segunda-feira, 24 de abril de 2017

Notícias de Educação - 24/abr/2017


Na Sala de Aula

A reinvenção da escola passa pela reinvenção do professor
  • Em entrevista ao blog, Nick Kim, diretor da unidade Tahoma da rede de ensino americana Summit Public Schools, conta como a escola, antes uma instituição comum, se transformou em referência em Educação inovadora nos Estados Unidos e no mundo.
  • (O Estado de São Paulo)
Por sugestão de aluno, escola troca aula de Educação Física por "LoL"
O sinal toca. Aos poucos, alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental entram na sala e enchem o ambiente com conversas animadas. O professor cumprimenta e chama cada um pelo nome. Todos se sentam. Eu até poderia estar presenciando uma aula comum, mas a auxiliar do professor escreve na lousa "Objetivos: matar 80 tropas" e é neste momento que me lembro que estou em uma classe de "League of Legends". (Uol)

Especialistas indicam formas de combate a atos de intimidação
  • Especialistas, como a professora de psicologia Ciomara Shcneider, psicanalista de crianças e adolescentes, defendem que pais e escola devem estar atentos ao comportamento dos jovens e manter sempre abertos os canais de comunicação com eles. Para ela, o diálogo continua a ser a melhor arma contra esse tipo de violência, que pode causar efeitos devastadores em crianças e adolescentes.
  • (MEC)

  • Pais e escolas devem dar atenção a comportamento de estudantes
  • (MEC)
  • Pacto pretende promover ações contra a violência nas escolas
  • (MEC)
Estudantes elegem 'vadias da semana' em colégio de São Paulo e aluna diz 'querer morrer'
"Já tava no chão. Agora com essa, quero morrer". Esse foi o desabafo de uma adolescente da Escola Estadual Professora Helena Lombardi Braga, de São Paulo, a uma amiga no Whatsapp na semana passada. Os acontecimentos que a levaram até a declaração se assemelham ao roteiro da série 13 Reasons Why, popular no Netflix, que aborda o suicídio de uma adolescente após meses de bullying machista nos corredores da escola. (Huff)

Jovens vão à periferia ensinar a empreender
  • A experiência dos amigos fez com que chegassem à conclusão de que deveriam retribuir. Foi assim que criaram, no ano passado, um projeto para ensinar empreendedorismo a outros estudantes da mesma idade, no bairro do Campo Limpo, periferia da zona sul de São Paulo.
  • (O Estado de São Paulo)


Avaliações

Avaliação da educação básica será feita em escolas públicas e privadas
  • O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) vai avaliar todas as escolas públicas e privadas, de zonas urbanas e rurais, com pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares na 3ª série do ensino médio (ou 4ª série do ensino médio, quando esta for a série de conclusão da etapa).
  • (Portal Brasil)
  • Sistema de Avaliação passa a operar com novo público-alvo
  • (MEC)
Enem: candidato com 18 anos ou mais sem ensino médio não precisa ser treineiro
  • Estudantes com 18 anos ou mais que ainda não concluíram o ensino médio poderão usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar no ensino superior. No entanto, esse candidato precisa fazer um outro exame, a nível estadual ou municipal, para receber o certificado de conclusão da etapa de ensino. Isso significa que, mesmo que ainda não tenha a certificação em mãos, não precisará se inscrever como treineiro no Enem.
  • (EBC)
  • Entenda quem é considerado “treineiro” para o Enem
  • (MEC)
  • Candidatos que solicitem isenção precisam comprovar baixa renda
  • (MEC)

Gestão de Escola

Seu produto de tecnologia para educação é uma geladeira ou uma máquina de lavar?
Empreendedores da área de educação adoram falar a respeito de curvas de adoção e uso de seus produtos. É um jeito mais sofisticado de olhar para um conceito básico: a proporção em que uma ferramenta, modelo ou abordagem satura o mercado. Nem todas as curvas de adoção são iguais. Dependendo das características das ferramentas e os usuários que querem atingir, o arco de adoção pode ser bastante diverso. Uma dessas distinções diz respeito à maneira com que a novidade harmoniza com a estrutura de uma escola tradicional. (Porvir)

Baleia Azul faz ampliar debate sobre terceirização da educação e do afeto
  • Os relatos sobre adolescentes que teriam sido ameaçados, induzidos à automutilação e ao suicídio após envolvimento em atividades na internet (como o que ficou chamado de jogo da Baleia Azul) deixam os pais apreensivos e acendem um alerta para as famílias não abrirem mão de criar um canal de diálogo com os filhos. Especialistas ressaltam que famílias não devem abrir mão de criar um canal de diálogo com os filhos.
  • (JC)

