terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Notícias de Educação - 21/fev/2017


Na Sala de Aula

Déficit de atenção: pesquisa aponta que TDAH é um transtorno cerebral
Um dos distúrbios mais debatidos pelos profissionais da educação, o Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é, na verdade, mais complexo do que se imagina. Uma pesquisa recentemente realizada pelo Centro Médico da Universidade Radboud, na Holanda, concluiu que o TDAH se trata, na verdade, de um transtorno cerebral. (Universia)

É hora de voltar ao básico com a instrução de escrita? (Texto em inglês)
  • A maioria dos educadores reconhece que a alfabetização é importante, mas muitas vezes o foco está na leitura porque durante muito tempo é o que os testes de realização mediram. Nos últimos anos tem havido mais foco em escrever em salas de aula e em testes, mas muitos estudantes ainda têm dificuldade em expressar suas idéias em papel.
  • (Mind/Shift (em inglês))


Gestão de Escola

Escolas no Rio já têm modelo próximo ao da reforma do ensino médio
A maioria das escolas brasileiras tem muito o que trabalhar para conseguir se adequar às medidas instituídas pela reforma do ensino médio, sancionada na semana passada pelo presidente Michel Temer. Mas algumas redes no Rio já estão no rumo proposto e bem próximas do que prega a nova lei. Nessas instituições a quantidade de horas de atividade escolar é maior, há matérias diversificadas e os alunos têm mais autonomia sobre sua vida escolar. (O Globo)

  • 'A reforma do ensino médio vai demandar investimento, adaptação. Não vai ser simples'
  • (O Globo)

  • Ensino médio: reforma ou ficção?
  • (G1)
Gestão educacional deve contar com a participação de pais e professores
  • A gestão democrática é o tema da 19ª meta do Plano Nacional de Educação (PNE). Ela garante que membros da comunidade escolar como familiares e professores participem efetivamente da gestão escolar, tornando mais diverso o processo de tomada de decisões que podem impactar a aprendizagem das crianças e jovens. Os efeitos desse tipo de gestão, segundo algumas pesquisas têm mostrado, pode ser bastante positivo.
  • (O Estado de São Paulo)

Para pensar - artigos e opiniões

Como melhorar a qualidade da educação em meio à descontinuidade das políticas?
  • Infelizmente, a descontinuidade das políticas públicas educacionais é uma constante no Brasil. Desconstruir esta cultura é um enorme desafio, ainda mais quando a economia não está bem. São inúmeros os exemplos de descontinuidade de programas e ações que afetam diretamente a rotina escolar e, por consequência, a aprendizagem dos alunos. Mudar essa tendência é imprescindível para que o Brasil possa dar o salto de qualidade necessário para assegurar a todos os estudantes o direito à educação de qualidade.
  • (Uol)
O ensino das humanidades é essencial
  • "Precisamos ensinar virtudes e empatia aos mais novos. Precisamos ensinar virtudes e empatia aos mais novos". Essa frase deveria funcionar como um mantra para todos os adultos que, direta ou indiretamente, convivem com crianças e jovens.
  • (Folha de São Paulo)

Ensino Superior

Inadimplência de alunos das universidades privadas sobe 8% em 2016
  • Estudo da Serasa Experian aponta que a falta de pagamento das mensalidades no ensino superior privado foi 8,1% maior em 2016, na comparação com 2015. O cenário mostra que, apesar do aumento, houve uma desaceleração no crescimento da inadimplência, já que entre 2015 e 2014 o aumento tinha sido de 16,5%. De acordo com o órgão, no acumulado entre 2014 e 2016, o aumento foi de 38,4%.
  • (G1)
Após ano perdido, Uerj em crise enfrenta incerteza: "piora a cada dia"
Na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), 2016 ainda não terminou. E não há qualquer previsão para o fim do ano passado. A crise que levou o governo estadual a declarar calamidade financeira, em junho, embaralhou o calendário da instituição, que passou por uma greve de cinco meses e meio, entre março e agosto. O primeiro semestre letivo só acabou dias antes do Natal. O início do segundo, por sua vez, foi adiado pela quinta vez no dia 13 de fevereiro, dessa vez com data indeterminada. (Uol)

Em crise, USP quer impor teto de gasto com salário de funcionário
  • A USP quer impor um teto de gastos com salários de funcionários e congelar reajustes e contratações quando o comprometimento com a folha de pagamento superar 80% das verbas recebidas do Estado. O gasto com pessoal é maior do que o orçamento da instituição desde 2014.
  • (Folha de São Paulo)

CNE revisa diretrizes do curso e recebe sugestões da OAB
  • O Conselho Nacional de Educação (CNE) trabalha na revisão das diretrizes nacionais curriculares do curso de direito e recebeu na última terça-feira, dia 14, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As mudanças no texto da Resolução CNE/CES nº 9/2004, que dispõe sobre as diretrizes, vêm sendo feitas desde outubro de 2015.
  • (MEC)
Quando é hora de procurar um MBA?
  • As universidades e as escolas são unânimes: para fazer um MBA é preciso ter experiência profissional. Isso porque as aulas são enriquecidas pela troca de conhecimento adquirido pelos alunos enquanto atuam no mercado de trabalho.
  • (O Estado de São Paulo)

Outras do dia

Organizador do Enem, Inep cria página no Facebook e perfil no Instagram
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) lançou sua página oficial no Facebook (@Inep.oficial) e seu perfil no Instagram (@inepcomunicacao). A autarquia é vinculada ao MEC (Ministério da Educação) e é responsável pela organização e aplicação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o País. O instituto já contava com uma conta no Twitter (@Inep_Imprensa). (iG)