sexta-feira, 31 de março de 2017

Notícias de Educação - 31/mar/2017


Na Sala de Aula

‘Jogar é uma das maneiras inatas para aprender’
Todos aprendemos jogando, seja encaixando blocos de plástico durante a infância, ou mais tarde, comandando heróis e planejando cidades nos videogames. Movidos pelo desafio, a emoção e a vontade de experimentar o novo, continuamos envolvidos por um longo tempo, o que infelizmente nem sempre acontece na educação. Segundo Gonzalo Frasca, uruguaio que é professor da disciplina de videogames na Universidade ORT, em Montevidéu, e chefe de design de jogos na startup WeWeWantToKnow, isso acontece porque a educação se preocupa demais com conteúdos e, com isso, deixou de lado uma característica natural do ser humano. (Porvir)


Gestão de Escola


Ministério discute com Banco Interamericano financiamento para a educação no Brasil
  • O Ministério da Educação vai enviar ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uma carta consulta para que novos contratos de financiamentos sejam firmados. O assunto foi tratado nesta quinta-feira, 30, em Washington, nos Estados Unidos, entre o ministro Mendonça Filho e diretores da entidade, como o chefe da Divisão de Educação, Gregory Elacqua.
  • (MEC)
Quais as regras de financiamento da educação básica desde a República
  • Esta pesquisa analisa como foram criadas as regras de financiamento público da educação básica brasileira desde que se iniciou o período republicano. Ao longo da história do país, é possível identificar as opções políticas do Estado para assegurar a destinação de recursos e, assim, qual a prioridade conferida a esse direito em diferentes momentos.
  • (Nexo)
MP autoriza estados e municípios a compensar limite constitucional da educação
  • O governo editou a Medida Provisória 773/17, que autoriza estados, Distrito Federal e municípios que não cumpriram o limite constitucional de gastos com educação no ano passado a compensarem a diferença até o final deste ano, desde que os recursos compensatórios venham da Lei de Repatriação de Ativos (Lei 13.254/16). Apesar de tratar dos dois tipos de entes federados, o foco da MP 773 são os municípios, onde o problema do não cumprimento do limite foi detectado.
  • (Câmara)

Inclusão

Faculdade de Direito da USP aprova cotas raciais
  • A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta quinta-feira, 30, a ampliação da oferta de vagas para alunos de escolas públicas e, pela primeira vez, a reserva de vagas para alunos pretos, pardos e indígenas (PPIs).
  • (O Estado de São Paulo)
MEC trabalha para implementar educação quilombola nas escolas
  • O Ministério da Educação realizou nesta quinta-feira, 30, a segunda webconferência sobre educação escolar quilombola, com a participação de gestores, professores e sociedade civil. A iniciativa dá prosseguimento ao esforço do MEC pela implementação das diretrizes nacionais curriculares voltadas a essa comunidade nas escolas.
  • (MEC)

Leis, políticas e politicagens

“Essa reforma que está acontecendo é o fim da escola”
  • Antes citada como obrigatória pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para os três anos do Ensino Médio, a disciplina de Artes tem futuro incerto após a aprovação da reforma curricular da etapa. Com a obrigatoriedade eliminada, seu ensino ficou sujeito ao previsto na futura Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo que as escolas precisarão apenas adotar “estudos e práticas” da disciplina.
  • (Carta Educação)
MP fixa prazo para Estados corrigirem porcentual à educação
  • O presidente Michel Temer editou da Medida Provisória 773/2017, que autoriza Estados, Distrito Federal e municípios a corrigir, até 31 de dezembro de 2017, as diferenças entre a receita e a despesa previstas e as efetivamente realizadas que resultem no não atendimento da aplicação do porcentual mínimo obrigatório em manutenção e desenvolvimento do ensino público, “desde que as diferenças advenham dos recursos recebidos em decorrência da Lei nº 13.254, de 13 de janeiro de 2016”, que criou o Programa de Repatriação de recursos mantidos ilegalmente por brasileiros no exterior.
  • (IstoÉ)
Cobrança de pós-graduação em universidades públicas está na pauta de abril do STF
  • A permissão ou veto da cobrança de mensalidade em cursos de extensão e pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições públicas de ensino superior está prevista para ser votada no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 20 de abril. O julgamento é aguardado como o desfecho para a polêmica, já que na quarta-feira (20), a Câmara dos Deputados, rejeitou a possibilidade de autorizar a cobrança.
  • (G1)

