quinta-feira, 6 de abril de 2017

Notícias de Educação - 06/abr/2017


Na Sala de Aula

Como o Vale do Silício quer mudar a educação básica, segundo este investidor
O Vale do Silício, epicentro da inovação digital, na Califórnia, vive à procura de qual será, no jargão do ramo, a próxima “tecnologia disruptiva”. Isso significa que mentes brilhantes treinadas em universidades como a de Stanford passam os dias tentando vender para investidores o próximo Uber ou o novo Airbnb — empresas que revolucionem seu setor de atuação. Uma das mais ousadas apostas nesse sentido é o projeto da AltSchool. (Nexo)

Projeto oferece cursos de idiomas com professores refugiados
Já imaginou aprender diferentes línguas e culturas ao mesmo tempo em que ajuda alguém que está fugindo de uma guerra, por exemplo, e tentando recomeçar a vida? Essa é a proposta do Abraço Cultural, um projeto social pioneiro e escola de idiomas que oferece em São Paulo e no Rio de Janeiro aulas de inglês, espanhol, francês e árabe ministradas por professores refugiados, vindos de diferentes lugares, como Síria, Congo e Haiti. (Terra)

A educação física pode estar afastando seu filho do esporte
Os estudos dizem que para uma criança aprender uma habilidade em nível interessante, são necessárias dez mil repetições de cada um dos movimentos nas mais diversas situações, o que coloca totalmente por água abaixo a teoria de que o esporte se aprende na aula de educação física escolar. O máximo que se consegue é gerar uma experiência com algumas habilidades. No entanto, o modelo proposto e experimentado pelas crianças é competitivo e excludente, de forma que se prioriza a minoria dos alunos habilidosos em detrimento dos demais. São jogos competitivos e não cooperativos, que acabam gerando uma experiência negativa, afastando definitivamente a atividade física da vida desse jovem. (Globo Esporte)


Gestão de Escola




'A escola precisa fazer sentido para o aluno'
  • À frente do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz aponta o déficit educacional histórico do País como um ponto nevrálgico a ser superado para que os indicadores no Brasil avancem. Nesta entrevista, a presidente executiva da entidade aponta o subfinanciamento, a má gestão e o ensino inadequado aos tempos atuais como os pontos principais a serem tratados pelos governos.
  • (Jornal do Comércio)
União deve ter maior participação no Fundeb, defendem economistas
  • O economista e professor da Universidade Federal de São Paulo Daniel Arias Vazquez afirmou nesta terça-feira (4), na Câmara,que para desenvolver o Fundeb é preciso mais participação da União, pois os valores repassados atualmente não são suficientes.
  • (Câmera)
SP: Gestão Doria corta oficinas culturais em CEUs e afeta mais de 4.000 alunos
  • A suspensão das atividades nos CEUs atingiu mais de 4.000 alunos, beneficiados pelos projetos PIÁ (Programa de Iniciação Artística), para crianças de 5 a 14 anos, e Vocacional, para maiores de 14 anos, segundo o Movimento Frente Única da Cultura.
  • (Folha de São Paulo)

Inclusão

'As pessoas estão muito fechadas ao diferente': a difícil inclusão do autista na escola
Uma lei federal de 2012 garantiu a autistas o acesso à educação e ensino profissionalizante em escolas regulares. Fixou punição de até 20 salários mínimos (R$ 18,7 mil) ao gestor escolar que recusar a matrícula de aluno com autismo - e prevê perda do cargo em caso de reincidência. Na prática, contudo, as recusas continuam - e muitas vezes por desinformação das famílias sobre seus direitos. (BBC)

Entenda como funcionam as cotas raciais
Desde a sanção da Lei de Cotas, em 2012, que possibilitou a entrada de aproximadamente 150 mil estudantes negros em todo o País, a adoção de cotas raciais tem sido discutida, gerando polêmicas. Entenda os principais pontos (Carta Educação)

Crianças indígenas terão prioridade nas matrículas em creches e escolas do DF
A partir desta quarta-feira (5), a rede pública de ensino do Distrito Federal deve priorizar o atendimento de crianças indígenas na reserva de vagas em creches e escolas. A lei 5.816, publicada no Diário Oficial do DF determinou que a identificação dos beneficiários será feita a partir do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena, documento emitido pela Funai. (G1)

