quarta-feira, 15 de março de 2017

Notícias de Educação - 15/mar/2017


Na Sala de Aula

Qual é o problema de usar muito o PowerPoint
A Escola de Negócios de Copenhague, na Dinamarca, baniu recentemente o uso de PowerPoints em sala de aula. Segundo escreveu um professor da universidade, em texto publicado no jornal britânico “The Independent”, a medida foi tomada para tornar as aulas mais dinâmicas. Embora amplamente utilizada em palestras, a ferramenta é também considerada responsável por longas e tediosas apresentações. (Nexo)

Como praticar (qualquer coisa) de maneira eficaz
Repetir a tarefa várias vezes ao longo do dia, com intervalos, e até imaginar estar treinando estão entre as dicas. A prática leva à perfeição, diz o ditado. E diversos estudos já tentaram decodificá-la em termos numéricos, na tentativa de elaborar uma fórmula para quanto é preciso praticar para se chegar à excelência, seja em um arremesso de basquete ou tocando um instrumento. O número de horas não é a única coisa que conta quando se treina uma habilidade. A qualidade e eficácia com que se pratica também fazem diferença, é o que mostra um vídeo recente do canal “TED Ed”, o canal educativo da empresa TED, que dá dicas para praticar atividades com eficiência. (Nexo)


Avaliações



Taxa de isenção no Enem fica mais difícil de ser conseguida após novas regras
  • Com as novas regras para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos que estavam contando com a isenção da taxa para fazer a prova, poderão ficar despreocupados: apesar das mudanças, o recurso permanece valendo. Porém, o processo para ter esse direito ficou mais rigoroso.
  • (iG)

Gestão de Escola

Cada dólar investido na pré-escola pode se multiplicar por sete
  • O investimento em pré-escolas públicas de qualidade traz ganhos enormes não apenas para as crianças de baixa renda atendidas e suas famílias mas para a sociedade como um todo. É o que tem mostrado, incansavelmente, o americano James Heckman, Prêmio Nobel de Economia em 2000, com pesquisas realizadas ao longo da última década.
  • (Folha de São Paulo)
Escolas de SP com baixo desempenho no Ideb terão reforço contínuo
  • Escolas estaduais de São Paulo com baixo desempenho no Ideb, principal indicador da qualidade da educação básica, terão reforço contínuo com professores aposentados e da ativa no contraturno das aulas.
  • (Folha de São Paulo)
DF: Faltam livros em pelo menos 105 escolas da rede pública
Após mais de um mês de aulas, alunos de pelo menos 105 escolas da rede pública de ensino do DF ainda não receberam todo o material didático. A previsão era de que os livros estivessem disponíveis para distribuição nos centros de ensino em 28 de fevereiro. Duas semanas depois do prazo, no entanto, os estudantes precisam fazer duplas para dividirem os exemplares e fazer as atividades de casa em sala de aula. (CB)


Leis, políticas e politicagens


Gasto em saúde e educação será inviável sem reforma da Previdência, diz Meirelles
  • O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (14) que será “inviável” para o governo continuar investindo em saúde e educação se os gastos com Previdência Social não forem estabilizados no Brasil.
  • (G1)
Comissão de Educação acompanhará execução do Orçamento, diz Lúcia Vânia
  • A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), que vai presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) no biênio 2017/2018, deseja estimular a participação do colegiado no acompanhamento da execução das despesas e na elaboração da proposta orçamentária anual para a educação. Em pronunciamento logo após ser eleita para o cargo, nesta terça-feira (14), ela destacou que esse cuidado é indispensável agora que o orçamento público precisa seguir a regra do teto de gastos.
  • (Senado)

