terça-feira, 14 de março de 2017

Notícias de Educação - 14/mar/2017


Nossa palavra

Lição de casa: qual a medida?
A lição de casa é uma fonte frequente de tensão entre professores e alunos.
Os alunos e os pais precisam perceber que há diferentes objetivos nas atividades propostas como lição de casa.
Ensinar determinado conteúdo é papel do professor, verificar as dificuldades do aluno também! (Confira nosso vídeo!)


Na Sala de Aula


Brigar e ameaçar o professor é prejudicial para o seu filho
Infelizmente, a cena é cada vez mais comum nas escolas: pais, por vezes aos gritos, se queixam com o professor sobre um determinado assunto na presença dos filhos. Além de ser uma falta de educação e um desgaste para os próprios interessados, a atitude leva à insegurança dos filhos e prejudica o seu desenvolvimento. (Gazeta do Povo)

Sua memória pode ficar tão boa quanto a de um campeão de memorização, garantem cientistas
Exames indicaram que os cérebros de pessoas com memória prodigiosa não têm nada de especial em termos de anatomia, mas apresentam variações nas suas conexões. Diante disso, os neurocientistas holandeses treinaram pessoas para que se tornassem tão boas quantos os campeões mundiais de memorização. Elas conseguiram se lembrar de longas listas de nomes rapidamente e apresentaram padrões de conexões cerebrais similares aos dos "profissionais". (BBC)

O conhecimento pela arte
No âmbito escolar, a disciplina foi instaurada com o intuito de oferecer aos alunos subsídios para que assimilem, na interação com as manifestações culturais, suas expressões e significados, permitindo assim uma inserção social mais ampla. Apesar de sua reconhecida importância, a disciplina amarga há tempos a condição de patinho feio da grade curricular e teve sua obrigatoriedade quase extinta após a reforma do Ensino Médio. O motivo? A ideia equivocada de que a arte serve apenas para a fruição estética do indivíduo – noção que os especialistas da área tentam alargar. (Carta Educação)

CEPID e empresa apoiada pelo PIPE desenvolvem jogos educativos
O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que disponibiliza jogos gratuitos sobre diversos assuntos do dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular, de acordo com a Assessoria de Comunicação do CDMF. Um dos temas atuais abordados é a dengue, e o desafio do jogador é acabar com os focos da doença pela cidade. (Fapesp)


Avaliações





Descubra o que mudou no Enem 2017
Após mais de uma década seguindo o mesmo formato e calendário geral, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar. E quem pretende fazer o Enem 2017 deve ficar ligado para não perder nenhum detalhe. (Terra)


Gestão de Escola


Municípios se engajam para melhorar a educação pública
  • Em articulação conjunta e inédita no sul do Brasil, municípios de Santa Catarina estão buscando soluções para melhorar a qualidade do ensino público. Em reuniões periódicas, os representantes da Educação de cidades da região da grande Florianópolis traçaram um raio-x dos desafios e potencialidades de cada município e do território. Entre as metas traçadas e que já estão sendo colocadas em prática, estão ações visando o aumento da aprendizagem (proficiência) e correção do fluxo escolar.
  • (Terra)

Inclusão

Agentes especiais de educação chegam às escolas do Rio
  • O prefeito Marcelo Crivella e o secretário municipal de Educação, Esportes e Lazer, César Benjamin, recepcionaram nesta segunda-feira, dia 13, os novos agentes especiais que estão chegando às escolas para ajudar na integração de 14 mil crianças que necessitam de cuidados especiais.
  • (JB)
(Vídeo) Escola pública de Bauru cria projeto para identificar alunos superdotados
  • Onze alunos da escola foram considerados com inteligência acima da média. Para aproveitar o potencial desses alunos, a escola criou uma sala especial que eles usam no horário de folga. Uma professora propõe atividades que ajudam a desenvolver ainda mais a área de interesse de cada um.
  • (Como Será?)

Leis, políticas e politicagens

PEC dá permissão para cobrar por pós-graduação
  • A Câmara dos Deputados marcou sessão extraordinária exclusiva na quarta-feira, 15, para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, que permite às universidades públicas do País cobrarem pela pós-graduação lato sensu, exceto mestrado profissional. A justificativa é reforçar o caixa das instituições, permitindo a elas oferecer cursos direcionados a empresas, por exemplo.
  • (Uol)

Pesquisas e Estatísticas

Cresce a procura nas redes municipal e estadual do RJ por alunos de escolas particulares
  • A crise econômica está mudando a organização das famílias. Sem emprego e sem dinheiro, aumentou no estado do rio o número de pais que estão tirando os filhos da escola particular e matriculando na escola pública. Só na rede do estado, o aumento na procura de pais de filhos que estavam em escolas particulares subiu 18,25%.
  • (G1)

Eventos

Especialistas comentam terceira versão da Base Nacional Comum Curricular
  • A Associação de Jornalistas da Educação (Jeduca) realizou na quarta-feira (08/03), uma vídeoconferência sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O debate, que reuniu a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Castro, o membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Cesar Callegari, e o coordenador da unidade de educação de jovens e adultos da Ação Educativa, Roberto Catelli, centrou-se na entrega da terceira versão do documento, que deve ser feita até o início de abril ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
  • (Educação Integral)
Escolas brasileiras inovadoras podem concorrer em desafio internacional
  • Escolas inovadoras em busca de atualização e de parceria com outras instituições ao redor do mundo têm até o dia 20 de março para concorrer a uma vaga no programa Edumission, que formará uma rede para troca de experiências entre educadores. Criada pela empresa de impacto social israelense Education Cities, a iniciativa pretende selecionar 20 escolas para 2017 e já fala em aumentar esse número nos próximos anos.
  • (Porvir)
Olimpíada de matemática vai abranger escolas privadas
  • Para incentivar o estudo da matemática em todo o País, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) mudou o formato da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Neste ano, além dos alunos das escolas públicas, jovens de escolas particulares também podem participar da 13ª Obmep.
  • (Portal Brasil)

Outras do dia

Trump quer mais gastos em defesa e cortes em educação e ambiente
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviará nesta semana ao Congresso sua proposta de orçamento para 2018, que inclui um aumento na despesa em defesa e cortes em meio ambiente, educação e habitação, informaram nesta segunda-feira os veículos de imprensa locais. (Exame)

Lição de casa faz menino descobrir restos de avião e piloto nazistas em fazenda
Quando o agricultor Klaus Kristiansen deu algumas dicas para o trabalho de História do filho, jamais havia pensado que o garoto fosse desenterrar um avião da Segunda Guerra Mundial. Mas foi exatamente o que aconteceu quando Daniel Rom Kristiansen, de 14 anos, encontrou os destroços de um avião Messerschmitt e os restos do piloto. (BBC)