Programas de pós-graduação da UFMG vão reservar vagas para negros, indígenas e pessoas portadores de deficiência
  • A partir de 2018, os programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto (UFMG) vão reservar de 20% a 50% das vagas disponíveis para candidatos que se autodeclararem negros. A porcentagem máxima se refere à proporção deste público na população brasileira.
  • (G1)




Leis, políticas e politicagens

MEC vai divulgar nesta quinta a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • O Ministério da Educação vai divulgar, nesta quinta-feira (6), a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o primeiro documento do Brasil que vai servir como base obrigatória para a elaboração dos currículos de todas as escolas, tanto públicas quanto privadas.
  • (G1)
  • Entenda a base comum curricular, que deve mudar o ensino em todo o país
  • (Folha de São Paulo)
  • Artigo: Base Nacional Comum: avanço para a educação
  • (O Globo)

Pesquisas e Estatísticas

Alfabetização entre filhos de ricos é até 6 vezes maior que entre os de pobres
As desigualdades na qualidade da educação começam desde cedo. No Brasil, crianças com famílias de níveis socioeconômicos mais altos têm desempenho considerado adequado desde a alfabetização. Entre aquelas com nível socioeconômico mais baixo, o percentual das que têm aprendizado considerado adequado chega a ser seis vezes menor. (Estudo Prático)

  • Pesquisa revela que 41,5% dos jovens de 19 anos não concluíram ensino médio
  • (Porvir)

  • Brasil reduz desigualdade, mas ainda tem 2,5 milhões fora da escola
  • (R7)
Brasil tem duas instituições em ranking das 200 melhores universidades jovens
  • O Brasil teve duas universidades incluídas na lista das 200 melhores instituições de ensino superior do mundo com menos de 50 anos de existência. A edição de 2017 do Times Higher Education World University Ranking cita a UFABC (Universidade Federal do ABC) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista).
  • (iG)

Ensino Superior

Cursos de especialização públicos e pagos estão na fronteira da ilegalidade
  • Ninguém sabe no Brasil se é legal ou não cobrar mensalidades em cursos de especialização nas universidades públicas. A prática está presente na maior parte das instituições e há muitas ações na Justiça alegando que, por serem públicas, elas não poderiam fazer isso. A rejeição na semana passada da emenda à Constituição (a PEC 395/2014) que propunha a legalização da arrecadação agravou ainda mais o limbo jurídico.
  • (Gazeta do Povo)
Gratuito ou pago? Veja quem paga a conta do ensino superior público nos EUA, Reino Unido, França e mais 17 países
  • Entre os países mais ricos, há os que, como o Brasil, não cobram nada dos estudantes em qualquer nível do ensino superior, como os países nórdicos (Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia) e os eslavos (Eslováquia e Eslovênia). Na Turquia, a situação é a mesma. Em outros casos, não há cobrança de mensalidades, mas os estudantes pagam uma taxa "simbólica" a cada ano letivo. É o caso da França e da Alemanha. Há países, porém, onde mesmo nas instituições públicas os custos do ensino superior são de milhares de dólares por ano, como nos Estados Unidos e no Reino Unido.
  • (G1)
O que acontece com o Ciências sem Fronteiras. E as possíveis consequências do fim do programa
  • No domingo (3), o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, informou que o governo Michel Temer vai acabar com o Ciências sem Fronteiras (ou CsF), programa do governo federal que concede bolsas para alunos de graduação e pós-graduação realizarem um período do curso no exterior. O argumento utilizado pela atual gestão é o de que o programa não obteve o resultado esperado nos últimos anos. O programa ainda não foi oficialmente encerrado.
  • (Nexo)
Volta às aulas na Uerj está prevista para segunda-feira
  • O reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ruy Garcia Marques, informou hoje (5) que o início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira (10). A Uerj já adiou cinco vezes o início das aulas referentes ao segundo semestre do ano passado, devido à crise financeira do governo fluminense.
  • (Terra)

Profissonais da Educação

MG: Pimentel concederá reajuste do piso aos professores
  • O governador Fernando Pimentel (PT) deve encaminhar em junho à Assembleia Legislativa de Minas projeto de lei reajustando o piso dos professores. O reajuste terá data retroativa a janeiro deste ano, conforme acordado com a categoria. O pagamento será feito no início do próximo ano.
  • (Hoje em Dia)