terça-feira, 25 de abril de 2017

Notícias de Educação - 25/abr/2017


Nossa palavra

Tem idade certa para alfabetizar?
O programa desta semana continua falando da alfabetização. A BNCC prevê que todos os alunos estejam alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental. Não seria cedo demais?
Não perca! (Focando Educação)


Na Sala de Aula


O que professores brasileiros pensam sobre reprovação
Nas últimas décadas, diversos estudos buscaram compreender os efeitos da reprovação no percurso escolar de um aluno. O assunto, no entanto, ainda divide opiniões de educadores brasileiros. Enquanto 13% dos professores são contrários a essa prática e 9,4% dizem ser a favor da retenção, outros 78% dos docentes adotam uma postura intermediária – eles concordam ou discordam parcialmente da medida. (Porvir)

Para antecipar a alfabetização, é preciso ter pacto com a qualidade
A terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe uma mudança em relação a alfabetização. A alteração antecipa o compromisso do país com o processo alfabetizador. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) considera alfabetizar até os oito anos de idade; já o Plano Nacional de Educação (PNE), em sua meta 5, grafa que a alfabetização deve acontecer “no máximo, até o terceiro ano do Ensino Fundamental”. A mudança reacendeu o debate acerca da qualidade da alfabetização e das condições necessárias para que ela se efetive. (Carta Educação)

Me formei, e daí? Como desenvolver competências que a faculdade não ensina
Foram quatro anos ou mais de dedicação na faculdade. Noites mal dormidas para terminar trabalhos, estudar para exames e muita correria para não perder aulas. Com conteúdo superatualizado, um recém-formado pode estar tecnicamente pronto para o mercado de trabalho, mas, dependendo de seu grau de amadurecimento, ainda precisa desenvolver competências socioemocionais não estimuladas nas universidades, consideradas imprescindíveis pelos recrutadores. (Gazeta do Povo)


Avaliações




Publicada a portaria do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
  • O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 20, a portaria número 564, que altera o público-alvo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A partir de agora, passarão a fazer as avaliações do Saeb todas as escolas públicas e privadas, de zonas urbanas e rurais, e com pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares na 3ª série do Ensino Médio (ou 4ª série do Ensino Médio quando esta for a série de conclusão da etapa). As escolas públicas de zonas urbanas e rurais com dez ou mais estudantes matriculados em turmas regulares de 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental seguem fazendo as avaliações como já ocorria.
  • (Inep)

Gestão de Escola

Ele inovou na educação e virou milionário
Um professor que transforma o jeito de ensinar, mesmo com pouquíssimos recursos pode se tornar referência internacional em cinco anos de carreira e ganhar mais de R$ 1 milhão. Esta proeza foi conquistada pelo capixaba Wemerson Nogueira, 26 anos (ao centro na foto), que esteve contando a sua trajetória de sucesso na reunião do Conselho do Movimento Santa Catarina pela Educação, na última quinta-feira, para lideranças empresariais de SC e de entidades educacionais do país. (Diário Catarinense)


Inclusão


Decreto inclui pessoas com deficiência em cotas de universidades federais
  • As universidades federais e os institutos federais de ensino técnico de nível médio deverão reservar parte das vagas destinadas às cotas de escolas públicas a estudantes com deficiência. A reserva deverá ser na mesma proporção da presença total de pessoas com deficiência na unidade federativa na qual está a instituição de ensino, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • (EBC)

Leis, políticas e politicagens

Comisão de Educação pode aprovar novas regras para liberação do FGTS
  • O trabalhador pode ser autorizado a sacar dinheiro do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar cursos e quitar empréstimos estudantis. Essa proposta está em projeto de lei que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode aprovar na próxima terça-feira (25), na sua sessão deliberativa, marcada para as 11h.
  • (Senado)
MG: MP solicita à Secretaria de Educação que escolas orientem sobre navegação segura na internet
  • Embora adote cautela diante das notícias sobre suposta captação de jovens por pessoas e grupos em redes sociais para a realização de tarefas e desafios que importem riscos à saúde e à vida do usuário, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) encaminhou ofício à Secretária Estadual de Educação solicitando a adoção de medidas preventivas nas escolas do estado. O objetivo é que as instituições de ensino orientem alunos e pais ou responsáveis sobre o uso seguro da internet, desenvolvendo ações preventivas.
  • (Hoje em Dia)

Para pensar - artigos e opiniões

Criança e Natureza: Para libertar a educação, vamos desemparedar os alunos
Lousa, mesas e cadeiras. Essa era a imagem que vinha à mente quando se pensava em escola. Atualmente, várias práticas educativas têm sido propostas e o desemparedar é uma delas. A ideia é bastante simples: transformar áreas além dos muros escolares, como jardins, plantações, terreiros, riachos, descampados, entre outros lugares abertos, em espaços de exploração e aprendizagem, onde as crianças podem ouvir histórias, desenhar, brincar, relaxar e, ainda assim, trabalhar uma grande diversidade de conhecimentos. (Época)

