quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Notícias de Educação - 23/fev/2017


Gestão de Escola

Gastos com educação sobem 5,17% e pressionam IPCA-15 de fevereiro, diz IBGE
  • Os gastos das famílias com educação subiram 5,17% em fevereiro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15). O grupo foi responsável por 0,24 ponto porcentual da taxa de inflação de 0,54% registrada no mês, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • (IstoÉ Dinheiro)
Escola bilíngue ou internacional? Conheça as diferenças entre os modelos de ensino
O desejo de possibilitar ao filho o aprendizado de um idioma estrangeiro é comum aos pais que querem ver os rebentos preparados para o mundo e o mercado de trabalho. Para concretizá-lo, a primeira questão a ser respondida é qual proposta de ensino escolher: a de uma escola bilíngue ou internacional? Apesar de ambas terem o domínio de uma segunda (ou até terceira) língua como consequência natural, seus objetivos pedagógicos e até seus calendários são distintos, o que exige atenção das famílias no sentido de verificar se eles estão alinhados às suas expectativas. (Gazeta do Povo)


Leis, políticas e politicagens


A crise fiscal e os desafios do Plano Nacional de Educação
  • Quanto um país gasta em educação é uma pergunta empírica que, em tese, não deveria ser objeto de grande controvérsia. Quanto deve gastar é algo que só pode ser respondido politicamente, e que no momento encontra-se definido no Plano Nacional de Educação - o PNE, que tem força de lei. Quanto um país pode gastar é um misto de condições objetivas com desejos. A crise econômica que o país enfrenta coloca na pauta a discussão desta última pergunta.
  • (Valor)

Para pensar - artigos e opiniões

Por que precisamos falar sobre 3,5 milhões de crianças fora das creches?
  • Investir nos primeiros anos de vida traz benefícios à sociedade, ajudando o país a investir em seu desenvolvimento humano, político, social e econômico de maneira íntegra e sustentável. Se não estamos dando a devida prioridade para a primeira infância, estamos falhando como sociedade.
  • (Nexo)

Eventos

Festival reúne inovação e criatividade em busca de uma educação “mão na massa”
  • Reunir experiências “mão na massa” que sejam baseadas nos princípios da aprendizagem criativa, estimulando o espírito inventivo de crianças, adolescentes e também adultos. Esse é o objetivo do Festival de Invenção e Criatividade (FIC), que acontecerá pela primeira vez no Brasil entre os dias 21 e 23 de março, na Escola Politécnica da USP, em paralelo à FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).
  • (Aprendiz)
Britannica Escola orienta sobre o uso de ferramentas digitais
  • A equipe pedagógica do portal Britannica Escola promoverá treinamentos on-line de professores da educação básica, em março próximo. Em encontros realizados periodicamente, a equipe orienta professores sobre o uso de ferramentas digitais do portal em sala de aula e em atividades complementares.
  • (MEC)

Outras do dia

TCU bloqueia bens de servidores e quer explicações de ex-reitor da UFPR
  • O plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu na tarde desta quarta-feira (22) convocar o ex-reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho. Também foram convocados os ex-pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Sérgio Silveira, e de Planejamento, Orçamento e Finanças, Lúcia Regina Assumpção Montanhini. Além disso, o TCU tornou indisponíveis, por um ano, os bens de nove servidores da UFPR
  • (Uol)