sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O que foi notícia em Educação - 27/jan/2017


Na Sala de Aula

Professor cria método para ajudar aluno a aprender a estudar
Há dez anos, Fábio empreende uma cruzada contra o ensino chato, a desmotivação dos alunos e a frustração e cansaço dos professores na prática na sala de aula. Segundo ele, o diagnóstico compartilhado por profissionais de educação mundo afora é que o modelo de aula expositiva tradicional está falido, pois ensina pouco, e não desenvolve as habilidades necessárias para o século XXI. "Os alunos em geral não sabem estudar. Passamos doze anos na educacao básica e não temos uma aula de como estudar. E somos cobrados por uma tarefa que não aprendemos a fazer", conta o professor. Com base em sua experiência como aluno, Fábio desenvolveu o Método de Estudo das Quatro Etapas, que norteia as oficinas. (El País)

Professor cria projeto de intercâmbio cultural através da música
O projeto “Cantando pelo mundo – cantigas e brincadeiras” é uma proposta de intercâmbio musical e cultural, realizada por meio de uma plataforma colaborativa entre alunos e professores das escolas do PEA (Programa de Escolas Associadas) da Unesco (agência da Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura), e aberto a toda organização vinculada à educação musical no Brasil e no mundo. (Porvir)

6 maneiras de usar o Google Scholar na sala de aula
  • O Google Scholar ou Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa do Google, foi lançada há bastante tempo, mas até hoje muitas pessoas não usam e nem sabem usar, ele permite fazer pesquisas em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. Não deixe de usar essa ferramenta, ela é muito boa e poderá te ajudar bastante na sala de aula.
  • (Canal do Ensino)


Saiba como fazer um mapa mental eficaz para o estudo; veja o vídeo
Muito utilizado nos ambientes corporativos, o mapa mental (ou mind map) tem conquistado adeptos também nas salas de aula. Além de sua aplicação em brainstormings (tempestade de ideias) e para a resolução de problemas, ele funciona como uma eficaz ferramenta para otimizar os estudos e potencializar a aprendizagem de estudantes de todas as etapas do ensino, incluindo vestibulandos e até concurseiros. (Gazeta do Povo)


Gestão de Escola


Lifelong learning: aprendizado ao longo da vida
Como afirmou recentemente o engenheiro americano Peter Diamandis, criador da Singularity University, a era de transformações exponenciais está apenas começando. Diante desse cenário, só nos resta uma certeza: educar uma pessoa desde cedo e por apenas parte da sua vida para que ela exerça uma função específica durante o resto a sua existência não faz o menor sentido. (O Estado de São Paulo)


Inclusão


A educação física e o bullying nas escolas
A forma como hoje é tratada a aula de educação física nas escolas, competitiva e excludente, ajuda a rotular crianças e jovens que carecem de habilidade para o esporte, por exemplo. Isso faz com que esse jovem se afaste de vez das atividades físicas, criando um trauma pelos exercícios. Esse bullying escolar praticado durante as atividades físicas envolve, principalmente, as crianças acima do peso e os mais tímidos, seja para executar os exercícios impostos pelo professor durante a aula, seja naquela divisão de equipes onde os menos habilidosos sempre são deixados por último. (Gazeta Esportiva)


Leis, políticas e politicagens


MEC promete base curricular do infantil e fundamental para 1º semestre
  • O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse na manhã desta quinta-feira (26) que a primeira etapa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino infantil e fundamental será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) "nas próximas semanas" e deve ser homologada até o fim do primeiro semestre deste ano.
  • (G1)
  • Ministério da Educação apresenta avanços da terceira versão da Base Comum Curricular
  • (MEC)

Pesquisas e Estatísticas

Adolescentes devem entrar mais tarde na escola, mostra estudo
Vários estudos já sugeriram que atrasar o horário de entrada na escola melhora o sono e, consequentemente, o desempenho dos alunos durante a adolescência. Um deles, que acaba de ser publicado, contou com dados de 30 mil estudantes canadenses de 362 escolas de todas as partes do país. (Uol)


Ensino Superior


Ministro diz que alunos não serão prejudicados por 'dificuldade' em sistemas do MEC
  • Após falhas na divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta quinta-feira (26) que dificuldades enfrentadas pelos sistemas do Ministério da Educação (MEC) não prejudicarão os candidatos.
  • (G1)
Sisu tem prazo de inscrição prorrogado após falhas em acesso
  • O prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi prorrogado para até as 23h59 de domingo (29), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Segundo o MEC, o resultado está mantido para segunda-feira (30) e as inscrições são realizadas no http://sisu.mec.gov.br/.
  • (G1)
  • Sisu: nota de corte parcial mais alta em medicina sobe para 899,8 pontos
  • (G1)
MEC divulga regras do Prouni
  • O Ministério da Educação divulgou, nessa quinta-feira (26), o edital com as regras e os prazos para inscrição no Prouni do início do ano. O programa concede bolsas para alunos de baixa renda cursarem uma faculdade em instituições particulares. O processo seletivo começa na próxima terça-feira (31).
  • (Hoje)

Profissonais da Educação

PR: Professores fazem protesto e exigem diálogo com secretária de Educação
Centenas de professores da rede estadual de ensino do Paraná protestam desde as 8h30 desta quinta-feira (26), em Curitiba, em frente à sede da Secretaria de Educação contra uma resolução anunciada recentemente pelo governador Beto Richa (PSDB) que trata da distribuição de aulas na rede estadual. Os trabalhadores e representantes do sindicato exigiram uma reunião com a secretária de Educação do Paraná, Ana Seres Trento Comin, e foram atendidos por volta das 10h. (G1)

  • Justiça concede reintegração de posse de prédio ocupado por professores
  • (Gazeta do Povo)


Eventos

Curso online mostra como aplicar neurociência na educação
A busca pelo desenvolvimento integral do aluno e pela personalização do ensino exige do professor um entendimento de como o processo de aprendizagem acontece. E isso pode acontecer com o auxílio de um novo curso online voltado a educadores, que vai recuperar os mais recentes avanços da neurociência e explicar como aplicar seus conceitos ao dia a dia para identificar potencialidades e dificuldades dos alunos. (Porvir)

'Dever cumprido', dizem alunos que representaram o Brasil em prêmio
Os dois estudantes e a professora da Escola Estadual Dimas Mozart e Silva de Taquarituba (SP), que representaram o Brasil no prêmio internacional de sustentabilidade "Zayed", nos Emirados Árabes Unidos, afirmam que o sentimento é de "dever cumprido" após ficarem entre os três finalistas. A cerimônia aconteceu no dia 16 de janeiro em Abu Dhabi, onde concorreram a U$100 mil. Contudo, apesar de não conquistarem o primeiro lugar, eles ressaltam a importância de terem participado do evento. (G1)


Outras do dia



Ministro da Educação tem 1 a cada 5 compromissos em reduto eleitoral
  • Praticamente um em cada cinco dias com agendas oficiais de 2016 do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), ocorreu em Pernambuco, sua base eleitoral e onde é cotado para disputar as eleições ao governo estadual.
  • (Folha de São Paulo)
Sete pessoas são denunciadas por fraude no Enem no Ceará
  • Sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Ceará. A investigação, iniciada em 2014 pela Polícia Federal — que resultou na prisão de duas pessoas no Estado, à época — comprovou que os acusados usavam de condições especiais para fazer a prova em horários diferenciados. Assim, tinham tempo hábil para ter acesso ao gabarito.
  • (O Povo)