quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Notícias de Educação - 22/fev/2017


Na Sala de Aula

Francisco Mora: “É preciso acabar com o formato das aulas de 50 minutos”
Especialista em Neuroeducação aposta na mudança de metodologias, mas pede cautela na aplicação da neurociência na educação. A neuroeducação, disciplina que estuda como o cérebro aprende, está dinamitando as metodologias tradicionais de ensino. Sua principal contribuição é que o cérebro precisa se emocionar para aprender e, de alguns anos para cá, não existe ideia inovadora considerada válida que não contenha esse princípio. No entanto, uma das maiores referências na Espanha nesse campo, o doutor em Medicina Francisco Mora, recomenda cautela e adverte que na neuroeducação ainda há mais perguntas do que respostas. (El País)

O que você precisa saber para ser um professor do futuro
  • Se no século passado o conhecimento da humanidade dobrava a cada cem anos, pesquisadores do mundo digital estimam que daqui a três anos serão necessárias apenas 12 horas para atingir essa marca. Em um cenário como esse, cercado de transformações econômicas, tecnológicas e sociais, as profissões também não serão mais as mesmas. Apesar de um dia já ter sido reconhecido pela sua capacidade assertiva de controlar uma turma, o professor do futuro irá se destacar por ser um verdadeiro curador de conteúdos, um bom líder de equipe e um analista capaz de fazer diagnósticos cognitivos.
  • (Porvir)

UNESCO lança livro sobre métodos para avaliar uso de tecnologias na educação
Em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou nesta semana (20) o livro “Experiências Avaliativas de Tecnologias Digitais na Educação”. A publicação aborda iniciativas do Brasil, França, Chile, Uruguai e Argentina para medir o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) em projetos pedagógicos. (ONU)


Inclusão


Políticas de inclusão formam estudantes tão capacitados quanto seus colegas
  • A qualificação dos formandos que ingressaram no ensino superior por meio de ações de inclusão (cotas raciais e sociais, Prouni ou Fies) equivale ou até mesmo supera a de seus colegas. Esta foi a conclusão de um estudo que comparou o desempenho de mais de 1 milhão de alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no triênio 2012-2014.
  • (Fapesp)
Eles chegaram lá
A proporção de alunos negros e pardos nas faculdades federais brasileiras cresce significativamente, segundo mostra um levantamento realizado Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O estudo revelou que o número de negros cresceu de 5,90% em 2003 para 9,82% em 2014. Os pardos, por sua vez, passaram de 28% para 37,75%. Juntos, os dois grupos passaram a representar 47,57% dos alunos, um aumento de mais de 10 pontos percentuais. O avanço é creditado à Lei n° 12.711, conhecida como Lei das Cotas, aprovada em agosto de 2012, que obrigou as instituições federais a reservar 50% de suas vagas. (Carta Educação)


Leis, políticas e politicagens


Vereador de BH quer multar professor que ensinar educação sexual sem permissão prévia dos pais
  • Professores e agentes de saúde poderão ser proibidos de ministrar conteúdos relativos à educação sexual a crianças e adolescentes sem a permissão dos pais. Ao menos é o que pretende um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que veda a distribuição de cartilhas e materiais didáticos em escolas municipais, cujo conteúdo, ainda que educativo, apresente imagens de órgãos genitais ou textos de cunho sexual. Multa relativa a 5% do salário do professor é prevista em caso de descumprimento da norma.
  • (BHaz)
CE: Silvana quer pautar 'Escola sem Partido'
  • Das 18 comissões da Assembleia Legislativa do Ceará, cujas presidências foram definidas ontem, pelo menos 11 ficaram nas mãos de deputados governistas. Postos-chave, no entanto, foram ocupados por nomes que podem causar problemas. É o caso das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), considerada “o coração” da AL, que ficou sob comando de Sérgio Aguiar (PDT), e a de Educação, que terá a pastora Dra. Silvana (PMDB) como presidente - a peemedebista encabeçou controvérsias no ano passado, como a defesa do projeto “Escola sem Partido”.
  • (O Povo)

Para pensar - artigos e opiniões

O cubo mágico da formação de professores
  • Ainda que haja enorme convergência em torno do papel central do professor para mudarmos de patamar na educação, ações pontuais não vão resolver a questão. Serão necessárias mudanças em várias frentes, progressivas, simultâneas e articuladas, para de fato elevarmos a profissão docente ao patamar que lhe cabe, como a principal e mais importante do País. Como as seis faces do cubo mágico, destacamos aqui seis frentes – identificadas a partir da contribuição de dezenas de especialistas – que precisam ser destravadas.
  • (O Estado de São Paulo)
Ensino Médio noturno ou diurno?
(...) Diante desse quadro de desigualdade no acesso à aprendizagem, especialistas em Educação apontam que precisa haver esforço para que todos os jovens frequentem a escola no período diurno. Contudo, há poucos incentivos governamentais para que adolescentes e jovens de baixa renda se dediquem exclusivamente aos estudos – a exceção é o programa Bolsa Família, programa do Governo Federal que assegura um valor de R$46,00 para famílias que tenham um jovem entre 15 e 17 anos na escola. É urgente que haja um pacto entre empregadores, famílias e governo, de maneira que os adolescentes consigam frequentar o turno diurno. (O Globo)


Ensino Superior


Andifes busca diálogo para garantir autonomia universitária
  • As universidades federais vão buscar o diálogo com os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento e outros órgãos do governo para solucionar questões pendentes e avançar na autonomia das instituições de ensino. O tema foi debatido hoje (20) no seminário As Prerrogativas da Autonomia Universitária, que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e Ensino Superior (Andifes) promoveu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • (EBC)
Questões ambientais e de gênero são debatidas na revisão das diretrizes do curso de direito
  • As diretrizes nacionais curriculares do curso de direito passam por revisão dentro do Conselho Nacional de Educação (CNE) desde 2015. Na terça-feira (14), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentaram acréscimos ao debate. Entre os pontos em discussão estão: interdisciplinaridade, internacionalização, eixos de formação (fundamental, profissional e prática), relações étnico-raciais, indígenas e de gênero, tempo de conclusão e mudanças decorrentes da profissão em virtude da evolução tecnológica.
  • (G1)

Profissonais da Educação

Quanto ganha um professor no Brasil, afinal?
O Brasil assumiu, em 2014, o compromisso de garantir que seus professores de ensino básico da rede pública ganhassem, até 2020, salários equivalentes à remuneração média dos demais profissionais com mesma escolaridade. Caminhamos na direção de cumpri-lo? A resposta frustrante a essa pergunta crucial é: há divergências. (Folha de São Paulo)


Outras do dia


Ministro da Educação comete erro crasso de português
  • Durante entrevista ao vivo para GloboNews na última quinta-feira, o ministro da Educação, Mendonça Filho, cometeu um crasso erro de português. Ao ser questionado sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro afirmou que “haverão (sic) mudanças, mas essas mudanças não ocorrerão em um curto prazo”.
  • (Veja)
Professor do ES é único brasileiro entre 10 finalistas de prêmio mundial
  • O professor Wemerson da Silva Nogueira, de 26 anos, está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação. A organização divulgou a informação na noite desta terça-feira (21). Ele é o único brasileiro finalista.
  • (G1)