quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O que foi notícia - 18/jan/2017


Na Sala de Aula

Desafio por mais educação mão na massa
Uma educação inovadora passa por novas ideias de serviços, produtos e pelo uso de tecnologia que favoreçam a aprendizagem mão na massa. Quem visitou o guia do Porvir já conhece iniciativas do ensino fundamental ao superior que assumiram esse caminho e, agora, a Fundação Lemann e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) anunciam a criação do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil para qualificar projetos nacionais. (Porvir)

Método de estudo em 4 etapas é bem-recebido por alunos e professores
Um estudo feito pelo professor e pesquisador Fábio Ribeiro Mendes em escolas estaduais na cidade de São Paulo mostrou que alunos e professores da rede pública aprovam o método de aprendizagem ativa criado por ele, chamado oficinas de estudo. A técnica pode ser usada como alternativa às aulas expositivas nas escolas tradicionais, com baixo custo e curto prazo de implantação. (Porvir)


Avaliações



Enem 2017 não servirá como certificação de Ensino Médio
  • Encceja, que já é aplicado como meio de certificação de conclusão do Ensino Fundamental, será ampliado para servir também ao Ensino Médio. “A notícia deve ser oficializada amanhã, a separação do Enem em relação ao Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos]”, disse Mendonça Filho
  • (Exame)
TRI: Entenda como funciona o método de correção do Enem
  • Muitos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não conhecem o sistema adotado pelo Inep para corrigir e classificar a pontuação das questões do exame. O TRI (Teoria de Resposta ao Item) é o método usado para se calcular a pontuação dada a cada questão da prova. Nesta matéria, vamos te explicar como ele funciona.
  • (Gazeta do Povo)

Gestão de Escola

Especialistas questionam currículo básico por falta de educação sexual nas escolas
  • Especialistas ouvidos pela Federação Internacional de Planejamento Familiar do Hemisfério Ocidental, da qual a ONG é parceira, avaliaram que o Brasil vai muito mal nesse quesito, especialmente porque não há no currículo básico escolar uma disciplina voltada exclusivamente para a sexualidade e a saúde reprodutiva. Jaqueline salienta que essa é uma recomendação da ONU desde 1994.
  • (EBC)
Crise empurra alunos para a rede estadual
  • Este ano, 32.350 jovens vão passar pela mudança: eles deixarão escolas privadas para estudar na rede estadual, que sofre as consequência de uma grave crise financeira. De acordo com a Secretaria de Educação, o número representa um aumento de 18,2% em relação ao ano passado, quando foram 27.357 matrículas de egressos da rede particular. Esse movimento vem aumentando a cada ano.
  • (O Globo)
Governo irá reduzir hora-atividade dos professores no Paraná
O governo do Paraná anunciou a intenção de reduzir a hora-atividade e alterar os critérios de distribuição das aulas dos professores concursados e dos contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS). As medidas foram comunicadas em reunião com a direção estadual da APP Sindicato na última segunda-feira. A proposta é reduzir de sete para cinco as horas-atividade semanais que cada professor tem direito (a cada 20 horas/aula semanais distribuídas), ou seja, o período que os professores terão disponível para preparar as aulas e corrigir provas e trabalhos. A APP disse ser contra a medida. (Gazeta do Povo)


Pesquisas e Estatísticas


3 de cada 4 alunos não sabem matemática do 9º ano em 85% dos municípios
Os números são alarmantes. Apesar de pequenas melhoras nos últimos anos, 85,3% dos municípios brasileiros têm menos de 25% dos estudantes com aprendizagem adequada em matemática no 9º ano do ensino fundamental, incluindo escolas públicas e privadas. Essa deficiência aumenta no ensino médio, onde apenas 7,3% dos alunos no país conseguem superar o mínimo de conhecimento considerado adequado para essa etapa. Pesquisa apontou ainda deficiências no ensino da língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. (Gazeta do Povo)



Outras do dia

Limite para dedução no IR de despesa com educação é inconstitucional, decide juiz
  • A Justiça Federal reconheceu o direito da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp) e de seus filiados à dedução integral das despesas com educação própria e de seus dependentes na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, compreendendo gastos com educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, cursos de graduação e pós-graduação e ensino técnico. A decisão é do juiz federal Heraldo Garcia Vitta, da 21.ª Vara Federal Cível de São Paulo.
  • (IstoÉ)
Ministro da Educação assina doação de 20 mil livros para presídios
  • Segundo o titular da pasta, além de ajudar na formação educacional dos presidiários, o acesso a bibliotecas também funciona como instrumento de redução de pena.
  • (G1)