quarta-feira, 5 de abril de 2017

Notícias de Educação - 05/abr/2017


Destaque: TRANSFORMAR 2017

Transformar 2017: inovação na escola precisa do envolvimento do estudante
O que começou como um bate-papo informal logo se tornou um raio-X sobre a situação de muitas escolas brasileiras. Ana Clara Nunes,14, Arthur Rezende, 16, Cecília Azevedo, 16, Débora Pessoa, 18, e Derivaldo Jr., 19, abriram o Transformar 2017, maior evento sobre inovação em educação do país, com relatos sobre suas realidades: carência de laboratórios e acesso à tecnologia, escolas mais parecidas com prisões, e que ainda recebem alunos em salas de aulas quentes e com cadeiras desconfortáveis. (Porvir)

  • 10 vezes que Transformar mostrou a importância de olhar para os estudantes
  • (Porvir)

Para estudantes, escola deve valorizar o protagonismo do aluno
O evento “Transformar 2017” sobre inovação na educação começou nesta terça-feira, 4, em São Paulo, com uma mesa em que cinco estudantes, de escolas públicas e particulares de diferentes Estados brasileiros, falaram sobre a “escola que desejam”. (O Estado de São Paulo)

‘Sustentabilidade é difundida, mas vemos pouca prática nas escolas’
  • A escola e professores têm de dar o exemplo para engajar alunos e comunidade. É o que defendem os professores Nicola Unite, da Green School, na Indonésia, e Valnei Alexandre da Fonseca, da escola estadual Erich Walter Heinch, na zona oeste do Rio. As duas escolas são referência mundial em projetos de sustentabilidade.
  • (O Estado de São Paulo)

Cultura maker na escola incentiva aluno a pôr a ‘mão na massa’
  • Incentivar o estudante a criar e aprender com o processo de criação. Essa é a principal lição da cultura maker na escola, tema de palestra dada pelos professores Fábio Zsigmond, do Mundo Maker, e Jordan Budisantoso, da Washington Leadership Academy, nos Estados Unidos, durante o “Transformar 2017”
  • (O Estado de São Paulo)
‘Professor não tem que entreter aluno, mas desafiar’
  • Aliar jogos com o conteúdo de Matemática é uma forma de ensinar e engajar os alunos para a disciplina, segundo o uruguaio Gonzalo Frasca, desenvolvedor de games de álgebra e geometria da WeWantToKnow. Para ele, os jogos permitem que cada aluno aprenda em seu tempo e se sinta desafiado.
  • (O Estado de São Paulo)
O que é uma escola do século 21?
  • Não tem mais volta: a tecnologia entrou nas nossas vidas e chegou para ficar. Com ela, nos acostumamos com novos serviços, como o atendimento personalizado no momento em que precisamos, e novos embates, com discussões acaloradas em redes sociais que, vez ou outra, se transportam para a vida fora da tela. Aprender a lidar com a tecnologia – e todas as questões que ela traz junto – já é uma exigência deste século.
  • (Nova Escola)

Na Sala de Aula

Professora usa mágica em sala de aula e melhora aprendizado em escola pública
Num passe de mágica, uma professora da rede estadual de São Paulo conseguiu superar um dos maiores desafios enfrentados em salas de aula Brasil afora: ela passou a fascinar e a receber a atenção de seus alunos, mesmo lecionando uma disciplina considerada difícil para a maioria – a tão temida matemática. (iG)

Projeto da USP leva robótica para alunos de escolas públicas de São Carlos
Um projeto desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) ensina princípios de robótica aos alunos da rede pública de São Carlos. As aulas buscam despertar o interesse das crianças pela tecnologia e ganharam o apoio de voluntários de vários lugares e de empresas como a IBM. (G1)


Avaliações



Um mês após anúncio, MEC oficializa mudanças no Enem
Quase um mês após o anúncio, o Ministério da Educação (MEC) oficializou nesta terça-feira (4), por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dentre as principais alterações no Enem está a mudança da prova para dois domingos. (Universia)


Gestão de Escola


Secretário de Doria diz que Holiday 'não pode intimidar professores'
  • O secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, criticou nesta terça-feira, 4, em sua página no Facebook, as visitas feitas pelo vereador Fernando Holiday (DEM-SP) a escolas de São Paulo para verificar se há "doutrinação ideológica" dentro das salas de aula. Para Schneider, Holiday "exacerbou suas funções e não pode usar de seu mandato para intimidar professores".
  • (O Estado de São Paulo)

