segunda-feira, 3 de abril de 2017

Notícias de Educação - 03/abr/2017


Na Sala de Aula

Escolas já começam a alfabetizar crianças 'com letras da internet'
A forte presença no dia a dia de crianças de recursos tecnológicos como tablets, joguinhos e aplicativos de telefones celulares, além dos vídeos musicais com legendas, tem ampliado rapidamente uma mudança na forma de alfabetização das escolas. (Folha de São Paulo)

Troca de laboratório de informática por espaço criativo demanda mais que dinheiro
O avanço das práticas mão na massa nas escolas tende a deixar os laboratórios de informática obsoletos, mas a transformação da sala com computadores fixos em um espaço que estimula a criatividade e o trabalho colaborativo ainda deve demorar a acontecer em larga escala. Da formação docente à melhoria da infraestrutura, passando por novas regras de compra de suprimentos e a necessidade de adoção de recursos abertos, são muitos os desafios que gestores públicos terão que enfrentar. (Porvir)

Evento mostra práticas educacionais inovadoras
A estrutura e o mobiliário da escola são feitos de bambu, as salas ficam suspensas e têm luz natural, os professores escolhem o que ensinar com base em um leque de temas, os alunos aprendem a plantar, colher e cozinhar. Inaugurada em 2008, a Green School, localizada no meio de uma floresta em Bali, na Indonésia, é uma escola internacional, referência mundial em sustentabilidade e educação inovadora. A rotina da ‘escola de bambu’ da Indonésia, que destaca contexto no qual aluno está inserido, é case do Transformar 2017. (O Estado de São Paulo)

Uma pedagogia do corpo
Porque a aprendizagem motora é um importante instrumento de educação do indivíduo
É sabido que é necessário estimular mais que o lado cognitivo para ampliar o horizonte dos alunos em assuntos como cidadania, ética, trabalho, ciências, entre outros. O fomento ao corpo e ao movimento é uma ação pedagógica poderosa para que o indivíduo tome consciência de si e de seu papel na sociedade na medida em que possibilita uma nova linguagem de aprendizado e conexão com o mundo. (Carta Educação)

Plano de aula gratuito ensina estudantes a checar informações
Reconhecer infomações falsas e evitar compartilhá-las pode ser muito difícil, ainda mais em meio ao excesso de conteúdo que circula pela internet. Para ajudar estudantes de ensino médio a desenvolverem essa habilidade, o Instituto Poynter – entidade norte-americana sem fins lucrativos que promove o ensino do jornalismo – desenvolveu um plano de aula que explica princípios da verificação de fatos. O guia faz parte das celebrações do Dia Internacional do Fact-Checking, comemorado em 2 de abril, e está disponível em 11 idiomas. A versão em português foi produzida pela Agência Pública, que mantém o projeto de fact-checking Truco. (Porvir)

Drogas no colégio: o que se pode fazer?
O tráfico de drogas há muito tempo saiu do entorno das escolas e está dentro da sala de aula. Tanto das instituições públicas quanto das privadas. Mas há alguns pais e professores que ainda não reconhecem o problema e, por vezes, acabam sendo surpreendidos com um caso de difícil solução. O caminho é reconhecer o perigo e não ficar de braços cruzados. (Gazeta do Povo)

Professor desenvolve aplicativo que permite aos estudantes dar retorno sobre conteúdos
O professor Emílio Evaristo (primeiro à direita, de óculos) mostra a seus alunos a ferramenta Coaula (Foto: Arquivo pessoal) Professor de informática na Escola Técnica de Ceilândia (DF), Emílio Evaristo desenvolveu um aplicativo para promover a qualidade do ensino técnico. A ferramenta, que ele chamou de Coaula, permite que os alunos ofereçam aos professores uma resposta sobre o conteúdo, a didática ou qualquer outro aspecto da aula. (MEC)

Faculdade e ensino médio: podemos e devemos ainda banir os telefones celulares da escola? (original em francês)
A "praga", uma "guerra sem fim" ... vício adolescente do telefone móvel é o tema do debate, muitas vezes aquecido na sala de professores em faculdades e escolas secundárias. Os professores falam sobre a onipresença de smartphones para a escola e se perguntam sobre as respostas que precisam fazer, entre a pedagogia e a tolerância zero. (Le Monde - original em francês)


