segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Notícias de Educação - 13/fev/2017


Na Sala de Aula

Famílias adeptas da 'desescolarização' tiram filhos do colégio em São Paulo
Mais de cinco séculos após o surgimento de escolas nos moldes atuais, pais de classe média e alta optam por tirar os filhos do colégio ou nem sequer matriculá-los. São adeptos da chamada "desescolarização", ou "unschooling". Diferente do que ocorre na educação domiciliar, ou "homeschooling", essas famílias não ensinam em casa a grade curricular. A ideia é, justamente, fugir de objetivos e regras da vida da escola. (Folha de São Paulo)

Dificuldade em matemática pode ser transtorno neurológico. Mas é possível superá-lo
Mais do que falta de habilidade com os números, os problemas relacionados ao aprendizado da matemática podem caracterizar a discalculia, distúrbio que costuma dar seus primeiros sinais já no início da etapa escolar. Decorrente de uma má formação neurológica, ela se caracteriza pela dificuldade do aluno em realizar cálculos e/ou reconhecer números, o que compromete seu desempenho escolar e sua autoestima. (Gazeta do Povo)

Teatro faz melhorar desempenho de alunos da rede pública de Alagoas
O teatro tem o poder de transportar o público para outros mundos e épocas, através de histórias encenadas no palco. A experiência é enriquecedora para quem assiste, mas em Maceió ela é ainda mais enriquecedora para os atores, estudantes de escolas públicas da capital e de outras instituições de ensino que viram melhorar o desempenho em sala de aula e em casa desde que começaram a atuar. (G1)


Avaliações




Ensino médio integral da rede estadual registra melhora no desempenho em SP
  • O governo de São Paulo informou nesta quinta-feira (9) que o ensino médio da rede estadual em tempo integral obteve no ano passado avanço histórico na média do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Em 2016, as unidades atingiram a marca histórica de 73,4%, comparado com 2012, primeiro ano do programa na rede paulista. O índice saltou de 2,14 para 3,71. Os resultados mostram que o ensino médio regular superou pela quarta vez consecutiva a nota da avaliação anterior. Saltou de 2,25, em 2015, para 2,30, em 2016.
  • (http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-02-09/ensino-medio-sp.html)

Gestão de Escola

Aulas recomeçam com velhos problemas nas escolas do país
  • As aulas começaram nas escolas do país e infelizmente velhos problemas já aparecem logo nos primeiros dias. Em São Paulo, está faltando o essencial, como merenda e professor. Não é um problema isolado. O Bom Dia Brasil encontrou essas situações em escolas públicas estaduais e também municipais pelo país.
  • (Bom Dia Brasil)

Leis, políticas e politicagens

Estados dizem que reforma do ensino médio deverá entrar em vigor só em 2020
  • A reforma do ensino médio, que foi aprovada na semana passada pelo Congresso, poderá ser implementada somente em 2020, segundo previsões feitas pelos Estados e por escolas particulares, que consideram também o risco de que as mudanças nem cheguem a todas as escolas do País. O motivo é o fato de a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é fundamental para a viabilização das alterações, ainda está em discussão no MEC (Ministério da Educação).
  • (iG)
  • Estudantes, professores e entidades querem participar da reforma do ensino médio
  • (Hoje em Dia)
MP do ensino médio é contestada no Supremo
  • Aprovada pelo Senado na noite de quarta-feira, a reforma do ensino médio seguiu para sanção do presidente Michel Temer e também passará pelo crivo do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá pela constitucionalidade ou não da matéria. Primeira reforma do governo Temer a ser aprovada pelo Congresso, a proposta é contestada pelo PSol e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que ingressaram no ano passado com duas ações diretas de inconstitucionalidade no STF. Relator das duas ações, o ministro Edson Fachin já liberou a reforma do ensino médio para julgamento pelo plenário da Corte. Cabe à presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, definir a data do julgamento, que segue sem previsão.
  • (Correio Braziliense)
Escolas antecipam reforma do ensino médio
Antes mesmo da reforma do ensino médio começar a valer, colégios particulares de São Paulo já oferecem modelos que se assemelham à proposta aprovada pelo Senado. Os alunos podem escolher itinerários de estudo, aulas extras optativas e projetos interdisciplinares que os aproximam do mercado de trabalho. Apesar de terem adiantado algumas das mudanças, os colégios dizem que a reforma ainda deixa dúvidas e incertezas quanto à sua aplicação. (O Estado de São Paulo)

Comissão Especial da Escola Sem Partido tem duas audiências na próxima semana
  • A Comissão Especial da Escola Sem Partido (PL 7180/14) promove duas audiências públicas nesta semana. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será votada na comissão especial. Se for aprovada, poderá seguir para o Senado sem necessidade de ser analisada pelo Plenário da Câmara.
  • (Câmara)


Para pensar - artigos e opiniões

A importância de brincar para educação
Ao longo do tempo e com os avanços tecnológicos, brinquedos e brincadeiras foram mudando, mas o prazer da criança em brincar é o mesmo. E é de extrema importância que nós, educadores, levemos a sério tal ato, não só para um melhor processo de aprendizagem das crianças, como também para sua evolução como ser humano. Nosso papel é orientar esse processo, com projetos que ajudem no desenvolvimento e nas habilidades específicas de cada faixa etária. (Carta Educação)


Ensino Superior


O ensino de medicina no Estado de São Paulo em 9 números
Os resultados mostram que, na avaliação do conselho, 56% dos médicos recém-formados no Estado não estão aptos a exercer a profissão. No total, 1.511 recém-formados em escolas de medicina foram reprovados na avaliação, que tem 120 perguntas sobre exercício de medicina (para ser aprovado, é preciso acertar ao menos 60% das questões). (Nexo)

Uerj adia reinício de aulas pela quinta vez
  • A decisão foi tomada pela Reitoria da instituição logo após reunião da Diretoria das Unidades Acadêmicas na sexta-feira (10). As atividades deveriam ser retomadas nesta segunda, dia 13. O motivo dos atrasos sucessivos é a crise financeira do Estado, que deixou a universidade sem condições de funcionamento.
  • (G1)


Profissonais da Educação

Greve de professores vira rotina nas escolas do Paraná
  • Na próxima quarta-feira (15), os estudantes da rede estadual irão voltar às aulas em todo o Paraná. Ao completar o primeiro mês do ano letivo, no entanto, eles já deverão enfrentar a primeira greve dos professores em 2017. A paralisação, a partir de 15 de março, foi aprovada em assembleia realizada pela categoria neste sábado (11), em Maringá.
  • (Gazeta do Povo)