segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O que foi notícia - 23/jan/2017


Na Sala de Aula

Ferramenta sugere programas ao ar livre para crianças
É possível morar em grandes cidades e estar, ao mesmo tempo, em contato com a natureza? Lançada pelo programa Criança e Natureza, iniciativa do Instituto Alana, a ferramenta GPS da Natureza mostra que sim. (Carta Educação)

Como as crianças da Finlândia respeitam as regras brincando
O cérebro das crianças trabalha melhor quando elas estão se movimentando, diz o professor-chefe. Elas não apenas se concentram melhor na aula, como também se saem melhor ao “negociar, socializar, formar grupos e amizades”. A Finlândia lidera o mundo ao descobrir que brincar é o mecanismo que mais ajuda no aprendizado das crianças. Elas aprendem no país por brincadeiras até os 7 anos e têm a garantia de receber intervalos de 15 minutos para recreação externa a cada hora durante todos os dias de aula (independentemente das condições climáticas) até o ensino médio. (Porvir)

Da escola para o espaço
Os funcionários do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), se depararam com uma cena inusitada na pausa para o almoço: um grupo de crianças brincando nos jardins do centro tecnológico. Eles se surpreenderam ainda mais ao saber que a garotada estava ali para participar de um curso dado exclusivamente para engenheiros qualificados. Seria quase impossível acreditar, porém, que aquela turma construiria um satélite que entrou em órbita na segunda-feira 16. Mas foi o que aconteceu com um projeto de matemática e ciências feito por alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba (SP). (IstoÉ)

Atenção aos sinais de desânimo
Resistência em voltar para a sala de aula deve ser avaliada com cuidado pelos pais. A recusa pode ter causas simples, como muito apego à família, ou mais graves, como ofensas por parte dos colegas. (Correio Brziliense)


Avaliações





Estudantes usam simuladores na internet para decidir vaga no Sisu
  • Na semana que vem, começa a inscrição no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada para entrar nas universidades públicas. E já tem muitos estudantes usando simuladores na internet para saber se podem conseguir aquela vaga tão desejada.
  • (JN)
MEC constata queda no número de redações nota mil
  • Em 2015, foram 104 textos com nota máxima; 250 em 2014 e 481 em 2013. Mesmo com queda na quantidade de notas máximas, o grupo que tirou entre 901 e 999 aumentou em relação ao ano anterior.
  • (Estado de Minas)
Jovens têm opções que vão além do Enem para continuar estudos
  • Com o resultado divulgado nesta quarta-feira (18), o estudante pode tentar ingressar em uma universidade pública pelo Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu), concorrer a uma bolsa em uma instituição privada pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou financiar a faculdade com o Programa de Financiamento Estudantil (FIES). As datas de cada processo já foram divulgadas pelo MEC. Se não for aprovado em nenhum desses programas, o candidato tem ainda alternativas como fazer um curso técnico, empreender ou se preparar para as provas deste ano.
  • (Portal Brasil)
Consulta sobre mudanças no Enem teve 110 mil respostas em dois dias
  • O governo federal afirma que a consulta pública que avalia mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já teve 110 mil respostas em 48 horas. O Ministério da Educação (MEC) abriu na quarta-feira (18) a consulta pública.
  • (G1)

Gestão de Escola

SP autoriza corte de gastos e não exclui Saúde e Educação
  • Decreto publicado nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial da Cidade autoriza órgãos da Prefeitura de São Paulo a reduzir a quantidade de serviços prestados por empresas terceirizadas para atingir a meta de redução de 15% nos valores desses contratos, e não exclui da meta as Secretarias de Saúde e Educação.
  • (Exame)
Pacto pela educação no ES pode alcançar ótimos resultados, diz especialista da USP
  • O modelo colaborativo implantado com sucesso no estado do Ceará tem tudo para transformar a educação no Espírito Santo. Essa é a avaliação do professor e pesquisador de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, Fernando Abrucio, que esteve na última quinta-feira (19) em Vitória para o lançamento do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
  • (Folha Vitória)

Inclusão

Brasil tem grandes desigualdades regionais nos índices de aprendizagem
  • Monitoramento da Meta 3 do Todos Pela Educação mostra que Norte e Nordeste evoluem e Sudeste permanece com as melhores taxas. É preciso ressaltar que as médias nacionais não são suficientes para entendermos a realidade educacional brasileira. Isto porque elas escondem discrepâncias de diversas naturezas, como é o caso das desigualdades regionais. Discriminando os dados por região, é possível enxergar as evoluções e necessidades específicas de cada uma e, assim, incidir com políticas públicas focalizadas.
  • (O Estado de São Paulo)
Com Sisu, nº de vagas da USP para cota racial cresce 376% em um ano
  • A adesão da Universidade de São Paulo (USP) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quebrou um tabu histórico da maior e mais conceituada instituição de ensino superior do Brasil: as cotas raciais. A implantação da política de ação afirmativa, porém, não veio de uma única decisão central da universidade. Após a aprovação, no Conselho Universitário (CO), da adesão parcial ao Sisu, em julho de 2015, cada faculdade, escola ou instituto ganhou autonomia para definir se participaria ou não da seleção do governo federal, com quantas vagas e de que forma.
  • (G1)
  • No 1º ano no Sisu, USP deixou de preencher 45,3% das vagas oferecidas via Enem
  • (G1)