Gestão de Escola









A nova fronteira da educação
O ensino básico está atraindo grandes investidores locais e globais. Saiba por que Jorge Paulo Lemann, Alan Greenberg e os grupos SEB, Bahema e Tarpon apostam pesado nesse mercado, que já movimenta R$ 51 bilhões (IstoÉ Dinheiro)


Ministério da Educação sofre bloqueio de R$ 4,3 bilhões no orçamento
  • De acordo com o ministério, a Educação teve R$ 4,3 bilhões em despesas bloqueadas. Com isso, o orçamento da pasta para 2017, que havia sido definido pelo Congresso em R$ 35,74 bilhões, foi reduzido para R$ 31,43 bilhões.
  • (G1)
  • 16% dos recursos cortados da Educação são de emendas parlamentares, diz MEC
  • (G1)
  • Educação, Defesa e Ciência e Tecnologia são as pastas mais afetadas pelo contingenciamento
  • (O Globo)
‘É hora de uma revolta coletiva pela educação no Brasil’, diz educador António Nóvoa
Quem não sai do lugar não se educa”. Inspirado nesse lema, António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, viajou o mundo ensinando e aprendendo sobre a missão das escolas. Em visita ao Brasil, criticou a proposta de escolas sem partido, defendeu a discussão sobre gênero e sexualidade nas aulas e convidou a população a se engajar em uma revolta coletiva pela educação pública no Brasil. (Extra)

6 possíveis efeitos da terceirização na Educação
  • “A Educação é um direito que tem que ser desenvolvido de forma solidária. No momento que eu coloco a concepção de produtividade no centro, saímos do âmbito do direito social, humano, de construção coletiva”, explica Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), órgão que publicou uma nota contrária à proposta. Para além desse argumento, existem efeitos que podem atingir a área a médio e longo prazo agora que a proposta de terceirização irrestrita, de atividades meio e fim, no setor público e privado, foi sancionada.
  • (Nova Escola)

A década perdida na educação pública gaúcha
  • O Rio Grande do Sul já foi um estado invejado no Brasil quando o assunto tratado era educação. Pois os tempos mudaram. Mudaram muito. Hoje, a suposta formação escolar superior do gaúcho não passa de um mito do passado que ainda resiste, mas que, cada vez mais, se desfaz diante dos números e, principalmente, do que se vê quando se entra em uma escola estadual.
  • (Jornal do Comércio)

Para pensar - artigos e opiniões

As escolas livres da "escola livre"
  • O Supremo Tribunal Federal, em decisão liminar do Ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu a Lei de Alagoas nº 7.800/2016, que havia instituído, no Estado, o programa "Escola Livre". Que bom que foi suspensa. Mas que pena que a ideia de educação "neutra" ainda tenha entusiastas. Que pena que haja leis assim. Que pena que precisemos de decisão judicial para suspendê-las.
  • (Uol)

Pesquisas e Estatísticas

Literatura pode ajudar a promover empatia em crianças
  • Um projeto de leitura de histórias para crianças foi capaz de aumentar a preocupação empática e a generosidade entre os ouvintes, de acordo com um estudo desenvolvido em parceria entre as Universidades de Chicago, nos Estados Unidos, e de Hashemite, na Jordânia.
  • (O Estado de São Paulo)
CIEB divulga raio-X do uso de tecnologia em 15 redes de ensino
Nesta sexta-feira, o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) anuncia a divulgação do Guia Edutec, estudo realizado ao longo de 2016 que faz um diagnóstico do grau de adoção de tecnologia nas redes de ensino de 14 estados e no Distrito Federal. (Porvir)


Ensino Superior


MEC afirma que o Ciência sem Fronteiras terá 5 mil bolsistas na pós-graduação
  • O Ciência Sem Fronteiras (CsF) está funcionando plenamente como programa de internacionalização para pós-graduação (mestrado, doutorado, pós-doutorado e atração de jovens cientistas). A CAPES mantém editais para bolsas de pós-graduação e pós-doutorado e estágio sênior no exterior. Em 2017, recebem bolsas cerca de 5 mil nestas categorias.
  • (MEC)
  • MEC restringe Ciência sem Fronteiras para pós-graduação
  • (O Povo)
Presidente da Kroton apoia o fim de isenções das filantrópicas
  • Presidente da Kroton, Rodrigo Galindo é o grande apoiador do fim das isenções previdenciárias das filantrópicas. Afinal, as faculdades católicas, suas concorrentes, serão bem atingidas.
  • (Veja)

