terça-feira, 18 de abril de 2017

Notícias de Educação - 18/abr/2017


Gestão de Escola

MEC investe R$ 102 milhões na aquisição de 19 milhões de obras de literatura
  • O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC, investiu no ano passado R$ 102 milhões na aquisição de 19.941.134 de livros de literatura por meio Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização na Idade Certa (PNLD/PNAIC). As obras serão distribuídas até o final deste ano a 95.133 mil escolas, para turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental da rede pública.
  • (MEC)

Inclusão

Número de alunos pobres em faculdades privadas cresce 20%
  • Ao longo de cinco anos, o Brasil registrou crescimento de 20% na quantidade de alunos de baixa renda que se formou em faculdades privadas, segundo levantamento do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo (Semesp), com base nos dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
  • (O Estado de São Paulo)
MEC quer ampliar literatura em Braille nas escolas
  • No próximo dia 24, representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Diretoria de Políticas de Educação Especial do MEC e das editoras responsáveis pela confecção de livros didáticos estarão reunidos em Brasília, a fim de discutir a produção e novos formatos acessíveis à leitura para estudantes com deficiência visual – em Braille e publicação eletrônica no formato ePub.
  • (MEC)
Alunos da rede municipal com boas notas no Enem viajam em intercâmbio
  • Alunos do projeto Academia Enem, da Prefeitura de Fortaleza, selecionados no programa Juventude Sem Fronteiras, viajam hoje e amanhã para Espanha e Canadá para cursos de idiomas. São 98 estudantes que foram selecionados e viajarão com as despesas pagas por causa das boas notas nas edições 2015 e 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
  • (O Povo)

Leis, políticas e politicagens

O que os professores estão falando sobre a Base Nacional Comum
Mesmo depois de três versões e um longo processo de debates e consultas públicas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda gera dúvidas e preocupações para os professores brasileiros. É compreensível. Os desafios de implementação são imensos: construção de currículos municipais e estaduais, formação de professores e reformulação de materiais didáticos. NOVA ESCOLA ouviu docentes de todo o país a respeito da última versão do documento por telefone e por redes sociais. (Nova Escola)

Escola Sem Pinto
  • Como a tentativa de censura a um livro didático no norte do país mostra que, no Brasil atual, a ignorância não é apenas uma tragédia nacional, mas um instrumento político usado por milícias de ódio. No final de março, um grupo de pais de uma escola pública estadual da cidade de Ji-Paraná, no norte do Brasil, entregou um abaixo-assinado ao Ministério Público de Rondônia. Eles exigiam a retirada da sala de aula de um livro de ciências cujo conteúdo de educação sexual seria “impróprio” para alunos da oitava série do ensino fundamental. O desenho de um pênis ereto, usada pelas autoras da obra didática para explicar o funcionamento do órgão, é um dos principais motivos da tentativa de censura. O pinto duro não deveria estar lá.
  • (El País)


Profissonais da Educação

Representantes de instituições de ensino do RJ querem 'isonomia' em pagamento da educação
  • Representantes de instituições de ensino do Rio de Janeiro foram ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, discutir possíveis saídas para a crise que atinge parte do sistema de educação estadual. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (17) à tarde, na Zona Sul da cidade, com o governador Luiz Fernando Pezão. Entre as reivindicações colocadas à mesa do chefe do Executivo, um pedido que pode ajudar a desafogar os problemas: isonomia no pagamento da educação.
  • (G1)

Eventos

Comissão debate o papel do Fundeb na construção do custo qualidade aluno
  • A Comissão Especial sobre a PEC que Torna Permanente o Fundeb (PEC 15/15) promove debate nesta terça-feira (18) com o tema “o novo Fundeb como contribuição para a construção do custo aluno qualidade-CAQ: análise da PEC nº 15 de 2015 e sugestões para o aprimoramento de seu texto”. O debate foi proposto pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).
  • (Câmara)

Outras do dia

Jogo da Baleia Azul e seus desafios: cinco dicas para a prevenção de pais e alunos
O jogo da Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos adolescentes e sugere o suicídio como última etapa, preocupa pais, alunos e professores no Brasil. O que atualmente está sendo conhecido como "jogo" na verdade é uma sequência de troca de mensagens em redes sociais e tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados "curadores", propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se desenhando baleias com instrumentos afiados em partes do corpo e ficar doente. (G1)

  • PF alerta que criminosos do Baleia Azul roubam dados para chantagear participantes
  • (Hoje em Dia)

  • Delegacia do RJ tenta identificar 'curadores' do 'jogo da Baleia Azul'
  • (G1)