Para pensar - artigos e opiniões

Fazer, sentir e pensar deveria ser o triunvirato virtuoso da Educação
  • Kumar fundou, na década de 90, o Schumacher College. A escola é totalmente diferente não só por seu environment – fica em Devon, sudoeste da Inglaterra, um lugar idílico e muito inspirador -, mas, principalmente, por sua pedagogia holística e integradora. Lá, não se pretende encher os alunos de informação, mas desabrochar as pessoas para que elas de fato aprendam a fazer, a sentir e a pensar. Nesse centro de estudos, o “aprender” é quem manda no jogo e o “ensinar” é só uma das estratégias para atiçar a busca pelo conhecimento. Pois, como explica Kumar, o “ensinar” é parcial enquanto o “aprender” é completo, holístico.
  • (O Estado de São Paulo)

Pesquisas e Estatísticas

Como a fome nos primeiros anos de vida prejudica o desempenho escolar de crianças
Crianças que lidam com a fome durante os primeiros cinco anos de idade tendem a ter desempenho pior na escola uma vez que ingressam no jardim da infância. A constatação tem origem em um novo estudo feito por duas pesquisadoras da Universidade de Georgetown, nos EUA, e publicado na edição de março de 2017 do jornal científico Child Development (Desenvolvimento infantil, em português). (Nexo)


Profissonais da Educação


Entenda como são calculados o piso salarial dos professores e o orçamento da Educação
O percentual do reajuste é atribuído com base na variação do valor mínimo que deve ser investido por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas urbanas, definido anualmente pelo Fundeb. Esse cálculo é feito a partir do número de matrículas registradas pelo Censo Escolar e pela receita estimada da União e dos estados. Por exemplo, em 2017, a correção é de 7,64% e isso corresponde ao aumento no valor aluno-ano de 2015 (2.545,31 reais) para 2016 (2.739,77 reais). (Nova Escola)

Greves
  • Professores do DF radicalizam greve. Categoria decidiu manter a paralisação mesmo após a Justiça considerar o movimento ilegal.
  • (Correio Braziliense)


Outras do dia

Isadora Faber, do 'Diário de Classe', planeja reativar ONG e reunir denúncias de escolas do país
Quatro anos depois de criar uma página no Facebook para relatar os problemas da escola municipal em que estudava em Santa Catarina, o 'Diário de Classe', Isadora Faber, de 17 anos, planeja lançar uma plataforma que reúna denúncias sobre escolas de todo o Brasil. (G1)

Arrastões levam medo a escolas de Goiás
  • Preocupação redobrada nas escolas de Goiás. Bandidos armados estão invadindo as salas de aula e fazendo arrastões. Esse tipo de crime é novidade para os professores, alunos e também para polícia. Antes, os bandidos entravam quando a escola estava vazia para furtar TVs, impressoras e outros equipamentos. Agora são os arrastões durante as aulas que estão tirando o sossego.
  • (Bom Dia Brasil)

Seis falsos profissionais de Educação Física são flagrados em ação no RJ
  • Seis falsos profissionais de Educação Física foram flagrados na "Operação Varredura" do Conselho Regional de Educação Física (Cref) no interior do Rio. A ação aconteceu entre segunda (27) e quarta-feira (29) em Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. Três falsos professores foram levados para as delegacias locais.
  • (G1)