terça-feira, 7 de março de 2017

Notícias de Educação - 07/mar/2017


Nossa palavra

Os Pais e a Escola
É o tema do novo programa Focando Educação, que já está no Youtube.
Até onde é participação? Quando passa a ser interferência?
Tanto de um lado quanto de outro... Até onde a Escola deve ir? E os pais? (Focando Educação)


Na Sala de Aula


Construindo futuros: 8 razões para seu filho jogar "Minecraft"
Sua influência é tão grande no público infantil que muitos pais e responsáveis temem que as crianças acabem aprendendo lições erradas com o jogo. É por isso que, pensando no futuro de nosso país, UOL Jogos listou alguns dos motivos pelos quais crianças podem estar se beneficiando e aprendendo mais com "Minecraft" - dada a devida moderação, é claro. (Uol)


Gestão de Escola


Cade aprova recompra de sistema de ensino Pueri Domus pela SEB
  • O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a recompra do sistema de ensino Pueri Domus, detido pela britânica Pearson, pelo grupo brasileiro SEB, sem restrições, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.
  • (Exame)
26% das escolas do CE serão de tempo integral até o fim do ano
  • Até o fim deste ano, 26% das 712 escolas da rede pública cearense devem oferecer ensino médio em tempo integral. Isto porque o Governo do Estado quer entregar as reformas de 45 unidades de ensino médio regular adequadas para acolher estudantes das 8 às 17 horas. As escolas serão somadas às 26 outras que já foram adaptadas em 2016 e às 116 instituições de educação profissional, totalizando 187.
  • (O Povo)

Inclusão

As crianças superdotadas e os riscos de fracassar no futuro
Não é fácil ser uma criança superdotada. Antes do diagnóstico, pais e professores podem tratá-la de forma equivocada, confundindo sua rapidez com hiperatividade, por exemplo. Depois de comprovada a alta habilidade, é preciso um processo longo de acompanhamento para que ela possa desenvolver suas capacidades sem comprometer a convivência e o desenvolvimento normal em todas as fases da vida, da infância até a vida adulta. Do contrário, ela pode ser incompreendida, acabar se isolando e até fracassar profissionalmente no futuro. (Gazeta do Povo)

Sala de recursos vira laboratório de inovação para promover a inclusão
Desde o ano passado, após participar de um curso de formação continuada, a professora Nângella Simões viu a sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Hugo Duarte Coutinho, em Ipatinga (MG), se transformar em um verdadeiro laboratório de inovação. Para garantir a inclusão efetiva dos alunos com deficiência, o local do Atendimento Educacional Especializado passou a servir de apoio na criação de recursos que facilitam a aprendizagem de toda a turma. (Porvir)

Mostre para a turma que as meninas podem ser o que elas quiserem
Basta dar uma olhada nos livros para perceber como uma grande parte dos personagens apresentados são homens. São figuras como heróis, cientistas, artistas, revolucionários, militares, políticos e líderes religiosos, sempre homens. Isso não significa que as mulheres tenham tido um papel tão secundário na sociedade. Apenas que a história nem sempre as valoriza de modo justo. Um cenário que pode ter reflexos no desenvolvimento de meninas de hoje e deve ser visto com atenção na escola. (Nova Escola)

'Meninas são ensinadas a ficar caladas e sorrir quando discordam', diz autora feminista sampleada em música de Beyoncé
Durante a infância em Nsukka, no sudeste da Nigéria, a escritora Chimamanda Ngozi Adichie, de 39 anos, era quem tinha de ajudar nos afazeres domésticos. Seu irmão sequer era chamado. Da mãe, ouvia sempre como era importante saber cozinhar para o marido, ou sobre como se comportar em uma discussão: "é melhor ficar calada, fingir. Se você não concorda, sorria, é assim que as mulheres fazem". Algumas décadas depois, Adichie acabou se tornando uma das mais consagradas escritoras da Nigéria, referência do feminismo no mundo inteiro (BBC)


Leis, políticas e politicagens





32 respostas sobre a Base Nacional Comum Curricular
Até o fim do ano, o Brasil estabelecerá os conhecimentos e habilidades essenciais que deverão fazer parte dos currículos de todas as escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem gerado muitas dúvidas desde que começou a ser discutida em 2013. (Nova Escola)


