kits de robótica desenvolvidos pela marca dinamarquesa, que integram as tradicionais peças montáveis a um software e uma série de livros didáticos a serem utilizados como suporte dentro de conteúdo de aulas de linguagem, física e de matemática.

Fonte / Link: Bonde