segunda-feira, 17 de abril de 2017

Notícias de Educação - 17/abr/2017



Na Sala de Aula

Os argumentos pró e contra a alfabetização aos 7 anos
A antecipação da alfabetização dos 8 para os 7 anos, ou seja, do 3º para o 2º ano do ensino fundamental, é um dos pontos polêmicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada, e que espera o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) para ser aplicada. Não há unanimidade entre pesquisadores, neurocientistas e educadores. Muitos elogiam a medida enquanto outros a consideram precoce e descolada do desenvolvimento infantil e das realidades da sala de aula brasileira. (Gazeta do Povo)

As escolas de educação infantil com arquitetura mais inovadora de 2017
Prêmio Architizer Awards celebra o melhor da arquitetura e do design mundial, incluindo projetos pensados para a educação. Nesta galeria, separamos as escolas finalistas e as vencedoras pelo júri de especialistas e também pelo voto popular. (Porvir)

A sociedade perde ao não discutir gênero na escola
Se por um lado é evidente a necessidade de visibilizar essas e outras violências contra a mulher – como feminicídio, violência contra lésbicas, bis e trans, ou casos de racismo – e de garantir um espaço de debate público, por outro também fica claro que a agenda é alvo de disputa na sociedade e frequentemente impactada por retrocessos. (Carta Educação)

Gestão de Escola




Escola estadual pede doação em troca de ponto em nota na Grande SP
Pais e alunos da Escola Estadual Mário Franciscon, em São Bernardo do Campo (ABC), do governo Geraldo Alckmin (PSDB), afirmam que a diretoria pediu aos estudantes a doação de um quilo de alimento em troca de um ponto na média nas disciplinas de matemática ou de português. O pedido foi feito na semana passada, e as prendas deveriam ser entregues até sexta-feira (7). (Folha de São Paulo)

Entenda O Que É a Biblioterapia e Seus Efeitos
  • Você já ouviu falar na biblioterapia? É o tratamento que acredita na cura de doenças por meio da leitura e que tem ganhado cada vez mais adeptos. Bibliotecários e profissionais da saúde, como psicólogos e psiquiatras, podem se especializar no assunto.
  • (Canal do Ensino)



Inclusão

Bullying continua desafiando escolas
Há um ano, uma lei federal determinou que todas as escolas tenham ações contra esse tipo de violência. Mas pais e especialistas continuam relatando que muitas não adotam medidas efetivas de combate. A discussão do tema ganhou força na última semana com a repercussão da série da Netflix 13 Reasons Why, que trata de bullying e suicídio em uma escola americana. (O Estado de São Paulo)


  • Perseguida em três colégios em BH, garota negra de 12 anos tem pavor de ir à escola
  • (Hoje em Dia)
Apesar de esforços de inclusão, aluno com deficiência avança menos
Alunos com deficiência têm avançado em menor proporção na “escada” do sistema educacional, apesar dos esforços de inclusão. O Censo da Educação Básica de 2016 mostra que a participação de estudantes com deficiência cai a cada etapa. (O Estado de São Paulo)

Malala: "Se quisermos um futuro desenvolvido, precisamos investir na Educação para as garotas"
Malala Yousafzai acaba de se tornar a mais jovem Mensageira da Paz da ONU. Nomeada pelo secretário-geral António Guterres, a paquistanesa de 19 anos e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2014 terá a função de chamar a atenção do mundo para um problema que afeta milhões de meninas: a falta de acesso à Educação. Segundo a Unesco, 16 milhões de garotas nunca terão a chance de frequentar a sala de aula. (Nova Escola)

UFJF aprova uso de nome social em documentos acadêmicos
  • A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comunicou nesta quinta-feira (13) a aprovação do uso do nome social em históricos escolares, diplomas e certificados de conclusão de curso emitidos pela instituição. Com isso, travestis ou transexuais poderão ter nesses documentos o nome que usa em suas relações sociais em vez do nome registrado no nascimento.
  • (G1)




Leis, políticas e politicagens

Relatores da ONU classificam 'Escola sem Partido' como 'censura'
  • Em documento enviado nesta quinta-feira, 13, ao governo brasileiro, relatores da Organização das Nações Unidas (ONU) denunciam as iniciativas legislativas no País com base no Programa “Escola sem Partido” e alertam que, se aprovadas, as leis podem representar uma violação ao direito de expressão nas salas de aulas e uma “censura significativa”.
  • (O Estado de São Paulo)


Para pensar - artigos e opiniões

Enfim, uma base curricular para todo o Brasil
  • O que Cingapura, Japão, Finlândia, Estônia, Macau, Hong Kong, Taiwan, Irlanda e Canadá, os primeiros colocados em matemática, ciência e leitura no último PISA, o mais importante teste de Educação do mundo, têm em comum? Excelência e uma base curricular comum. E os países como o Brasil, que amargaram as piores posições? A falta de um currículo único.
  • (O Estado de São Paulo)
Para combater o bullying de forma efetiva, a escola precisa ter coragem de olhar para si mesma
Com o tempo, fui percebendo que aquilo era frequente entre os professores e que até o diretor da escola era hostil e grosseiro com os alunos. Fazia piadas com os estudantes que eram homossexuais e tripudiava daqueles que eram indisciplinados, gritando a plenos pulmões que 'na escola dele, bandido não ficava'. Ou seja, as violências produzidas entre os alunos, refletiam como os adultos responsáveis os tratavam. Assim, conclui que trabalhar o tema violação de direitos na escola significa desenvolver um trabalho com todos os agentes: professores, porteiros, merendeiros, diretores e coordenadores. (Nova Esocla)

