quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O que foi notícia - 26/jan/2017


Na Sala de Aula

Esta tabela periódica mostra de onde vem cada elemento que forma você
Na tabela periódica criada pela astrônoma Jennifer A. Johnson pode-se ver a origem de criação de cada um dos elementos químicos dentro do sistema solar. Para tornar a tabela mais próxima ainda de nossa realidade, ela limitou os elementos representados a apenas aqueles presentes no corpo humano. Desde supernovas a raios cósmicos, é possível identificar da onde vem cada partícula do nosso corpo. (Galileu)


Avaliações


Alunos que fizeram 2.ª aplicação do Enem questionam notas
O problema está na metodologia adotada pelo Inep, que faz com que um único erro na segunda prova tenha um desconto muito maior do que na primeira. A chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI) categoriza as questões entre fáceis, médias e difíceis e as pontua com base no total de respostas certas dadas durante o exame. Assim, se todos os candidatos acertam uma pergunta, ela passa a valer menos do que outra com uma taxa menor de acertos. (Gazeta do Povo)


Leis, políticas e politicagens


MEC apresenta ao CNE avanços da Base Nacional Comum Curricular na etapa final de elaboração
  • O Ministério da Educação apresenta, nesta quarta, 25, e quinta-feira, 26, os últimos avanços no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No primeiro dia de trabalho, a estrutura da terceira versão foi apresentada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) pela secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, que preside o comitê gestor da Base.
  • (MEC)
Estado poderá ser obrigado a oferecer creche e escola perto da casa de alunos
  • A LDB já se refere à necessidade de escola pública perto à casa do educando, mas limita a proximidade à parte final da educação infantil (a partir dos quatro anos) e ao ensino fundamental.
  • (Câmara)

Para pensar - artigos e opiniões

Precisamos abandonar o ensino fragmentado
"O Foco Triplo —uma Nova Abordagem para a Educação" é o livro tratado neste artigo. "Senge afirma que, sem ferramentas que estimulem a evolução da habilidade de fazer esse tipo de conjectura, a "inteligência sistêmica inata permanece não cultivada, como ocorre com a inteligência musical inata se as crianças nunca tiverem acesso a instrumentos musicais". O problema, continua o autor, é que o modelo educacional ainda dominante, em que prevalecem currículos fragmentados, com temas apresentados em disciplinas separadas, vai na contramão do estímulo ao pensamento sistêmico." (Folha de São Paulo)


Ensino Superior


MEC mantém prazos do Sisu e promete resolver problema de acesso nesta quarta
  • O Ministério da Educação (MEC) afirmou que o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está mantido apesar dos problemas de acesso para alguns candidatos. De acordo com nota divulgada pelo ministério na tarde desta quarta-feira (25), a edição do primeiro semestre do Sisu será encerrada às 23h59 de sexta-feira (27).
  • (G1)
  • MEC esclarece procedimentos sobre a edição deste semestre do Sisu
  • (MEC)
  • Sisu tem problema de acesso pelo segundo dia consecutivo
  • (G1)
  • Sem conseguir se inscrever no Sisu, candidatos pretendem acionar Ministério Público Federal
  • (JC online)
  • Após 43 horas, Sisu tem 1,79 milhão de inscritos
  • (G1)
Quem não fez o Enade terá uma semana para regularizar situação
  • Os estudantes habilitados a fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 e que não fizeram as provas no dia 20 de novembro, têm até a próxima terça-feira (31) para pedir dispensa da avaliação. Segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 216.044 inscritos, 20.150 (9,33%) não fizeram o exame. Quem não regularizar a situação não poderá colar grau.
  • (Estudo Prático)