segunda-feira, 13 de março de 2017

Notícias de Educação - 13/mar/2017


Na Sala de Aula

Novas escolas privadas investem em educação por projetos e aulas em inglês
O foco total no vestibular parece não fazer mais sentido. É isso o que sugere a proposta de ensino de um grupo de novas escolas privadas do país. Eleva, Concept e a americana Avenues pretendem oferecer uma imersão na metodologia de projetos como alicerce para conectar conteúdos aos interesses dos alunos e, assim, formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os problemas de sua comunidade sem perder de vista o que acontece no mundo. (Porvir)

Por que Cingapura, 1ª em ranking mundial, quer reduzir foco em notas nas escolas
As escolas se tornaram espaços estratificados e competitivos. Famílias com renda mais alta têm mais capacidade de oferecer às crianças atividades extra, fora da escola. O modelo proposto por Seligman sustenta que o sucesso acadêmico e o bem-estar formam uma dupla hélice, e que a melhor educação deve ensinar crianças sobre valores e caráter bem como a interagir com outras pessoas, estabelecer metas para elas mesmas e trabalhar para alcançar esses objetivos. A "educação positiva", movimento que está ganhando impulso em todo mundo, trabalha para criar uma cultura escolar de relações baseadas em atenção e confiança. (BBC)

Meditação para crianças (e adultos)
O que não faltam são distrações pra garotada: vídeos na internet, jogos, redes sociais e todo tipo de recursos eletrônicos estão sempre disputando a atenção delas com outras atividades, como as tarefas escolares ou as conversas em casa. Tudo isso deixa os pais aflitos, e é inevitável a pergunta: como fazer para que elas desacelerem e se concentrem mais? A técnica chamada “Mindfulness” (que significa “atenção plena”) e que não tem só a ver com cruzar as pernas e fechar os olhos, pode ajudar! (Uol)

O poder do som: batidas binaurais trazem benefícios terapêuticos
Ouvir música é uma experiência relaxante. Mas existe um tipo de som que promete ir além do simples entretenimento: potencializa a aprendizagem, favorece o sono, aprofunda a meditação, libera endorfina e, portanto, relaxa profundamente, controla a ansiedade e melhora a concentração. Isso para encurtar a lista de benefícios. O som capaz de alterar o comportamento do cérebro foi descoberto em 1839 pelo cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove. Ele descobriu que quando os sinais de duas frequências diferentes são apresentados separadamente – um para cada ouvido – o cérebro detecta a variação de fase e tenta conciliar essa diferença sincronizando o funcionamento dos hemisférios esquerdo e direito. Isso resultaria em ganhos terapêuticos. (Hoje em Dia)

Não eduque seus filhos pelo que você vê no Facebook
É muito fácil viralizar informação duvidosa sobre a educação das crianças. Por que compartilhamos como loucos essas notícias? Elas aproveitam as fraquezas humanas: nos fazem ficar bem, dizem coisas bonitas de nós, oferecerem uma sensação de controle e aplacam nossos medos. É assim que a viralidade joga com nossos sentimentos. Com técnicas genéricas: mentiras, exageros e títulos chamativos. "Não surpreende”, diz Radesky, “que as 'notícias falsas' se aproveitem de constranger os pais, do culto da maternidade intensiva e de interpretações dramaticamente incorretas de estudos". (El País)


Avaliações






MEC determina fim do Enem por escola
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta semana medidas que fortalecem o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas como prova de seleção para o ensino superior. Este ano, o exame deixa de certificar o ensino médio. Além disso, a pasta decidiu não mais divulgar os resultados do Enem por escola. (Exame)

  • Ministério da Educação vai acabar com divulgação de ranking do Enem por escola
  • (iG)

  • Mudança no Enem 2017 aumenta o rigor para pedidos de isenção da taxa; entenda o que muda
  • (G1)
  • 'Exatas' x 'humanas': nova divisão das provas do Enem 2017 é alvo de críticas
  • (G1)

Gestão de Escola

Caso de menina morta em sala de aula expõe ausência de suporte psicológico nas escolas
  • Violência, preconceito, agressão e exclusão fazem parte da rotina de escolas públicas brasileiras, mostram relatos, pesquisas e análises sobre o assunto. A necessidade de ajuda para lidar com o tema é um dos argumentos em defesa do projeto de lei 3.688, em tramitação no Congresso há 17 anos, que propõe a contratação de psicólogos e assistentes sociais para assegurar a atendimento a alunos da rede pública e apoio aos professores no ambiente escolar.
  • (BBC)
Pré-sal decola em 2016 e ajuda educação
A produção de petróleo na camada pré-sal vem subindo gradativamente nos últimos meses, com recordes registrados em dezembro de 2016, já superados em janeiro de 2017. Aliada à melhora da cotação internacional, a exploração gerou dividendos de R$ 2,44 bilhões para o Ministério da Educação, por meio do Fundo Social. (Gazeta do Povo)


