terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O que foi notícia - 17/jan/2017


Gestão de Escola

SP: Alckmin reduz número de vice-diretores, mediadores e coordenadores nas escolas

  • O governo Geraldo Alckmin (PSDB) aprovou um conjunto de resoluções nas últimas duas semanas que, na prática, reduzirão em 3 mil o número de vice-diretores, professores coordenadores e mediadores da rede de Educação em todo o Estado. Esses servidores, hoje nestes cargos administrativos, serão reconduzidos para a sala de aula. A mudança deve suprir parte da perda de docentes dos últimos anos na rede. (O Estado de São Paulo)

Escolas sorteiam moto e bicicletas para atrair alunos no agreste da PB

  • Prefeituras de Pirpirituba e Guarabira fazem de tudo para atrair estudantes. Interesse no fim da evasão escolar também se justifica por verba do Fundeb. Está difícil preencher as 1.500 vagas oferecidas pela rede municipal de ensino. A saída para atrair os estudantes foi fazer um sorteio. (Bom Dia Brasil)

Pais acampam para conseguir vagas para os filhos em escolas de Petrolina

  • Dezenas de pais estão na fila desde a semana passada para matricular os filhos nas maiores escolas de Petrolina, no sertão de Pernambuco. Muitos deles montaram acampamento, porque o número de vagas abertas é muito pequeno, não chega a 150. (Bom Dia Brasil)

Inclusão

Por que é importante manter professores negros em sala de aula

O magistério já é um trabalho de alta pressão, mas pesquisas mostram que professores negros ou pardos enfrentam pressões adicionais que os fazem desistir da carreira a taxas maiores do que seus colegas brancos, que ainda constituem mais de 80% do corpo de professores dos Estados Unidos. Enquanto educadores dizem que não há uma única razão – e, logo, uma única solução – para a evasão dos professores de minorias, diversos programas locais e com base popular que emergiram em centros urbanos ao longo dos últimos 15 anos estão preparando e apoiando novos professores com iniciativas que chamam a atenção. (Gazeta do Povo)


Leis, políticas e politicagens

Comissão aprova obrigatoriedade de plano de evacuação em escolas

  • A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou projeto de lei do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ) que obriga todas as escolas do País a terem plano de evacuação para situações de risco, como incêndios, eminentes ou já presentes. (Câmara)

Projeto garante adicional de periculosidade a professor em presídio

  • O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) aponta a necessidade de atrair educadores para atender a população prisional. “A aprovação desse projeto é de fundamental importância para que os professores e funcionários tenham uma remuneração mais justa, e os presidiários tenham acesso à educação, que é a base para convivência social”, observa o parlamentar. (Câmara)

Ensino Superior

Por falta de pagamento, Uerj adia reinício das aulas

A decisão foi tomada na sexta-feira (13), e comunicada por meio de nota publicada na página oficial da universidade assinada pelo Fórum de Diretores da Uerj. As razões que levaram a universidade a adiar as aulas foram a falta de pagamento regular das bolsas permanência aos estudantes do sistema de reserva de vagas (cotistas); o não pagamento regular das demais bolsas estudantis; a falta de pagamento para o repasse das verbas de manutenção, custeio e o não pagamento regular dos salários aos servidores docentes e técnico-administrativos, ativos e inativos e o décimo terceiro salário do ano passado. (Terra)


Outras do dia

Educação, leitura e recreação puxam a inflação no início de 2017

  • O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve alta de 0,62% na segunda semana de janeiro, de acordo com dados divulgados hoje (16), pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). (EBC)