sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O que foi notícia em Educação - 20/jan/2017


Na Sala de Aula

Metodologias ativas transformam informação em conhecimento
O acesso à informação pode ser uma das causas da indisciplina e até de atitudes desrespeitosas em sala de aula. Segundo Carolina Defilippi, mestre em educação pela Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) coordenadora da pós-graduação de inovação em educação do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores), crianças e adolescentes que nasceram em uma sociedade digital, familiarizados com ferramentas tecnológicas e acostumados a encontrar dados de seu interesse com facilidade e rapidamente, muitas vezes acreditam que não precisam respeitar hierarquias. “Eles acham que sabem mais que o professor e passam a afrontá-lo” (Porvir)


Avaliações


Para especialistas, maior dificuldade para mudar Enem será infraestrutura
  • As mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anunciadas na quarta-feira, 18, pelo Ministério da Educação (MEC) agradaram os especialistas, que dizem que as propostas já são discutidas há vários anos e são um "caminho natural" do exame. Está sendo discutido, por exemplo, que o exame seja realizado em um só dia, em vez de um fim de semana todo, e que seja feito pela internet. A dificuldade, avaliam, será a implementação de toda a infraestrutura necessária. Outro problema é manter a qualidade técnica da prova.
  • (Uol)
Só 7,7% dos candidatos do Enem tiveram nota mínima para pegar diploma
  • A edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai servir como diploma do ensino médio para que 83.434 brasileiros. Segundo o Ministério da Educação, esse é o número total de candidatos do exame que se inscreveram com o intuito de tirar o certificado de conclusão do ensino médio. No total, 1.076.092 participantes fizeram o Enem com esse objetivo, mas só 7,7% tiveram êxito.
  • (G1)
Nota do Enem de 20 mil alunos ainda não está disponível, diz Inep
  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou na manhã desta quinta-feira (19) que ainda não liberou o acesso às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 para cerca de 20 mil candidatos. A maioria está no grupo que fez a segunda aplicação das provas nos dias 3 e 4 de dezembro.
  • (G1)
  • Acesso ao resultado do Enem para 20 mil alunos está regularizado, diz Inep
  • (G1)

Gestão de Escola

Secretário da Educação estima fechamento de 600 turmas em escolas estaduais do RS
  • O secretário estadual da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, afirmou nesta quarta-feira que o ano letivo vai começar no início de março com uma redução de cerca de 600 turmas nas escolas da rede estadual. Os números ainda são estimados. A confirmação de quantos alunos serão impactados com mudança de turmas ou até mesmo de turnos virá depois do dia 17 de fevereiro, quando se encerra o período de matrículas.
  • (Zero Hora)
Por matrículas, cidades da Paraíba sorteiam bicicletas, TVs e até moto
Mais vale tentar ganhar uma das 50 bicicletas em Guarabira, uma televisão ou celular em Belém ou apostar tudo no sorteio de uma moto zero quilômetro em Pirpirituba? No agreste da Paraíba, qualidade do ensino e estrutura física viraram meros detalhes na hora de escolher onde estudar. (Folha de São Paulo)


Para pensar - artigos e opiniões


5 metas para a Educação brasileira em 2017
  • Estabelecer metas e buscar alcançá-las de forma obstinada é o primeiro passo para corrigir a rota da nossa Educação e colocá-la no caminho da qualidade. Eis algumas sugestões para fazer essa guinada acontecer, ainda neste ano
  • (O Estado de São Paulo)
Trump e os presídios, qual o papel da educação?
  • O que une essas duas notícias aparentemente dissociadas? Na pauta dos jornais esta semana, outra matéria, desta vez sobre o Enem, serve de amálgama: embora a nota média do exame tenha subido em matemática e linguagens, só 7,3% dos alunos atingem o aprendizado adequado em matemática. Ou seja, mais uma evidência aparece de que os alunos não estão aprendendo. Se não aprendem, o futuro reservado a eles não pode ser promissor, certamente não num contexto em que se demandam competências de nível superior para empregabilidade ou empreendedorismo.
  • (Folha de São Paulo)

Ensino Superior

Após Enem, faculdades brigam por alunos
  • Logo depois de o Ministério da Educação divulgar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na quarta-feira, 18, as principais instituições de ensino superior do País iniciaram uma operação de guerra para fechar o maior número de contratos com alunos. Os próximos dias estão entre os mais importantes do ano para o setor - que teve um faturamento líquido de R$ 49,2 bilhões em 2015, segundo a consultoria Hoper -, pois 5,8 milhões de estudantes fizeram a prova em 2016 e agora poderão escolher uma faculdade.
  • (A Tarde)

Profissonais da Educação

MEC libera recurso destinado a remunerar e capacitar professor
  • Garantir a remuneração de professores e profissionais da educação, custear cursos para aperfeiçoamento dos trabalhadores da área e adquirir equipamentos necessários ao ensino. Essas são algumas das ações que podem ser realizadas com os recursos do salário-educação, disponíveis nas contas correntes de estados e municípios desde terça-feira, 17. O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), transferiu R$ 934,2 milhões aos entes federativos na última sexta-feira, dia 13.
  • (MEC)
  • Capes eleva investimento para a formação de professores
  • (MEC)