Inclusão


Discriminação na universidade
Alunos bolsistas de renomados centros acadêmicos denunciam sofrer hostilidade de professores e colegas por virem de classe social mais baixa ou serem negros (IstoÉ)


Ensino Superior


Dúvidas sobre qualidade fazem aluno trocar faculdade pública por particular
  • Embora aprovados em universidades públicas, alunos que saem de escolas particulares estão optando por ficar em instituições privadas. Por medo de encontrar estruturas precárias, falta de professores e corte de recursos em projetos e programas, estudantes de classe média alta preferem pagar pelo ensino superior em faculdades particulares de ponta, com mensalidade de mais de R$ 3 mil.
  • (O Estado de São Paulo)
Exame internacional vira porta de entrada para o ensino superior
  • Para atrair jovens que estudaram em colégios internacionais, faculdades particulares brasileiras também passaram neste ano a aceitar exames estrangeiros como forma de ingresso, além dos vestibulares próprios. Ao menos quatro usaram para selecionar os alunos que ingressaram neste ano o International Baccalaureat (IB) – diploma obtido por estudantes que seguiram um currículo desenvolvido na Suíça – e o Abitur – emitido pelo governo alemão.
  • (O Estado de São Paulo)
Graduações que já foram de excelência no Rio recebem conceito ruim
  • Cerca de 7% dos 620 cursos de graduação avaliados no estado do Rio obtiveram conceito 2, numa escala de 1 a 5 no índice usado pelo Ministério da Educação (MEC) chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC). O índice avalia a qualidade do curso a partir das notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de infraestrutura, instalações e corpo docente. Isso significa que 43 graduações fluminenses — 19 delas na capital, algumas antes tidas como de excelência — tiveram baixo desempenho e passarão por supervisão do MEC.
  • (O Globo)

Profissonais da Educação

Como o “monopólio” dos sindicatos pode travar a educação no Brasil
  • São discursos antagônicos. De um lado, os sindicatos dos professores são acusados de tentar impor políticas públicas de educação de teor ideológico e partidário por meio de greves – prejudicando os próprios professores e alunos em benefício dos dirigentes das agremiações e seus partidos. De outro, os sindicatos são louvados pelos docentes que se sentem de fato representados e defendidos contra quem quer reduzir salários e piorar as condições de trabalho. Quem terá razão?
  • (Gazeta do Povo)
Dê sua opinião: PEC torna federal carreira de professores da educação básica
  • De acordo com a PEC 80, a criação da Carreira Nacional do Magistério Público da Educação Básica estabelecerá um piso salarial para a categoria, que também contará com o benefício da progressão funcional, com base na titulação ou habilitação e na avaliação de desempenho dos profissionais.
  • (Senado)
MS: Professores de Educação Física deverão ter registro, decide Justiça
  • As escolas estaduais não poderão contar com professores de Educação Física que não tenham registro profissional no Cref (Conselho Regional de Educação Física). A decisão foi dada pela 1ª Vara Federal de Campo Grande.
  • (Campo Grande News)

Outras do dia

Projeto prorroga prazo para pré-escolas conveniadas receberem verbas do Fundeb
  • A Câmara dos Deputados analisa projeto que prorroga, até 31 de dezembro de 2020, o prazo para que matrículas da pré-escola em instituições sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público recebam recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb (PL 5603/16). O prazo atual para considerar essas matrículas encerrou-se em dezembro de 2016, considerado como limite para a universalização da pré-escola, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado em 2014.
  • (Câmara)
Educação avança 5,04% e tem maior impacto positivo no IPCA, revela IBGE
  • O movimento reflete os reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo, em especial os aumentos nas mensalidades dos cursos regulares, que subiram 6,99% em fevereiro deste ano, item de maior impacto individual sobre o IPCA, 0,21 ponto porcentual.
  • (IstoÉ Dinheiro)
ES: Escola reduz evasão, leva prêmios e põe professor entre top 10 do mundo
  • O colégio foi premiado quatro vezes pela Secretaria de Educação do Espírito Santo nos últimos anos. Um desses prêmios foi o de educador do ano, recebido pelo professor Wemerson Nogueira no ano passado. Os outros três foram de protagonismo juvenil, de redução do abandono escolar e de combate à violência.
  • (Uol)
Como elas criaram uma escola de inglês que foi de Alagoas aos EUA
  • Será que é preciso estar em uma grande metrópole para criar um negócio de sucesso, internacional? Muitos diriam que sim. Mas as irmãs Fátima e Vanessa Tenório são uma prova de que isso não é uma regra. As duas empreendedoras criaram uma escola de inglês no estado de Alagoas em 1985.
  • (Exame)
MPF acusa PSOL de abrir núcleo partidário em colégio público
  • O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no Rio de Janeiro está sendo alvo de uma ação de improbidade administrativa do Ministério Público Federal (MPF-RJ) sob a acusação de ter aberto um núcleo partidário em um colégio público federal.
  • (Gazeta do Povo)