Inclusão

Procuradoria pede a MEC posição sobre cotas na pós-graduação das federais
  • A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, enviou, nesta terça-feira (4), um ofício ao Ministério da Educação pedindo esclarecimentos sobre como as universidades e institutos federais estão debatendo a criação de políticas de ação afirmativa para as vagas em cursos de pós-graduação.
  • (G1)
Chimamanda: “Pai é verbo tanto quanto mãe”
  • “Se o seu marido dorme com outra mulher e você o perdoa, será que a mesma coisa aconteceria se você dormisse com outro homem?”. Com esse questionamento, a escritora Chimamanda Ngozi Adichie (Nigéria, 1977) inicia seu mais recente livro. “Se a resposta for “sim”, então a sua decisão de perdoá-lo pode ser uma escolha feminista, já que não tem relação com o gênero”, concluiu a autora
  • (El País)

Para pensar - artigos e opiniões

Não vai ter creche para todas as crianças brasileiras, fazer o quê?
  • Um coro crescente de especialistas pede mais atenção de governos e famílias para a primeira infância. E esse é um dos motivos pelos quais se fala tanto da importância de ampliar a oferta de vagas em creches. Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo IBGE mostra que, nesse sentido, o Brasil vai muito mal, obrigada.
  • (Folha de São Paulo)

Pesquisas e Estatísticas

Brasil possui quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola, diz estudo
  • O Brasil possui 2.486.245 crianças e adolescentes de 4 e 17 anos fora da escola, segundo levantamento feito pelo Todos Pela Educação com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). O montante representa cerca de 6% do universo total de alunos.
  • (G1)
  • Mais de 60% dos jovens fora da escola no Brasil têm de 15 a 17 anos
  • (Uol)

Ensino Superior

Futuro do Programa Ciência sem Fronteiras é incerto e polêmico
  • O futuro do programa Ciência sem Fronteiras, criado pela ex-presidente Dilma Rousseff e colocado em xeque por seu sucessor, Michel Temer, desperta debate entre especialistas sobre sua relação custo-benefício. As vagas para alunos de graduação foram cortadas ainda no ano passado, e a oferta das bolsas para pós-graduação no Exterior deverá sofrer mudanças que ainda estão em análise.
  • (Gazeta do Povo)
  • Ciência Sem Fronteiras chega ao fim por falta de dinheiro
  • (Bom Dia Brasil)
Servidores e alunos da Uerj protestam em frente a prédio de Pezão no Leblon
  • No inicio da noite desta terça-feira (9), professores, funcionários e estudantes da Uerj se reuniram para protestar na frente ao prédio onde mora o governador Luiz Fernando Pezão, na Rua Rainha Guilhermina, no Leblon, Zona Sul.
  • (G1)
USP obtém liminar para que alunos desocupem prédio da prefeitura
  • A Universidade de São Paulo (USP) conseguiu uma liminar de reintegração de posse do prédio da prefeitura do campus de São Carlos (SP), que foi ocupado na última sexta-feira (31) por alunos em protesto por melhores condições na moradia da universidade. Os estudantes já foram notificados e farão uma assembleia nesta terça-feira (4) para decidir os rumos da ocupação.
  • (G1)

Profissonais da Educação

Greves e movimentos:
  • Servidores mantêm greve na rede estadual de Educação em Goiás
  • (G1)
  • CE: Professores municipais ocupam secretaria e avenida Pontes Vieira
  • (O Povo)

Outras do dia

Político antiliberal ameaça universidade ‘globalista’ de Soros
O primeiro-ministro da Hungria Victor Orban acaba de apresentar um projeto de lei que atinge, dentre as 28 universidades do país, apenas a patrocinada pelo magnata George Soros, a Universidade Central Europeia (CEU). A medida levou milhares de pessoas às ruas de Budapeste nos últimos dias em protestos a favor da instituição. (Gazeta do Povo)

Detento "salvo" pelo ensino será 1º em SP a cursar uma pós dentro da cadeia
  • Pouco menos de dois anos após se tornar o primeiro preso de São Paulo a conseguir um diploma de curso superior dentro da cadeia, o pedagogo Venílton Leonardo Vinci, 57, está pronto para fazer história novamente. Ele conseguiu uma bolsa de estudos integral e será, no segundo semestre, o primeiro detento a iniciar uma pós-graduação atrás dos muros de uma penitenciária.
  • (Uol)