quarta-feira, 19 de abril de 2017

Notícias de Educação - 19/abr/2017


Nossa palavra

Alfabetizar com letra cursiva? Ainda hoje?
Em todo o mundo, escolas começam a alfabetizar já na letra bastão ("do computador"), menosprezando a letra cursiva.
Quais as vantagens? E quais as desvantagens?
Confira o novo programa! (Focando Educação)


Na Sala de Aula


8 mitos sobre o cérebro que ainda estão presentes em sala de aula
Escutar Mozart não ajuda a aprender melhor. E também é mentira que utilizamos apenas 10% do cérebro. Esses e outros mitos sobre o cérebro já foram desmascarados, mas alguns deles continuam vivos em sala de aula e influenciando decisões pedagógicas. Confira comentários a alguns deles feitos por Anna Forés Miravalles, professora da faculdade de Educação da Universidade de Barcelona e coautora do livro recém-lançado Neuromitos da Educación, ainda não traduzido para o português. (Gazeta do Povo)

Educação bilíngue cresce em todas as regiões do Brasil
  • Saber falar inglês é cada vez mais essencial na formação das crianças diante do mundo globalizado. Ter acesso a uma infinidade de conhecimentos e se tornar um cidadão pluricultural traz diversos benefícios para quem tem essa oportunidade e estudos comprovam que quanto mais cedo, mais fácil fica o aprendizado. Por isso, a procura por escolas bilíngues vem crescendo no Brasil.
  • (Exame)

Alunos da FGV e da USP desenvolvem app para auxiliar escolas e cursinhos
Estudantes da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP) desenvolveram um aplicativo com mais de 40 mil exercícios para auxiliar o aprendizado em escolas do ensino médio e cursinhos pré-vestibular. (O Estado de São Paulo)

Como todos podem sair ganhando no trabalho em grupo
Uns poucos fazem tudo, seja porque não dão espaço e voz para colegas ou porque há sempre aqueles que se aproveitam dos demais. Para deixar de lado essa percepção sobre o trabalho em grupo e mostrar os ganhos de aprendizagem que a metodologia pode trazer, o livro “Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégias para Salas de Aula Heterogêneas”, surge como uma referência para apoiar educadores. (Porvir)

Da educação democrática para uma sociedade coletiva
Cresce no mundo o número de escolas públicas cujas propostas pedagógicas se orientam para a participação ativa dos estudantes na gestão, a construção de currículos que possibilitam uma multiplicidade de itinerários formativos, a integração comunitária e planetária. A estas escolas somam-se projetos, programas e políticas de governo orientados por estes princípios. Este processo resulta do avanço dos debates e proposições em relação ao reconhecimento da crise socioambiental a que a noção moderna de progresso levou a humanidade. (Aprendiz)


Gestão de Escola




Ampliar escala das ações de formação continuada é desafio para oscs, aponta levantamento
  • Quais são as organizações que promovem ações de formação continuada de professores no Brasil? Quais suas fontes de financiamento? Qual a sua abrangência? Como dialogam com as redes de ensino? O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (17/04). Os resultados da análise indicam que as OSCs têm um importante papel para a qualificação do trabalho docente, contudo indicam que ampliar o alcance das ações formativas ainda é um desafio a ser superado.
  • (Cenpec)
SP: Fila da creche ganha quase 23 mil nomes na gestão Doria
  • Ao todo, a demanda subiu 35% em relação ao último balanço publicado em dezembro de 2016. No início do ano, a fila tinha 65.080 nomes. Em março chegou a 87.906.
  • (Agora SP)

Inclusão

Ministério da Educação desenvolve políticas e ações voltadas para povos indígenas
  • O Ministério da Educação investe na educação escolar específica para os povos indígenas. São programas e ações que visam garantir o acesso aos conhecimentos universais e também aos conhecimentos particulares relacionados às culturas e línguas indígenas. Segundo dados do censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 896 mil indígenas, distribuídos em 305 etnias, e 274 línguas indígenas faladas. O Censo da Educação Superior de 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que mais de 32 mil estão matriculados na educação superior em todo o país.
  • (MEC)

Leis, políticas e politicagens

Lídice da Mata critica tratamento dado à alfabetização na Base Nacional Comum Curricular
  • O documento, que terá validade a partir de 2019, prevê que a alfabetização deverá ocorrer nos dois primeiros anos do ensino fundamental, ou seja, aos 6 e 7 anos. Segundo a senadora, se essa ideia prevalecer, aumentará o abismo entre os estudantes oriundos de famílias ricas e os de famílias pobres.
  • (Senado)
'Escola neutra é mais ideológica do que a outra', diz professor
  • Para o docente português Licínio Lima, não há educação sem uma dimensão antropológica. 'Educação é sempre a favor de alguma coisa, contra alguma coisa' Licínio destaca ainda que a escola tem papel primordial na construção de sociedades democráticas, salientando que é o espaço em que são construídos cidadãos democráticos. Assim, critica os projetos que buscam uma escola supostamente neutra, o que, ao seu ver, são aqueles que verdadeiramente escondem uma ideologia.
  • (RBA)
Justiça do Rio derruba lei que proibia escolas de discutir gênero
A decisão foi tomada, por maioria de votos, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado. A Defensoria Pública entrou com uma ação questionando a constitucionalidade da lei. Para o defensor público-geral do estado, André Castro, a lei impede o debate sobre significados que a sociedade atribui a homens e mulheres. (Exame)


