terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Notícias de Educação - 14/fev/2017


Nossa palavra

Novo programa está no ar!
  • A lei que altera o Ensino Médio foi promulgada. Essa lei "vai pegar"? Em que ano? Já falam que só em 2020...
    Algumas reflexões sobre o que significa o "novo" Ensino Médio.
  • (Focando Educação)
E por falar no Ensino Médio...
  • 13 respostas sobre o Novo Ensino Médio
  • (Nova Escola)
  • Quais os desafios na implantação da reforma do ensino médio nas escolas
  • (Nexo)
  • Reforma do Ensino Médio tem vantagens interessantes e foi aprimorada
  • (CBN)

Na Sala de Aula

Escola acaba com a lição de casa e índice de leitura aumenta
É possível acabar com a lição de casa? Uma escola norte-americana está provando que sim – e mais: com apoio dos pais e bons efeitos colaterais. Passados cinco meses do início de uma política que aboliu as tarefas de casa na Orchard Elementary, escola primária localizada no distrito de South Burlington, nos Estados Unidos, os pais dos estudantes relatam que os índices de leitura de seus filhos têm melhorado. (Gazeta do Povo)

O que esperar da educação nos próximos anos?
Personalização, educação mão na massa, uso de dados na gestão da aprendizagem e novas estratégias para impulsionar o ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Algumas das principais tendências apresentadas na Bett Show, conhecida como a maior feira de educação e tecnologia do mundo, dão pistas do que vai transformar a sala de aula nos próximos anos. (Porvir)

CE: Escolas da rede estadual terão programa de mediação de conflitos
  • O projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Ceará (MPCE), visa promover ações voltadas para a cultura de paz e a mediação de conflitos no contexto escolar, estimulando o diálogo e a escuta ativa no enfrentamento e na resolução dos conflitos.
  • (O Povo)



Gestão de Escola

Grupo SEB compra operação da Maple Bear na América do Sul por R$160 mi
  • O Grupo SEB do Brasil anunciou nesta segunda-feira (13) acordo para a aquisição do controle das operações da canadense Maple Bear na América do Sul por R$ 160 milhões, dando início à internacionalização dos negócios no setor de educação.
  • (G1)
  • Com aquisição, Grupo SEB busca expansão internacional
  • (Exame)
  • Grupo SEB espera janela para IPO, diz Chaim Zaher
  • (Exame)

Inclusão

52% dos aprovados na 1ª chamada da Unicamp são da rede pública
  • É o segundo ano consecutivo que percentual fica acima dos 50%. Para o coordenador executivo da Comissão Permanente Para os Vestibulares da Unicamp, Edmundo Capelas de Oliveira, os resultados dos dois anos consolidam mudanças feitas em 2015 no Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS).
  • (G1)
Construção emergencial de 50 escolas conta com apoio do MEC
  • Representantes do Ministério da Educação estiveram reunidos na semana passada, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, com integrantes de comunidades indígenas, prefeitos, secretários de Educação e do Ministério Público para definir como se dará a construção de escolas na região. Segundo estudo técnico apresentado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), serão construídas emergencialmente 50 unidades no território etnoeducacional (TEE) do Rio Negro.
  • (MEC)

Leis, políticas e politicagens

PEC prioriza acesso de criança com deficiência à educação infantil
  • “A educação infantil determina um melhor desempenho dos alunos no ensino fundamental. Esse efeito será mais determinante para as crianças com algum tipo de deficiência, na superação dos seus desafios de adaptação e inclusão"
  • (Câmara)

Para pensar - artigos e opiniões

Editorial: A má formação do professor na crise educacional
  • A já histórica crise da educação básica brasileira pode ser vista por diversos ângulos. Por ser assunto complexo, multifacetado, analisa-se o problema por incontáveis aspectos: investimentos do Estado mal alocados; feitos e acompanhados de forma deficiente; falhas de currículo; má gestão em geral e assim por diante. O papel do professor é estratégico, não se discute. Isso não significa culpá-lo por todas as mazelas educacionais, expressas em testes como o internacional Pisa, em que os estudantes brasileiros adolescentes costumam aparecer nos últimos lugares no ranking de proficiência.
  • (O Globo)

Pesquisas e Estatísticas

Gasto com educação sobe acima de inflação, mesmo em tempos de crise
A educação está pesando no bolso do brasileiro. Os gastos com escola, material e transporte subiram bem acima da inflação, mesmo em tempos de crise. E quanto mais novo o aluno, maior o aumento: as mensalidades das creches e pré-escolas tiveram os maiores reajustes. (Bom Dia Brasil)

Número de municípios com menos de 25% dos alunos com aprendizagem adequada cai 50 pontos percentuais na década
  • Analisando o período entre 2005 e 2015, os dados mostram que o número de municípios com menos de 25% dos seus estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental com aprendizagem adequada em língua portuguesa caiu 48,9 pontos percentuais, indo de 62,6% para 13,7%. Isto significa que os municípios que tinham os piores resultados há doze anos estão saindo dos patamares mais baixo de desempenho.
  • (O Estado de São Paulo)

Gênero ainda é determinante na hora de escolher carreira, diz pesquisa
Apesar de a diversidade de gêneros dentro dos mais diferentes cursos e carreiras ser um tema muito debatido atualmente, o gênero ainda é um fator determinante na hora da escolha. Ao menos, essa foi a conclusão a que chegou uma pesquisa realizada pelo Guia da Carreira, que revela que, apesar das mudanças, homens ainda têm predileção por Exatas, enquanto mulheres focam em áreas como Educação e Saúde. (Universia)


Ensino Superior


19 pós-graduações que acabam de ser reconhecidas pelo MEC
Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União traz cursos de pós-graduação stricto sensu que foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Há cursos nas modalidades de mestrado profissional, mestrado acadêmico e de doutorado em áreas como arquitetura, medicina, farmácia, odontologia, direito, geografia, ciências sociais, entre outras. (Exame)


Outras do dia


Por que as crianças bilíngües têm ouvido para a música (original em francês)
Um estudo recente mostra que os bebês que estão aprendendo a falar várias línguas podem muito bem desenvolver uma maior sensibilidade para a música durante seus primeiros anos. Em comparação com as crianças que aprendem somente uma língua, bilíngües (ou multilingues) são capazes de detectar pequenas variações de tons no idioma. (Slate FR (original em francês))

Pela 1ª vez, trote da Poli-USP conta com comissão contra machismo, racismo e homofobia
A recepção aos calouros e calouras de 2017 da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), nesta segunda-feira (13), manteve diversas tradições que já duram anos, como o banho de lama, a pintura de rostos com as cores de cada centro acadêmico, o futebol no sabão e uma área VIP para os pais assistirem à festa. Mas, pela primeira vez na história, o trote na Poli contou com uma Comissão Anti-Opressão, para assegurar que todos os calouros, inclusive as minorias, se sintam bem-vindos à faculdade. (G1)