sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Notícias de educação 10/fev/2017


Na Sala de Aula

Conheça as ‘superescolas’ – e saiba como elas pretendem reinventar a Educação
Para as escolas, é mudar ou morrer! Mas como mudar? Eis uma questão para qual Laurene decidiu procurar respostas. Em 2015, ela idealizou o XQ Challenge: The Super School Project, maior desafio aberto ao público para repensar o ensino médio e a experiência escolar já realizado nos Estados Unidos. Estudantes, professores, pais, empreendedores, designers, entre vários outros, participaram da competição, imaginando como seria a “superescola” e apresentando um plano factível para transformar suas ideias em realidade. Dos 700 projetos selecionados, foram escolhidos os 10 mais “audaciosos, arrojados e incomuns”. Cada um terá 10 milhões de dólares e cinco anos para testar o plano na prática. (O Estado de São Paulo)

Neurociência coloca em xeque a aula tradicional
Qual é a diferença entre assistir à televisão e acompanhar uma aula expositiva? Há quem diga que a segunda opção exige maior concentração, mas a verdade é que elas são praticamente iguais para o cérebro e ambas registram baixa atividade neural. Descobertas como essa trazem apenas mais indícios de que, pela neurociência, a aula tradicional já está com os seus dias contados. (Porvir)

Tecnologia a serviço da educação - tirando o melhor proveito
Nas escolas, muitos professores e diretores têm se preocupado com o constante uso da tecnologia por parte dos seus alunos, que insistem em permanecer conectados aos seus smartphones mesmo durante as aulas. No entanto, ao invés de tentar combater os aparatos tecnológicos, a medida mais inteligente é colocá-los a serviço da educação, desde os níveis infantis até pós-graduação. (Terra)

Tecnologias emergentes impactam o setor de educação em 2017
Introduzir métodos para trabalhar as habilidades socioemocionais e desenvolver a capacidade cognitiva dos jovens nas escolas é um dos maiores desafios da educação no país, segundo o estudo "As Perspectivas Tecnológicas para o Ensino Fundamental e Médio Brasileiro", do NMC Horizont Report, entidade que examina as tecnologias emergentes e seu potencial de impacto e de uso para o ensino, aprendizagem e investigação criativa em escolas. O levantamento mostra que as tecnologias emergentes têm potencial para impactar o ensino no Brasil até 2017 e se tornarem a maior tendência do mercado educacional. (Terra)

Entenda porque a melhor forma de aprender é viajando
A maioria de nós concorda que a maior parte da educação na vida acontece fora de uma sala de aula. Na verdade, viajar é uma forma de aprender algumas das coisas mais importantes para a sua vida. Você aprende coisas novas, descobre lados de si mesmo que desconhecia, e passa por realidades diferentes da sua. (Universia)


Gestão de Escola






Estudo mostra que tirar PNE do papel traria gasto extra de R$600 bilhões
  • O Plano Nacional de Educação (PNE) entrou em vigor em 2014, mas, até agora, diversas metas previstas na lei para o ano passado ainda não foram cumpridas. Outras com prazo limite em 2024 também estão longe de se tornar realidade. Um estudo do Instituto IDados analisou quanto seria necessário para tirar o PNE do papel. Segundo o levantamento, o custo total do Plano representaria um investimento de 16,4% do PIB a cada ano.O Brasil gasta atualmente cerca de 6% de seu Produto Interno Bruto com a Educação.
  • (O Globo)
Como devem ser estruturados os processos de escuta nas escolas?
  • As recentes manifestações estudantis pelo Brasil deixam um recado claro: os estudantes querem participar ativamente das decisões que definem não só o funcionamento da escola que frequentam, mas de toda política educacional do país. A gestão democrática está amparada na Constituição Federal, mas ainda é uma prática pouco adotada. A maioria das unidades da rede ainda não consegue viabilizar e incentivar a participação de estudantes, funcionários, familiares e professores nos rumos da escola.
  • (Porvir)
O caminho da Educação de qualidade
  • O período de transição de gestões ou mandatos é um momento conveniente para que os cidadãos façam um balanço do que está e do que não está dando certo em sua cidade. Muitos municípios estão passando por trocas de equipes nas secretarias, e os projetos e ações das pastas estão sob análise. É oportuno saber o que está funcionando e o que não está, e exigir continuidade ou mudanças. Na área da Educação municipal não poderia ser diferente.
  • (Todos pela Educação)