  • A tragédia do suicídio juvenil
  • (IstoÉ)
  • Baleia azul. Como proteger os jovens dos riscos
  • (O Povo)

Inclusão

3 coisas que um Especialista em Educação Especial deve saber para se destacar
  • Para garantir educação de qualidade aos alunos com necessidades especiais, o Governo Federal instituiu através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as orientações para a educação especial na educação básica no país. Estas diretrizes definem três princípios a serem seguidos na educação especial: a preservação da dignidade humana; a busca da identidade; e o exercício da cidadania.
  • (O Diário)
Dia Nacional da Libras é celebrado com novidades na aprendizagem para surdos
  • (...) Janaína está entre os 9,7 milhões de pessoas em todo o Brasil a serem lembradas no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), data celebrada na segunda-feira, 24. Dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, desse total, cerca de 2,2 milhões têm deficiência auditiva em situação severa; e, entre estes, 344,2 mil são surdos.
  • (MEC)
Um robô contra o autismo
Kaspar tem o tamanho de uma criança de quatro anos e responde a estímulos táteis. Quando o toque é apropriado, reage com animação e empatia. Se passa do limite, afasta-se e se recolhe. Esta é uma das habilidades do robô criado na Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, para ajudar no tratamento de meninos e meninas autistas. Nos Estados Unidos, no último episódio da temporada de Vila Sesamo, exibido há duas semanas, Garibaldo e sua turma foram apresentados à Júlia, portadora da síndrome. No clima descontraído do programa, os velhos personagens aprendem a conhecer a nova amiga e a fazer dela mais uma parte da divertida gangue. A chegada de Kaspar e de Julia ao tratamento do autismo faz parte do esforço para preparar cada vez mais as crianças para dividirem os ambientes familiares, sociais e profissionais com todos os que não apresentam a condição. (IstoÉ)


Leis, políticas e politicagens


Proibição de debate sobre gênero em Volta Redonda é inconstitucional, diz TJ-RJ
  • Foi considerada insconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a lei que proíbe a discussão de gênero nas escolas de Volta Redonda. Baseada no argumento de que o texto viola os princípios do Estado republicano e laico, sendo incompatível com o pluralismo político, a decisão foi tomada na segunda-feira (17), por maioria de votos dos desembargadores.
  • (G1)
"Nosso ensino médio estava na direção errada", diz diretor de Educação e Tecnologia da CNI
  • O economista Rafael Lucchesi fez uma análise positiva sobre o polêmico projeto do ensino médio encaminhado pelo governo federal e aprovado pelo Congresso. Na avaliação de Lucchesi, que também é diretor geral do Senai e do Sesi no país, a discussão técnica sobre o assunto foi prejudicada pelo momento político que era vivido pelo Brasil, com o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). “Hoje no Brasil tudo é um Fla x Flu”, afirma.
  • (Notícias do Dia)

Para pensar - artigos e opiniões

Baleia Azul ou Baleia Rosa: a escolha de uma vida inteira
  • Sob a máscara de identidades virtuais verdadeiras ou falsas, e agindo detrás de monitores, muitos usuários têm a sensação de vestir o anel da invisibilidade, agindo sem qualquer limite: incitam a violência, publicam ofensas, externam todo tipo de preconceito. Por não ter, ainda, formas estruturadas de vigilância, controle ou punição, a internet se converte muitas vezes num território de maldades. Enquanto uns se escondem, outros anseiam exatamente pelo contrário: retirar o anel.
  • (G1)
"Uberização" da educação: saem pedagogos e Construtivismo, entram gestores e neurociências
  • As intermináveis fases da Operação Lava Jato e os diários spots que iluminam a ribalta do STF são apenas mera cortina de fumaça, estratégia diversionista para esconder os lentos, porém, seguros passos para um novo projeto de nação – doravante o projeto Neodesenvolvimentistas dos governos lulopetistas será substituído pela agenda da inserção definitiva do Brasil no chamado “Capitalismo Cognitivo”. Ainda de maneira esporádica, analistas estão começando a perceber os indícios desse secreta agenda: “uberização das profissões”, “economia do compartilhamento cooperativo”, “cooperativismo de plataforma”, “precarização do trabalho”, “terceirização” etc.
  • (CGN)

