quinta-feira, 13 de abril de 2017

Notícias de Educação - 13/abr/2017


Na Sala de Aula

AltSchool, escola com tecnologia no DNA
Conheça a rede de pequenas escolas nascida em meio às gigantes de tecnologia do Vale do Silício (EUA) que busca novas estratégias para personalização (Porvir)


Gestão de Escola


Escolas filantrópicas temem ser prejudicadas por reforma da Previdência
Representantes de escolas filantrópicas manifestaram preocupação com a proposta de reforma da Previdência (PEC 287/16) em discussão na Câmara dos Deputados. Segundo eles, o relator da matéria, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), poderia incluir em seu parecer o fim da imunidade fiscal prevista na Constituição Federal. Em debate na Câmara, representantes do setor disseram que a imunidade fiscal dessas entidades representa R$ 3,9 bihões ao ano, mas a contrapartida em serviços à sociedade chega a R$ 15, 1 bilhões. (Câmara)


Leis, políticas e politicagens


Comissão debaterá impacto da reforma da Previdência na educação
  • De acordo com o deputado Leo de Brito (PT-AC), um dos autores do requerimento de audiência, a preocupação é com as mudanças nas aposentadorias dos professores e demais servidores da Educação e até com a aposentadoria dos alunos.
  • (Câmara)
"Gênero” e “orientação sexual” têm saído dos documentos sobre Educação no Brasil. Por que isso é ruim?
O MEC diz que a retirada dos termos de alguns trechos foi para evitar a redundância. De fato, não é de todo o documento que desaparece a palavra “gênero”. No entanto, a antropóloga Michele Escoura, pesquisadora do Núcleo de Marcadores Sociais da Diferença da Universidade de São Paulo (USP) e do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Unicamp, explica que, dependendo da corrente teórica adotada, o termo “gênero” não necessariamente engloba todas as discussões, de identidade de gênero à orientação sexual. A preocupação é que a ausência dessas expressões leve a uma visão redutora do assunto. (Nova Escola)

Um terço das cidades do RS não adota metas definidas pelo Plano Nacional de Educação, diz TCE
  • Uma pesquisa analisou a situação dos planos municipais de educação no Rio Grande do Sul. O levantamento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), verificou a implantação nos municípios gaúchos de cinco das 20 metas definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), instituído em 2014.
  • (G1)


Para pensar - artigos e opiniões

Uma Base em falso
  • A Base Nacional Comum Curricular nasce em falso, parcial, sem condições institucionais de implementação e sem legitimidade capaz de lhe assegurar a adesão genuína de educadores e gestores.
  • (Nexo)
A Base não é currículo
  • A Base Nacional Comum Curricular abre uma nova fase na educação brasileira. Ao definir conhecimentos essenciais e competências que todo aluno deve desenvolver, ela estabelece direitos iguais de aprendizagem, organiza a progressão do ensino e aponta claramente o que se espera da escola.
  • (O Globo)
Educação contra o bullying do MBL
  • Bullying, você sabe, são agressões intencionais contra um determinado alvo. Pode ser verbal ou físico, gera medo, vergonha e depende do silêncio de quem assiste ou aplaude a selvageria (tem 21 respostas para o assunto aqui). Conceitualmente, o bullying só existe entre pares. De aluno para aluno, por exemplo. Mas, numa definição mais generosa, dá para estender a noção de bullying para diversas formas de violência orquestrada. É, por exemplo, o que o MBL está fazendo contra o secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider.
  • (Nova Escola)

Ensino Superior

Universidade democrática troca aulas por experiências autônomas
  • Imagine uma universidade sem aulas, provas ou currículo predefinido. Com a proposta sair da rota de aprendizagem tradicional, um grupo de adeptos da educação autônoma está em busca de participantes para a primeira turma da Multiversidade, uma comunidade que reúne pessoas interessadas em aprender a partir de seus desejos e necessidades.
  • (Porvir)
Resultados do Enem são aceitos por mais duas universidades de Portugal
  • Estudantes brasileiros que se candidatam a vagas em instituições de ensino em Portugal têm mais duas opções de ingresso. Por meio de um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, entidade privada de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Setúbal, instituição pública de ensino superior politécnico, já aceitam os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de estudantes brasileiros. Com a adesão, sobe para 22 o número de instituições portuguesas a reconhecer o Enem como instrumento de avaliação.
  • (MEC)
Comissão de Educação da Alerj manifesta apoio à universidade no Rio
  • Deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reuniram na manhã de hoje (11) com o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ruy Garcia Marques, para reafirmar o apoio à instituição e reforçar a posição contrária à instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as contas da universidade.
  • (R7)
Capes publica plataforma voltada ao tema da ciência da informação
  • Para contribuir com o aprimoramento da ciência da informação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, tornou disponível a base de dados Information Science and Technology Abstracts (ISTA) no Portal de Periódicos. O conteúdo abrange os assuntos tradicionais da biblioteconomia e da ciência da informação, como catalogação, classificação e bibliometria, além de temas de tecnologia relacionados a esses segmentos.
  • (MEC)

Profissonais da Educação

Greves:
  • Professores da UEPB iniciam greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (12)
  • (G1)

Eventos

Comissão de Educação realizará seminário sobre base comum curricular
  • A Comissão de Educação da Câmara vai realizar um seminário nacional para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece as diretrizes para as escolas do ensino infantil e fundamental seguirem no atendimento de quase 50 milhões de alunos em todo o País.
  • (Câmara)

Outras do dia

Aluna de escola pública do interior de SP é premiada em concurso da Nasa
Munida de um lápis, de uma régua e de uma folha de papel sulfite, a estudante Isabela Moreira de Freitas, de 15 anos de idade, conseguiu chamar a atenção da Nasa, a agência espacial americana. Logo ela, que diz nunca sequer ter se imaginado criando nada relacionado ao espaço. (iG)

Projeto nos EUA quer incentivar aulas no ensino médio de como usar armas
Os alunos do ensino médio da Carolina do Norte poderão ter aulas de como usar armas no próximo ano. Um projeto de lei em tramitação no estado pretende legalizar cursos de tiro de forma optativa para os alunos interessados, sem uso de munição real. (Gazeta do Povo)