Inclusão

Como escolha de times nas aulas de educação física pode deixar traumas nas crianças
Mesmo uma pequena (e não científica) pesquisa entre colegas de trabalho ou entre amigos em um bar já pode mostrar que a prática de escolher times durante as aulas de educação física permanece gravada na memória de muitos como uma espécie de tortura. A prática ainda é comum em aulas de educação física ao redor do mundo, mas um professor especialista em formação de docentes, David Barney, da universidade americana Brigham Young, quer acabar com essa tradição. (BBC)


Leis, políticas e politicagens


Novo ensino médio será implementado a partir de 2018
  • Aprovadas nesta quarta-feira (8) pelo Senado, as mudanças referentes à flexibilização do ensino médio deverão ser implementadas a partir de 2018. De acordo com o texto do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34/2016, que substituiu a Medida Provisória (MP) 746, em vigor desde setembro de 2016 e seguiu para sanção presidencial, o cronograma para a implantação da reforma deverá ser elaborado no primeiro ano letivo após a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevista para 2017. Já flexibilização do currículo, por sua vez, deverá ocorrer um ano depois, ou seja, a partir de 2019.
  • (Gazeta do Povo)
  • Reforma do Ensino Médio: veja o que muda após a aprovação do texto no Senado
  • (iG)
  • Sem investimento, reforma do ensino médio pode piorar desigualdade, dizem especialistas
  • (G1)
  • Estudantes só vão testar mudanças no ensino médio em 2019
  • (Terra)
  • Sindicato dos professores chama MP de “golpe contra juventude”
  • (Exame)
Prazo de consulta pública sobre mudanças no Enem é adiado para 17 de fevereiro
  • A consulta pública sobre as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ar desde o dia 18 de janeiro, foi adiada para o dia 17 de fevereiro. A princípio, o Ministério da Educação havia determinado que o prazo acabaria nesta sexta-feira (10). Até as 10h desta quinta, segundo o MEC, a consulta havia recebido 414 mil respostas.
  • (G1)

Para pensar - artigos e opiniões

Como criar escolas não extrativistas: o exemplo de Xangai
  • Numa reunião sobre educação, um jovem professor se levantou e disse: "Há escolas que são meramente extrativistas". Ante a perplexidade geral, ele esclareceu que se tratava de unidades que sugavam o que os docentes traziam de sua formação inicial na universidade, mas não agregavam nada que os fizessem aprimorar o seu trabalho.
  • (Folha de São Paulo)

Profissonais da Educação

PR: Secretaria de Educação suspende distribuição de aulas após liminar
  • A Secretaria de Estado da Educação (SEED) interrompeu temporariamente a distribuição de aulas na rede pública estadual de ensino. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9), após notificação da liminar da Justiça que suspendeu a redução de hora-atividade dos professores, que passaria de sete para cinco horas em 2017.
  • (G1)

Outras do dia

CE: Sem merenda e transporte, alunos estão sem aula em Paracuru
  • Dois dias antes da data prevista para o ano letivo de 2017 começar, os cerca de sete mil alunos da rede municipal de Paracuru (Litoral Oeste) souberam que não teriam aula. Faltam merenda, transporte e professores. Os livros destinados ao ensino ainda estão amontoados em um dos corredores da Secretaria da Educação.
  • (O Povo)
MG: Guardas municipais passam a atuar nas escolas mais violentas da capital
  • Com o objetivo de trazer mais segurança para as escolas da capital, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou um levantamento das instituições com maior índice de violência e disponibilizou 90 guardas municipais para atuar nesses locais. A decisão foi tomada em uma reunião entre as secretarias municipais de Educação (SMED) e Segurança Urbana e Patrimonial (SMSEG) realizada no início do mês de fevereiro.
  • (Hoje em Dia)