Ser feliz e aprender
  • O que é mais valioso: ter a certeza de que o filho está feliz, ou saber que ele está com boas notas na escola? Certamente haverá quem, diante dessa questão, priorize um ou outro aspecto. Mas provavelmente a maioria dos pais de adolescentes antes de tudo questionarão a própria pergunta. Afinal, ser feliz e ter bom desempenho escolar não devem ser excludentes. E esta foi uma das principais conclusões de um relatório divulgado na semana passada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
  • (O Globo)

O medo da prova revela que precisamos rever nossas avaliações
  • Quem nunca ouviu frases como estas: "se o aluno não foi bem no teste, é porque não se esforçou o suficiente", ou, ainda, "professor bom é rigoroso, reprova boa parte da sala e suas provas deixam os alunos amedrontados"... Estas falas, tão comuns no cotidiano de escolas e universidades, evidenciam que a cultura de responsabilização dos estudantes pelo baixo desempenho ainda é muito forte no Brasil.
  • (Uol)
Educação física pode frear bullying escolar
É mais que sabido que muitos casos de bullying escolar envolvem as atividades físicas. Nós, profissionais da educação física, precisamos agir para frear o grande número de casos de bullying escolar. Há uma forma de se conseguir isso. Basta pensá-la de modo educacional, como acontece com as demais disciplinas. (Gazeta Esportiva)

O que o jogo da Baleia Azul nos ensina
  • As notícias sobre o jogo da Baleia Azul provocaram diferentes reações na sociedade. Primeiramente, elas colocaram na ordem do dia as reflexões e os debates a respeito do suicídio. Sabemos que o índice de suicídio vem crescendo no mundo todo, em todas as faixas etárias, em especial entre os jovens e adolescentes. Nós, que passamos a adolescência em um mundo com características diferentes do atual, ainda achamos que eles devem ser tratados como fomos –ou como imaginamos que fomos.
  • (Folha de São Paulo)


Pesquisas e Estatísticas

Habilidades mal distribuídas prejudicam jovens latino-americanos
O Reporte de Economia e Desenvolvimento (RED), apresentado nesta segunda-feira na Casa de América em Madri, analisa as habilidades necessárias para o trabalho e a vida. Segundo a economista e responsável pelo projeto, Lucila Berniell, “América Latina fez avanços importantes nestes últimos 20 anos, mas continua havendo desafios em produtividade e educação”. (Exame)


Ensino Superior


Governo anuncia o fim das bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras
  • O Ministério da Educação (MEC) anunciou oficialmente o fim do programa de bolsas de estudo Ciência sem Fronteiras (CsF), que propunha a mobilidade acadêmica de estudantes brasileiros em diferentes níveis de estudo e para diversos países do mundo. Falta de verba e baixa proficiência no inglês dos candidatos foram os motivos alegados pelo MEC.
  • (Brasil Escola)
Afundada em dívidas, UERJ vive seu pior momento
  • Afundada em dívidas, a instituição começou as aulas somente no dia 10 deste mês, depois de sucessivos adiamentos. Mas ainda não se sabe se há condições de retomar seu funcionamento. O restaurante universitário permanece fechado, técnicos administrativos continuam em greve, bolsas de iniciação científica e as bolsas-permanências, voltadas para alunos cotistas, estão atrasadas, professores e servidores não recebem salários desde janeiro. A dívida do Estado com a folha de pagamento é de R$ 350 milhões, informou a reitoria.
  • (Exame)
Brasil adere a aliança internacional que reforça intercâmbio entre universidades
  • O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou nesta segunda-feira, 24, memorando de entendimento para adesão à Aliança para a Mobilidade Acadêmica junto à Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Pelo documento, o Brasil se compromete a divulgar e impulsionar programas de intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores em instituições de educação superior dos países ibero-americanos. A intenção é alcançar 200 mil estudantes até 2020.
  • (MEC)

Profissonais da Educação

Governo de Goiás anuncia conjunto histórico de benefícios para Educação
  • Em reunião de trabalho com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a equipe econômica e o Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado (Sintego), o governador Marconi Perillo anunciou nesta segunda-feira, dia 24, uma série de benefícios para os servidores técnico-administrativos e professores da rede estadual de ensino. Entre eles estão a criação de vale-alimentação de R$ 500 mensais e aumentos salarias de 7,64% para todos os professores efetivos, de 21% para os servidores técnico-administrativos e de 34% para os temporários.
  • (Governo de Goiás)

Outras do dia

Ministério da Educação descredencia faculdade ligada a grupo educacional investigado por fraudes
  • O Ministério da Educação descredenciou a Faculdade Centro Sul do Paraná (Facspar), ligada ao Grupo Facinepe, investigado por fraudes em cursos e na emissão de diplomas universitários. A decisão foi tomada pelo secretário substituto da Secretaria de regulação e supervisão da educação superior, Rubens de Oliveira Martins, e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24).
  • (G1)