sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Notícias de Educação - 24/fev/2017


Na Sala de Aula

Organização da sala de aula deve mudar conforme intenção pedagógica
Entender a sala de aula como um local flexível é um dos primeiros passos para se pensar a diversificação das práticas pedagógicas. A mudança, no entanto, não deve acontecer de forma isolada e precisa estar inserida dentro de uma proposta política e pedagógica. “É fundamental que antes de pensar os espaços se discuta a concepção de educação colocada, bem como o que se pretende com os sujeitos ali presentes”, considera a professora Sandra Caldeira, mestre e doutora em História da Educação. (Porvir)

Escola de SP ensina alunos a meditar
  • Depois de detectar comportamento ansioso e dificuldade de concentração, colégio adotou técnica americana do mindfulness. Vivemos em uma sociedade que exige que todos estejam sempre conectados, ligados, fazendo alguma atividade. E isso provoca a ansiedade. Não só em adultos, mas repercute também nas crianças.
  • (O Estado de São Paulo)

Grupos de mensagem na Escola
Até que ponto os grupos de pais ajudam ou atrapalham a vida escolar dos filhos? Como nossos filhos irão aprender a fazer bom uso destas ferramentas de comunicação se seus pais e mães destilam ódio nas redes sociais, compartilham conteúdos ofensivos ou não respeitam as regras de boa convivência em um grupo? (Pontocom)


Avaliações


Em 2017, Prova Brasil do ensino médio será aplicada em todas as escolas do país
  • No segundo semestre de 2017, a Prova Brasil do ensino médio será aplicada pela primeira vez em todas as escolas públicas e privadas, sendo o governo federal. Na semana passada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, reuniu representantes do Ministério da Educação, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Corregedoria Geral da União (CGU) em uma audiência pública para discutir a transformação da avaliação do ensino médio em censitária, ou seja, representando a totalidade das escolas, e não apenas por amostragem, como acontecia até o ano passado.
  • (G1)
  • Todos os alunos do terceiro ano serão avaliados em 2017
  • (MEC)
Saresp: avaliar apenas o desempenho do aluno não basta para medir a qualidade do ensino
  • Segundo professora da Faculdade de Educação da USP, índices como o aplicado pelo governo de São Paulo, que avaliam apenas os resultados, tratam a educação como um produto, e não um direito
  • (RBA)

Gestão de Escola

Fortaleza tem 96% das escolas com padrão desejável de alfabetização
  • Fortaleza tem 96% das escolas com padrão desejável de alfabetização, segundo dados preliminares do Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica (Spaece-alfa). Os números, divulgados na noite de ontem e referentes a 2016, apontam que 195 das 203 escolas da Capital avaliadas pelo exame obtiveram mais de 150 pontos, o que as classifica com aprendizagem desejável para o 2º ano do ensino básico.
  • (O Povo)

Inclusão

Após decisão judicial, estudantes expulsos por suspeita de fraude em cotas voltam a cursar medicina
  • Após serem expulsos por suspeita de fraude no sistema de cotas da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), sete alunos conseguiram voltar para a instituição por meio de mandados de segurança. Ao todo, 24 estudantes tinham sido desligados de suas atividades na faculdade de medicina em dezembro de 2016 por terem sido considerados brancos por uma comissão da universidade.
  • (R7)

Leis, políticas e politicagens

Projeto garante orientação profissional para aluno da rede pública
  • Estudantes da rede pública e beneficiários de bolsa integral na rede privada poderão contar, a partir do último ano do ensino fundamental, com serviço de orientação profissional especializado gratuito. É o que prevê o Projeto de Lei 5053/16, do Senado Federal, que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.
  • (Câmara)

Para pensar - artigos e opiniões

Universidades globais, combatendo o risco do isolacionismo
  • Garantir, de um lado, que a universidade não ignore as necessidades de seu país e não se limite aos conhecimentos ou reflexões aí presentes. Por outro, ampliar o acesso a seus cursos, assegurando diversidade entre seus alunos. A construção de uma universidade global que contribua com um projeto de nação passa basicamente por três fatores.
  • (Folha de são Paulo)

Profissonais da Educação

Falta de interesse e baixa remuneração prejudicam especialização de professores
  • A falta de interesse dos jovens estudantes do Ensino Médio em se tornarem docentes, por conta da falta de reconhecimento da carreira, além da baixa remuneração que o mercado oferece, é uma das razões para a falta de profissionais capacitados.
  • (Segs)
RS: Professores criticam decreto da Prefeitura: “é um ataque à educação pública”
  • O novo decreto, publicado no mesmo dia da reunião no Diário Oficial, revoga o decreto municipal de 14.521, de abril de 2004, pede a redução dos períodos de letivos de 50 para 45 minutos e modifica os horários de turnos de aulas. Enquanto a prefeitura defende que o projeto significaria mais tempo para o aluno na escola, os professores apontam diversas falhas, criticam a falta de debate e o fato de que – como a medida foi apresentada extra-temporânea – irá desregular todo o ano letivo já programado.
  • (Sul 21)

Outras do dia

Acesse bibliotecas online da USP e da Unesp de graça
  • Já imaginou ter acesso a grandes bibliotecas online gratuitamente? Não são apenas os alunos que podem ter essa chance, você e qualquer outra pessoa pode acessar as bibliotecas online da USP e da Unesp de graça. Essas duas instituições disponibilizam acervos de documentos, jornais, livros e revistas para qualquer pessoa.
  • (Canal do Ensino)
3 TED Talks que todo educador precisa ver
  • Os educadores e profissionais da área da educação cada vez mais precisam se atualizar e manter informado sobre as mudanças que vem ocorrendo dentro e fora de sala de aula. Às vezes, ouvir a experiência de outra pessoa pode ser um meio de ajudar!
  • (Universia)
Vacina contra boatos
“A ideia é oferecer um repertório cognitivo que ajude a construir uma resistência à desinformação para que, da próxima vez, ao ser exposta à notícia falsa, a pessoa esteja menos suscetível”, explicou o psicólogo Sander van der Linden, do Laboratório de Tomada de Decisões Sociais da Universidade de Cambridge, que desenvolveu um estudo, publicado na revista científica Global Challenges, com dois mil norte-americanos, em que ficou evidenciada o sucesso da “vacina”. (Pontocom)

Alunos denunciam pichações homofóbicas e machistas na Universidade Mackenzie
  • Coletivos estudantis da Universidade Presbiteriana Mackenzie denunciaram, na quarta-feira (22), a pichação anônima de banheiros de quatro prédios do campus da instituição em São Paulo. Em três fotos publicadas nas redes sociais, portas dos banheiros mostram frases ofensivas a gays e feministas, e citando o nome do deputado federal Jair Bolsonaro.
  • (G1)