Para pensar - artigos e opiniões


Do Oscar ao Enem, os riscos da banalização do erro
  • O que fundamenta a mudança de tratamento dos erros na escola é, sobretudo, a sua importância para o processo de construção do conhecimento. A ciência evolui justamente no processo de tentativa e erro, ao verificar o quanto as conjeturas sobrevivem à refutação, para confirmar ou não as hipóteses e teorias. Fazer uma educação em que os estudantes tivessem permanente medo de errar seria arruinar o espírito de pesquisa e a atitude empreendedora nos jovens. No entanto, na educação de hoje, tanto nas escolas como nas universidades, é bastante comum que se passe para o outro extremo, em que os erros contam pouco e a exigência sobre o estudo e o desempenho despenca.
  • (G1)

EAD

“Netflix da educação” tem mais de 50 cursos com preços acessíveis
  • A Vivo, em parceria com a Movile (responsável por apps como iFood e PlayKids), lança nesta semana o aplicativo chamado Vivo Educa. Com preço acessível, o usuário pode ter acesso a mais de 50 cursos sobre temas como fotografia, culinária e finanças. O app tem versões para Android e iPhone.
  • (Exame)

Ensino Superior

Governo de SP abre 3.771 vagas para o programa Bolsa Universidade
O governo de São Paulo anunciou a abertura da primeira chamada do programa Bolsa Universidade para 2017. Segundo a secretaria estadual de Educação, serão oferecidas 3.771 vagas para universitários de diferentes áreas, incluindo saúde, cultura, esporte e trabalho. Em contrapartida, o governo exige dos selecionados que atuem aos fins de semana (sábado ou domingo) em uma das 2,3 mil unidades que participam do programa Escola da Família. (iG)

Taxa de aditamentos do Fies em 2016 foi de 187,5%, bem acima da meta de 80%
  • A taxa de realização de aditamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2016 ficou bem acima da meta estipulada pelo governo para o ano. Portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC gestora do fundo, mostra que o "resultado acumulado de 2016" foi de 187,49%, enquanto que a meta pretendida de utilização do benefício era de 80,05% para o período.
  • (Uol)

Com abertura para o Enem, universidades portuguesas dobram o número de alunos brasileiros
  • Após passar a aceitar em o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como porta de entrada, em 2014, as universidades portuguesas dobraram o número de estudantes brasileiros em suas salas de aulas. As informações são da organização do Salão do Estudante, maior feira de educação internacional da América Latina que chega a sua 23ª edição este mês.
  • (Universia)

Profissonais da Educação

10 Habilidades Necessárias aos Professores Modernos (texto em inglês)
Ensinando alunos do fundamental ou do ensino médio, os educadores de hoje necessitam habilidades específicas para enfrentar o conjunto único de circunstâncias na sala de aula moderna. Para que os educadores possam prosperar na sala de aula e navegar nessas dificuldades, os professores devem ter certas habilidades que seus antecessores não tiveram. (Edudemic (texto em inglês))

Piso salarial dos professores da rede estadual terá reajuste de 10% em São Paulo
  • O governo de São Paulo anunciou que, a partir de amanhã, os professores da rede estadual receberão reajuste de 10% no piso salarial. O aumento, retroativo aos meses de janeiro e fevereiro, demandou uma elevação de R$ 10 milhões na folha de pagamento da Secretaria Estadual da Educação.
  • (iG)

GDF convoca 211 professores e diz ter zerado a carência na educação básica
  • O Governo do Distrito Federal (GDF) diz ter zerado a carência de professores nas escolas da educação básica. A afirmação veio após a nomeação de 211 docentes para o quadro definitivo da Secretaria de Educação. De acordo com a pasta, 747 profissionais foram convocados para reforçar as salas de aula desde 2015, mas, dados da mesma secretaria apontavam um déficit de 3,5 mil professores, no mesmo ano.
  • (Correio Braziliense)

Eventos

Comissão Especial da Escola Sem Partido tem audiência nesta terça
  • A comissão especial que analisa o projeto de lei da Escola sem Partido (PL 7180/14) realiza audiência pública nesta terça-feira (7). Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara – que irá falar contra o projeto; e o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Pedro Sérgio dos Santos – que falará a favor da proposta.
  • (Câmara)