Pesquisas e Estatísticas

Estudo levanta dados de organizações que querem influenciar o ensino no BR
Mapeamento inédito traz informações sobre programas de empresários, movimentos sociais e militâncias para a formação de professores. Alguns dados interessantes: O primeiro deles é a análise das fontes dos recursos financeiros disponíveis dessas entidades. As mais citadas pelas organizações em 2015 foram os grupos empresariais. Das 119 fontes listadas que representaram mais de 20% dos recursos disponíveis, 33 eram de empresas e 23 de doações de fundações ou investidores sociais privados. Subvenções, convênios e parcerias com o setor público aparecem em terceiro lugar, sendo as principais fontes de financiamento para 15 instituições. Os orçamentos anuais variam muito entre elas, de menos de R$ 500 mil para mais de R$ 20 milhões. (Gazeta do Povo)

Competitividade na escola pode não produzir os melhores resultados do exame (texto em inglês)
O último estudo do PISA, realizado em 2015, avaliou mais de meio milhão de estudantes em 72 países. Pela primeira vez, também perguntou aos respondentes em 53 países questões mais amplas sobre seu bem-estar social e emocional, abordando suas relações com colegas, pais e professores. As descobertas, publicadas em 19 de abril, sugerem que as circunstâncias familiares e o bem-estar psicológico dos estudantes são tão importantes quanto a escolaridade para o seu eventual desempenho. Uma das principais conclusões do estudo é a importância do desejo dos estudantes de ter sucesso, independentemente de sua aptidão natural. Em geral, os 25% de alunos que se descrevem como os mais motivados obtêm pontuações médias que correspondem a um ano extra de escolaridade em relação aos 25% inferiores. No entanto, nem todas as formas de motivação são iguais. (The Economist)


Ensino Superior



MEC autoriza curso superior de tecnologia em serviços jurídicos; OAB critica
  • O Ministério da Educação (MEC) homologou parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que autoriza o funcionamento de curso superior de tecnologia em serviços jurídicos. A autorização foi publicada ontem (18), no Diário Oficial da União. O parecer havia sido aprovado em 15 de fevereiro deste ano pelo CNE e encaminhado para homologação do MEC.
  • (EBC)
Nota do Enem abre portas para brasileiros em 22 universidades de Portugal
  • Experiência cultural, oportunidades diferentes, concorrência menor por vagas e taxas relativamente baratas. Esses são alguns dos motivos que têm levado estudantes brasileiros a fazer uma graduação do outro lado do oceano, em Portugal.
  • (Uol)

Outras do dia

Por que a marcha pela ciência foi um fiasco no Brasil?
  • No último sábado (22), cientistas e simpatizantes de ciência de dezenas de países saíram às ruas para protestar contra uma espécie de descaso generalizado com o conhecimento científico. Isso pode ser observado, dizem, pelo crescimento de crenças no lugar de evidências e pelos cortes de recursos destinados a pesquisas científicas. O problema é que, no Brasil, havia poucos cientistas e, menos ainda, “simpatizantes” marchando pela ciência. Cientistas brasileiros atribuem a falta de simpatizantes à má qualidade da nossa educação científica. Somos um dos piores países do mundo no ensino de ciências de acordo com o exame internacional Pisa. Na prática, estamos formando gerações de pessoas distantes do conhecimento científico –e, com os cortes recentes em educação e em ciência, dizem os cientistas, o cenário vai ficar ainda pior.
  • (Folha de São Paulo)
Campanha contra o incentivo ao namoro entre crianças no Amazonas vira alerta para todo o Brasil
No início deste mês, a Secretária de Assistência Social do estado do Amazonas lançou uma campanha contra a erotização precoce das crianças. A iniciativa "Criança não namora. Nem de brincadeira" foi compartilhada nas redes sociais da secretaria para conscientizar pais e responsáveis quanto aos riscos de expor crianças a relacionamentos próprios da fase adulta. A ação, que tinha como objetivo conscientizar os pais da região Norte do Brasil, ganhou proporções nacionais. (Huff)

Assim como é tabu falar de sexualidade com seus filhos, também é falar de política (Texto em francês)
Falar de política com seus filhos, para muitos pais, é um pouco como falar sexualidade que nós sabemos o que é necessário, mas nem sempre é confortável fazê-lo. Assim, evitamos colocar o assunto na pauta, nos damos a boa consciência nos dizendo abertos a perguntas, na esperança de que eles não são nem muito difícil nem muito embaraçoso. Então nos tranquilizamos, dizendo que eles terão tempo de sobra para fazer essas perguntas depois... (Slate FR (texto em francês))