Para pensar - artigos e opiniões


O impacto da impressão 3D e da cultura maker na educação
  • Pode-se observar nas escolas do Brasil e do mundo a formação de jovens sem habilidades, conhecimentos e competências críticas para uma vida bem-sucedida, tanto pessoal como profissional. Na era digital, um período com mudanças e transformações aceleradas, as competências e os conhecimentos desenvolvidos nas escolas muitas vezes não são relevantes.
  • (iMasters)

Pesquisas e Estatísticas

80% dos estudantes dizem sentir muita ansiedade durante provas
  • Oito em cada dez estudantes brasileiros dizem sentir muita ansiedade para uma prova, mesmo quando se prepararam para ela. Os dados fazem parte de um questionário, com foco no "bem-estar" de estudantes de 15 anos, aplicado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), em 2015 em 72 países
  • (O Estado de São Paulo)
  • Estudantes brasileiros são 'felizes' e estão entre os que mais usam internet fora da escola, diz OCDE
  • (BBC)
Brasil é o 6º país em que mais jovens de 15 e 16 anos trabalham
  • Dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2015 divulgados nesta quarta (19) mostram que o Brasil é um dos seis países em que mais jovens entre 15 e 16 anos de idade se encontram no mercado de trabalho.
  • (Uol)

EAD

A USP acaba de lançar mais um curso online gratuito
Inovação é palavra de ordem no mundo dos negócios, mas pode ser difícil saber por onde começar ou como organizar esse processo dentro das organizações. Foi pensando nisso que a Universidade de São Paulo (USP) criou um curso online de Gestão da Inovação, disponível gratuitamente na plataforma Veduca. (Exame)

Escola de inglês irlandesa oferece cursos gratuitos em plataforma online
A escola de idiomas Seda College, sediada em Dublin, capital da Irlanda, lançou neste mês uma plataforma online gratuita para estudar inglês. Para acessá-la, os interessados devem se cadastrar no site da ferramenta, que está limitada a 500 usuários por país. (O Estado de São Paulo)


Ensino Superior



Fies deve ser fraco no 2º semestre, prevê mercado
  • O setor de ensino privado está pouco otimista com a oferta de vagas pelo Fies no segundo semestre. Parte acredita que não haverá novas inscrições. Outros grupos do mercado preveem número ainda menor do que as cerca de 60 mil vagas ofertadas nesse período nos dois últimos anos. O motivo para o pessimismo é o discurso de austeridade da equipe econômica do governo, que prevê cortes de R$ 42,1 bilhões nas despesas da União este ano.
  • (IstoÉ)
Falta de pagamento de bolsas preocupa alunos da UFSCar; universidade também deve para empresas
  • A UFSCar alega que recebeu 33% a menos do que precisa para cobrir as despesas e herdou uma dívida de R$ 4 milhões do ano passado. Durante a noite desta terça, a universidade informou que recebeu a verba do Ministério da Educação (MEC) e vai efetuar os pagamentos das bolsas "dentro do prazo de processamento bancário".
  • (G1)
Novo reitor da Unicamp promete extinguir duplo salário na instituição
  • O físico Marcelo Knobel, 48, eleito novo reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para o quadriênio 2017-2021, toma posse do cargo nesta quarta-feira (19) com a promessa de extinguir, por um ato administrativo, a dupla matrícula de professores e funcionários. A cerimônia está marcada para as 18h, em Campinas.
  • (Folha de São Paulo)
Todas as universidades brasileiras que aceitam o Enem
  • O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como porta de entrada para uma série de universidades brasileiras. A seguir, reunimos todas que aceitam o exame como vestibular na íntegra ou parcialmente. Vale lembrar que algumas instituições de ensino portuguesas também utilizam a prova.
  • (Universia)

Profissonais da Educação

Professores receberão vacina gratuita contra vírus da gripe
  • Os professores de escolas públicas e particulares já podem comparecer aos postos de saúde para a vacinação gratuita contra o vírus da influenza (gripe). É a novidade deste ano na campanha nacional de vacinação que começou esta semana, e tem como meta imunizar 49 milhões de pessoas.
  • (MEC)

Eventos

CE ouvirá ministro da Educação sobre corte no Ciência Sem Fronteiras
  • O ministro da Educação, Mendonça Filho, deverá comparecer à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para prestar esclarecimentos sobre a decisão do governo federal de suspender a oferta do Programa Ciências Sem Fronteira para alunos de graduação. Requerimento com esse objetivo foi aprovado na reunião desta terça-feira (18) do colegiado.
  • (Senado)

Outras do dia

Jogo Baleia Azul preocupa jovens, pais e professores; alunos comentam
  • A corrente virtual propõe atividades autodestrutivas. A sequência de desafios pode ser prevenida: a dica de especialistas em educação é ficar de olho no comportamento de crianças e adolescentes e apostar no diálogo. No Brasil, casos de suicídio suspeitos são investigados.
  • (Correio Braziliense)