Profissonais da Educação

Professores municipais de São Paulo chegam a acordo para encerrar greve
  • Os profissionais da rede municipal de educação de São Paulo decidiram, em assembleia no final da tarde desta sexta-feira (31), pelo encerramento da greve da categoria. A prefeitura atenderá parte das reivindicações dos servidores e outras questões serão rediscutidas.
  • (Folha de São Paulo)
Professores de colégios particulares fazem dia contra reformas de Temer
  • Em alguns dos principais colégios de elite de São Paulo, os professores deram aulas nesta sexta (31) vestindo preto, com números de fita adesiva colados às roupas. O objetivo é protestar contra a reforma da Previdência e a terceirização.
  • (Folha de São Paulo)

Eventos

Gestores discutem investimento na infância
  • E se fosse nos dada a oportunidade de recomeçar, diante de tantos infortúnios? Se pudéssemos iniciar ciclos de desenvolvimentos humanos mais saudáveis, que nos garantissem, daqui a alguns anos, uma sociedade mais igualitária, um ambiente bem menos violento, com índices de pobreza e evasão escolar, por exemplo, diminuídos de modo relevante? Isso é possível e o segredo está na criança pequena e em todo o cuidado que dispensamos a ela em seus primeiros seis anos de vida.
  • (O Povo)
Universidades e instituições de C&T precisam de apoio contínuo, dizem especialistas
  • É preciso desburocratizar o funcionamento das universidades e instituições de pesquisa e institucionalizar o apoio a elas, garantindo um fluxo contínuo de financiamento para que o sistema brasileiro de ciência e tecnologia possa avançar. A avaliação foi feita por participantes de um debate sobre as políticas de ciência e inovação no Brasil realizado na quarta-feira (29/03).
  • (Fapesp)
Olimpíada escolar avança para além da matemática
  • As olimpíadas de conhecimento já fazem parte da rotina de muitas escolas brasileiras, mas novas competições com foco específico em algumas áreas do ensino têm ganhado a atenção de professores e a adesão crescente de alunos. No País, somam-se opções em neurociências, informática, agropecuária, saúde e meio ambiente para alunos do ensino médio.
  • (O Estado de São Paulo)

Outras do dia

Governo federal dá calote em vencedores de concurso de redação
  • Vinte e quatro estudantes do ensino médio que ganharam o concurso de redação do governo federal "Construindo a Igualdade de Gênero" não receberam o prêmio previsto em edital: computadores e impressoras multifuncionais. Os autores dos melhores textos foram anunciados em 2015, estiveram em Brasília numa cerimônia com autoridades, mas ficaram de mãos abanando. E não há previsão de entrega do que foi prometido.
  • (O Globo)
Operação Research: 3ª fase mira falsos bolsistas que receberam recurso desviado
  • A Policia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (31) a terceira fase da Operação Research , que apura o desvio de R$ 7,3 milhões da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São cumpridos 19 mandados de condução coercitiva e 1 mandado de busca e apreensão em três Estados.
  • (iG)
Justiça manda faculdade recontratar professores demitidos em Osasco
  • Quase dois meses depois de terem sido demitidos por justa causa durante uma greve por falta de pagamento, cerca de 120 professores tiveram uma vitória na Justiça do Trabalho nesta sexta (31).
  • (Folha de São Paulo)
Universidade Trump pagará US$ 25 mi a estudantes por fraude
Um juiz federal dos EUA concedeu a aprovação final nesta sexta-feira de um acordo de US$ 25 milhões para encerrar uma ação coletiva contra a extinta Universidade Trump, que tem como dono o presidente americano, Donald Trump. A sentença do juiz Gonzalo Curiel, de San Diego, deu fim a um longo processo e prevê que os alunos recuperem cerca de 90% do que pagaram após terem sido vítimas de fraude. (Exame)