Para pensar - artigos e opiniões

Os rankings são bons instrumentos para avaliar a qualidade de uma escola?
  • Muitos pais orientam a escolha da escola de seus filhos pela posição que as instituições atingem em rankings nas avaliações de larga escala. O maior exemplo é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas por escola foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) nos últimos sete anos. A partir da edição 2017, o governo anunciou que não publicará mais os desempenhos por unidade de ensino, impossibilitando a montagem de listas. Mas será que esses rankings eram bons termômetros para medir a qualidade de uma unidade de ensino? A resposta é: não.
  • (O Globo)
Existe uma idade certa para alfabetizar?
  • Antes de dizer qual é a resposta certa é preciso definir o que é alfabetizar. Essa definição existe há cerca de 3.000 anos, mas foi obliterada pelas discussões pedagógicas iniciadas a partir dos anos 70 no Brasil.
  • (Veja)
Quanto custa ser analfabeto?
  • É possível colocar esses custos em números que nos ajudam a ter ideia do quadro de prejuízo que ser analfabeto pode acarretar à trajetória de vida dos brasileiros. O exemplo mais palpável é a diferença salarial entre pessoas alfabetizadas e pessoas não alfabetizadas. Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, tabulados pelo Todos Pela Educação, mostram que, dentre a população de 25 anos ou mais, os alfabetizados ganham 3,94 vezes o salário de alguém que se autodeclara analfabeto.
  • (Uol)

Ensino Superior

Governo economiza cerca de R$ 650 milhões/ano com as IES filantrópicas
  • Um estudo realizado pelo Semesp e apresentado na última segunda-feira (6) durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, e ao Deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), revela que, caso seja cortada a imunidade da quota patronal do INSS para as instituições de ensino superior filantrópicas, o governo federal terá que arcar com uma despesa anual extra de cerca de R$ 650 milhões.
  • (Semesp)

Profissonais da Educação

O isolamento de professores diante de casos de violência e bullying
Tema constante de debate na escola pública brasileira, a violência nos colégios voltou à cena depois que Marta Avelhaneda Gonçalves, de 14 anos, foi morta por estrangulamento numa sala de aula do Rio Grande do Sul na semana passada. Relatos de violência, agressão e bullying expõem tanto o sofrimento do aluno como o isolamento do professor para agir diante de casos que ultrapassam a competência de apenas "transmitir conhecimento". (Uol)


Eventos


Escola de Santa Bárbara fica em 1º lugar em 'Prêmio Inovação' mundial
O projeto "Escola de Plantas Medicinais" rendeu um prêmio internacional à Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil (Emefei) Professora Maria Augusta Canto Bilia, de Santa Bárbara d'Oeste (SP). O projeto conquistou o primeiro lugar entre 18 inscritos do mundo todo. O "Prêmio Inovação" da Fundação Antenna, órgão internacional da Suíça, foi divulgado na última quarta-feira (8). (G1)


Outras do dia


Dados sigilosos de 3,8 milhões de estudantes de SP vazam na internet
  • Dados sigilosos de 3,8 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo ficaram vulneráveis na internet após o vazamento nas redes sociais de uma planilha com senhas de acesso a uma plataforma da Secretaria Estadual de Educação. Notas dos estudantes em avaliações oficiais, com descrições dos acertos e erros, seus nomes completos, escola em que estudam e até o número de faltas individuais ficaram acessíveis a qualquer pessoa na rede. As informações são de acesso exclusivo das escolas e nem sequer os estudantes poderiam entrar neste sistema.
  • (O Estado de São Paulo)
Mujica diz que perdeu a guerra da educação quando foi presidente
O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que governou de 2010 a 2015, afirmou nesta segunda-feira que, no seu mandato, perdeu a guerra da educação, mas que continua pensando da mesma forma sobre a descentralização do sistema educacional no país. “A centralização se combate com mais democracia e mais democracia é o povo participando” (Exame)

Escola rural do TO com 9 alunos tem 100% de aprovação em vestibulares
Todos os estudantes do 3º ano de uma escola da zona rural de Guaraí, na região central do estado, foram aprovados em vestibulares neste ano. O aproveitamento de 100% encheu os professores e parentes de orgulho por ver os nove alunos da turma vencerem as dificuldades da educação no campo, em uma escola em que três professores dão aulas em todas as disciplinas para as turmas de ensino médio. (G1)