Construindo o futuro das cidades ancorado na educação
  • Sempre que se fala de educação no Brasil, há uma sensação de tristeza, dados os ainda baixos resultados de aprendizagem que apresentamos, mesmo que temperados por avanços em acesso à escola. Mas as crianças e adolescentes aprendem pouco, e daí a sensação de impotência que a percepção do limitado progresso vem causando: com esses resultados, não haverá desenvolvimento inclusivo, não haverá futuro. Mas há também dados positivos, inclusive no campo da aprendizagem.
  • (Folha de São Paulo)

Meritocracia e igualdade na escola
  • Temos que tomar muito cuidado ao defender a meritocracia, na escola, numa sociedade tão desigual e injusta como a brasileira. Por meritocracia podemos entender, em linhas gerais, uma organização social cujas posições são alcançadas com base no mérito. Na escola, remete à adoção do merecimento como o parâmetro de todo tipo de processo seletivo (programa de intercâmbio ou de bolsa de estudo, vestibular, etc).
  • (Uol)


Pesquisas e Estatísticas

Crianças que brincam com celulares e tablets dormem menos
Estudo publicado na Scientific Reports, site da revista científica Nature, indica que cada hora que crianças pequenas entre seis meses e três anos passam usando aparelhos eletrônicos com tela de toque pode estar relacionada a 15 minutos a menos de sono. Ao mesmo tempo, a pesquisa também revelou que brincar com esse tipo de tecnologia ajuda a desenvolver habilidades motoras mais rapidamente. (BBC)

Ensino Técnico


Menina dos olhos de Dilma, Pronatec tem futuro incerto
Criado em 2011, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), ainda respira, mas com a ajuda de aparelhos. Uma das meninas dos olhos da campanha da ex-presidente Dilma Rousseff pela reeleição, em 2014, o programa foi perdendo força ao longo dos anos. Além de o investimento e número de matriculados ter despencado (veja abaixo), o interesse das empresas nos formados do programa também acompanhou esse movimento. A falta de qualidade pedagógica e a desorganização foram alguns aspectos criticados por alunos e parceiros e o programa falhou para qualificar a mão de obra em uma perspectiva estratégica de política econômica. (Gazeta do Povo)

Institutos federais alinham currículo ao mercado; área é uma das prioridades do MEC
  • O incentivo ao ensino técnico como ferramenta para o desenvolvimento econômico entrou na lista de prioridades do MEC. Neste sentido, é estratégico o papel dos institutos federais, que, por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), investem na criação de cursos e contribuem para o aumento da empregabilidade dos jovens, dinamizando setores com necessidade ou potencial de crescimento.
  • (MEC)



Ensino Superior

Faculdades privadas decidem incluir habilidades socioemocionais nas aulas
  • Essa preocupação em formar profissionais com capacidades que vão além de domínios técnicos e cognitivos, normalmente associados à inteligência, tem levado algumas instituições privadas de ensino superior a incorporar as chamadas habilidades socioemocionais em seus vestibulares e currículos. Essa tendência surgiu na esteira de pesquisas que mostram o impacto positivo de características como persistência e extroversão para indicadores de sucesso, como salários e saúde, e de uma demanda cada vez maior de profissionais com essas habilidades pelo mercado de trabalho.
  • (Folha de São Paulo)


Profissonais da Educação

Greves
  • Servidores de Ribeirão Preto suspendem greve na educação e GCM até audiência de conciliação na Justiça
  • (G1)


Outras do dia

MP investiga festas de alunos de escolas de elite em SP
O Ministério Público Estadual (MPE) montou uma força-tarefa para investigar a organização de festas regadas a álcool feitas por alunos do ensino médio de escolas tradicionais de São Paulo. Irregulares, esses eventos não tinham alvará expedido pela Vara da Infância e Juventude, obrigatório em situações que envolvem crianças e adolescentes sem acompanhamento dos pais. (Exame)

Livros da Fuvest estão disponíveis para download gratuito
Estão disponíveis para download gratuito quatro dos nove livros obrigatórios para o vestibular da Fuvest 2017, exame de ingresso para a Universidade de São Paulo (USP). A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual da Educação, que disponibiliza os títulos em uma parceria com o site Universia (www.universia.com.br). (O Estado de São Paulo)

A adolescente de 17 anos disputada pelas melhores universidades dos EUA
Filha de uma mãe malaia e um pai taiwanês, Hsiao emigrou com sua família para a Califórnia quando tinha cinco anos. A frase sobre a comunicação em inglês entre seus familiares era apenas uma parte de uma redação muito emotiva que ela enviou como parte de sua inscrição para as universidades americanas - e que chamou a atenção de várias instituições de ensino e personalidades no mundo. No texto, Hsiao contou suas experiências durante o processo de aprender uma nova língua em um país estrangeiro. (BBC)