Leis, políticas e politicagens

Educação aprova incentivo para escola pública que implantar laboratório de ciências
  • As escolas que apresentarem planos de investimento em laboratórios poderão receber assistência financeira adicional do PDDE, observada a disponibilidade orçamentária e financeira e desde que as ações estejam previstas no Plano de Ações Articuladas (PAR) do estado ou município.
  • (Câmara)

Pesquisas e Estatísticas

Metade das crianças e jovens do mundo sofre bullying, aponta ONU
Episódios de bullying ainda marcam a vida de crianças e jovens. Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que, em média, metade em média das crianças e jovens do mundo foi vítima de bullying em algum momento da vida. A consulta entrevistou 100 mil crianças de 18 países do mundo. No Brasil, o percentual é 43%, de acordo com o relatório. (Claudia)


Ensino Técnico


Sebrae disponibiliza 200 aulas online e gratuitas para empreender
  • Para muitos futuros empreendedores, a virada do ano é o empurrão que faltava para colocar em prática o sonho de negócio próprio. Porém, esses potenciais empresários logo enfrentam o primeiro desafio: a falta de capacitação – e de dinheiro para investir nela. Caso este seja o seu caso, temos uma boa notícia: o Sebrae, entidade que fomento ao empreendedorismo, disponibilizou todo seu material de educação à distância no site da instituição.
  • (Exame)

Educação de Jovens e Adultos

Sim, eu posso acabar com o analfabetismo
Quase 10 milhões de pessoas em mais de 30 países aprendem a ler com um programa cubano. Passados quase quarenta anos, em 2001, o Estado cubano começou a trabalhar em um projeto de cooperação internacional para combater o analfabetismo. Ele tem como principal objetivo a participação ativa dos alunos junto ao tecido social, econômico e político da comunidade onde vivem. Sua base é uma cartilha com apenas cinco páginas, que usa uma combinação de números e letras para ensinar pessoas com mais de 15 anos que nunca foram à escola, ou que cursaram poucos anos, a ler e escrever. O programa proposto por Relys, que ganhou o nome de Yo, sí puedo [Sim, eu posso], lança mão de recursos audiovisuais, como vídeo e televisão, e utiliza os algarismos para facilitar o processo de aprendizado da leitura e da escrita. (El País)


Ensino Superior


Fies: um pesadelo para o aluno e uma farra para as universidades
  • O Fies, um programa de financiamento estudantil que nasceu como uma excelente ideia ao abrir as portas das faculdades para jovens desfavorecidos, se transformou numa grande farra para universidades privadas – que chegaram a crescer 22 130%, como o grupo Kroton – e um pesadelo para os estudantes. VEJA entrevistou quase uma centena de alunos que têm ou tiveram financiamento do Fies e encontrou um leque de irregularidades relacionadas às mensalidades que fazem com que apoiados pelo Fies paguem mais que os outros estudantes. Mas a disparidade é só um dos indícios de que o Fies é um programa mal gerido e mal fiscalizado. Há outro efeito perverso: o endividamento superlativo de milhares de estudantes de baixa renda, o que levou a uma taxa de inadimplência de 49%.
  • (Veja)
Enquanto Cade avalia fusão com Kroton, executivo de 33 anos reestrutura Estácio
  • Um executivo de 33 anos está à frente de uma reestruturação da Estácio Participações, o segundo maior grupo de ensino privado do país, com cerca de 550 mil alunos. Pedro Thompson assumiu a presidência da Estácio no fim de agosto do ano passado, 15 dias após os acionistas da empresa aprovarem a fusão da companhia com a líder de mercado Kroton. Ele se refere ao negócio como “possível fusão”, diz que gerencia a empresa “pensando exclusivamente na Estácio” e que seu foco é “melhorar a rentabilidade”.
  • (G1)

Profissonais da Educação

Quase 50% dos professores não têm formação na matéria que ensinam
  • Quase um terço (32,3%) só dá aulas em matérias para as quais não tem formação específica. Outros 14% se desdobram entre a área em que são titulados e outras para as quais não são habilitados. Os dados são do Censo Escolar de 2015 e foram tabulados pelo Movimento Todos Pela Educação. Na comparação com 2012, o quadro praticamente não se alterou. Sociologia, filosofia e artes registram os piores resultados. Física e química aparecem na sequência.
  • (Folha de São Paulo)

Outras do dia

Estácio vê otimismo para captar alunos após lançar financiamento
  • A Estácio Participações, segunda maior empresa de ensino superior privado do país, está otimista quanto à captação de estudantes para o primeiro semestre de 2017 e espera atrair tantos alunos quanto no ano passado, apesar de cortes em despesas com publicidade e custo docente. Entre os fatores que contribuem para captar novos estudantes, o executivo citou a criação de um novo programa de financiamento privado.
  • (Exame)
MPF denuncia por fraude candidato pego no Ceará com escuta no Enem
  • O candidato foi flagrado utilizando “cola eletrônica” durante o segundo dia de provas da edição 2016 do exame. Laudo pericial comprovou que o candidato utilizou equipamentos eletrônicos para a troca de mensagens sobre a prova com outra pessoa.
  • (G1)