quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Notícias de Educação - 15/fev/2017


Na Sala de Aula

Ensino Religioso deve fazer parte do currículo escolar?
É possível conciliar a laicidade do Estado e o Ensino Religioso nas escolas? Para os defensores da disciplina, a resposta é positiva e costuma estar baseada no respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e na proibição de qualquer forma de proselitismo dentro das salas de aula asseguradas pela legislação federal. Na prática, no entanto, parece difícil que as escolas consigam garantir que essa ampla diversidade religiosa seja contemplada no currículo de forma a não excluir ou constranger os alunos ou que seus professores tenham a objetividade necessária para tratar o tema sem enfatizar suas crenças pessoais. (Gazeta do Povo)

  • Formação dos professores é desafio para o ensino da disciplina
  • (Gazeta do Povo)


Avaliações

Educação no Ceará tem avaliação do 5º ano 'intermediária' e 'crítica' no 9º
  • Apesar dos avanços verificados nos últimos anos, os estudantes da rede pública de ensino do Ceará não conseguiram alcançar índice satisfatório de desempenho segundo análise de desempenho realizada pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em 2016. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (14) no Palácio da Abolição, pelo governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Educação, Idilvan Alencar.
  • (G1)
  • 86% dos estudantes terminam o 2º ano alfabetizados, aponta Spaece
  • (O Povo)
Preparação para o vestibular deve começar no início do ano; confira cinco dicas
  • O ano letivo nem bem começou e já tem aluno a todo vapor com os estudos – de olho nas provas do vestibular do segundo semestre. Ainda que pareça exagero à primeira vista, uma boa organização ainda no início do ano pode garantir um melhor desempenho nas seleções para as universidades mais disputadas.
  • (iG)

Gestão de Escola

Governo do DF oferece bolsas a crianças que ficaram sem vagas na rede pública
  • Crianças de 4 e 5 anos que ficaram fora da rede pública de ensino do Distrito Federal por falta de vagas poderão receber bolsas de estudo temporárias oferecidas pelo governo. Serão 2,5 mil benefícios de R$ 456,17 mensais, pagos às instituições particulares de ensino infantil que tiverem vagas disponíveis para o programa. As escolas credenciadas não poderão cobrar taxas extras dos estudantes.
  • (EBC)

Leis, políticas e politicagens

"Lavagem cerebral" ou "Lei da Mordaça": Escola Sem Partido divide opiniões
  • Debatedores divergiram, em audiência na Câmara nesta terça-feira (14), sobre o Projeto de Lei 7180/14, o chamado projeto “da Escola Sem Partido”. A proposta obriga as escolas a respeitarem as convicções do aluno, de seus pais ou dos responsáveis. Segundo o texto, os valores de ordem familiar têm precedência sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa.
  • (iG)
Secretária do MEC volta a falar em “revisão” do PNE
  • “O PNE foi aprovado em um momento em que a situação não parecia tão dramática, e agora se trata de termos a responsabilidade não só fiscal, mas social, de examinar as metas e tentar pensar quais são as prioridades”, afirmou a secretária ao jornal Valor Econômico, em matéria publicada dia 06/02.
  • (Educação Integral)
Senadores criticam retirada do espanhol como idioma obrigatório
  • A Medida Provisória 746/2016, que reformou o ensino médio, aguarda sanção presidencial. O texto manteve o ensino obrigatório de inglês a partir do 6º ano do ensino fundamental, mas retirou o espanhol da grade curricular. O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) lamentou a decisão. Segundo ele, o espanhol é uma língua apropriada para uso no Brasil, que é cercado por vizinhos que possuem o idioma como língua oficial. Usando o mesmo argumento, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou que o ensino obrigatório somente do inglês não condiz com a realidade do Brasil.
  • (Correio Braziliense)

Pesquisas e Estatísticas

São Paulo cai seis posições no ranking das melhores cidades para estudar
  • A cidade de São Paulo caiu 6 posições na 5ª edição do ranking QS Best Student Cities, divulgado no fim da tarde desta terça-feira (14), no horário de Brasília. A capital paulista caiu da 63ª para 69ª posição, dentre 100 cidades listadas. Pela primeira vez, o Rio de Janeiro entra no ranking e ocupa o 94º lugar. O estudo é organizado pelos analistas de educação superior global da QS Quacquarelli Symonds – os mesmos compiladores do QS World University Rankings.
  • (G1)

Ensino Superior

Faculdades que utilizam o Enem para o vestibular
  • Algumas instituições já substituíram completamente o vestibular pela nota do Enem, preenchendo todas as suas vagas com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Outras instituições públicas destinam uma parte de suas vagas para o Sisu. Já as faculdades particulares podem usar o Enem para selecionar candidatos a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou considerar a nota do Enem como critério para selecionar seus alunos, eliminando o vestibular.
  • (Terra)
Instituições são convocadas para atualizar classificação de cursos
  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio de chamada pública, está convocando instituições federais de ensino superior para que apresentem projetos para a revisão e atualização da classificação dos cursos de graduação e sequenciais. A classificação adotada hoje é de 2000, e encontra-se obsoleta em função da expansão dos cursos de graduação, da diversificação de nomenclaturas para denominação dos cursos e da criação de novas áreas de conhecimento.
  • (MEC)

Eventos

Desafio incentiva criação de projetos para redução e descarte de resíduos
  • Uma competição pretende mobilizar professores e estudantes de todo o país em ações de consumo consciente e sustentabilidade. Para incentivar escolas a trabalharem o famoso conceito dos 4Rs –repensar, reduzir, reutilizar e reciclar, o Instituto Akatu e a Braskem lançam o desafio “Turma que Recicla”, que engaja alunos do ensino fundamental em um percurso gamificado na plataforma Edukatu.
  • (Porvir)