terça-feira, 2 de maio de 2017

Notícias de Educação - 02/mai/2017


Na Sala de Aula

Aprender linguagem de programação é falar o idioma do futuro
As carreiras ligadas à tecnologia são as que mais oferecem postos de trabalho na atualidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, 1,3 milhões de vagas serão criadas até 2020, em atividades que costumam pagar até duas vezes mais do que as de outras áreas. Só por esse argumento, o ensino da linguagem de programação desde a infância já se justificaria. Mas, o chamado pensamento computacional, desenvolvido com a ajuda do domínio deste ‘idioma’, é, segundo educadores, uma das ferramentas para a criatividade e para projetos mais autorais na vida profissional e pessoal. Inclusive para quem não gosta muito de números. (Gazeta do Povo)

Mais frequentes e cruéis
Há algum tempo, o pátio da escola deixou de ser o lugar mais comum para o agressor que decide perseguir a vítima de bullying. Agora, a discriminação ganhou uma dimensão ainda mais assustadora, com as redes sociais. Os dispositivos móveis conseguem escancarar tipos de humilhação e exposição dos mais perigosos possíveis. E as instituições de ensino ainda não estão preparadas para enfrentar o problema. O principal problema das instituições de ensino é que muitos coordenadores ainda vivem o mesmo contexto da década de 1990, quando o bullying era mais facilmente exposto. O boom de smartphones criou novas formas de humilhação, que raramente são flagradas. (IstoÉ)

  • É preciso falar sobre bullying e suicídio, alertam especialistas
  • (Exame)


  • Jogo da Baleia Azul: Até que ponto devemos nos preocupar?
  • (BBC)
  • Porteiro de colégio tradicional de SP escreve livro em cordel sobre bullying
  • (G1)
Os brasileiros que superaram o 'ensino massificador e chato' e viraram campeões da matemática
A distância entre eles diminui graças à paixão por números: o garoto da zona sul, Artur Avila, se transformou no primeiro brasileiro ganhador da medalha Fields, uma espécie de Nobel para matemáticos até 40 anos; a moça, Lucy Degli Esposti Pereira, desistiu de ser freira, voltou a estudar e abocanhou quatro medalhas em concursos nacionais. Mas casos assim ainda são exceção. O abismo da matemática no Brasil persiste, e os resultados do país nos exames internacionais são sofríveis. (BBC)

O legado de Paulo Freire para a Educação
Pedagogo morreu há vinte anos, no dia 2 de maio. Mas suas ideias seguem inspirando o ensino em todo o mundo. Pela abordagem freiriana, é importante alfabetizar e ensinar as pessoas de acordo com sua própria realidade. Na escola Nossa Senhora da Soledade, a realidade das crianças são as vivências na roça. Lama na estrada de barro causada pela tempestade da noite anterior, coaxar de rãs, balouçar da cana-de-açúcar. (Folha PE)

Campanha celebra os benefícios do brincar para a aprendizagem
Como parte de um projeto global que reúne experiências de aprendizagem ao ar livre, no próximo dia 18 de maio, escolas do Brasil inteiro irão participar da mobilização para celebrar o Dia de Aprender Brincando. A ideia é estimular o desenvolvimento das crianças com brincadeiras fora da sala de aula. (Porvir)


Avaliações




Primeiro dia de Enem terá redação e prova de português
  • No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai ocorrer no domingo do dia 5 de novembro, diferentemente dos anos anteriores, serão aplicadas as provas de português e redação, e contará uma hora extra por isso.
  • (iG)

Gestão de Escola

RS: Novo secretário da Educação projeta que baixo índice de qualidade será revertido em mais de 5 anos
  • Na última medição da qualidade do aprendizado no ensino público pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada em 2016, a nota do Rio Grande do Sul caiu para 3,3. O pior resultado desde 2005, quando o Ministério da Educação passou a usar esse método de avaliação. Melhorar a rede pública é um dos desafios do novo secretário da Pasta no estado, Ronald Krummenauer, anunciado na quinta (27).
  • (G1)

Inclusão

Laboratório de estudos criado por escola de Alagoas garante grande aprovação no Enem
  • Luiz Elias trocou um cursinho pelas aulas na própria escola. E passou em primeiro lugar para engenharia civil na Ufal (Arte: ACS/MEC)Ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o sonho de muitos jovens que cursam o ensino médio. Para que seus alunos tenham maiores chances de boas notas no exame, a escola Pedro Joaquim de Jesus, da cidade de Teotônio Vilela (AL), de pouco mais de 40 mil habitantes, criou um laboratório de estudos – o Lab Enem, no contraturno escolar. A iniciativa garantiu a aprovação de mais de cem jovens, sendo 44 deles em instituições públicas.
  • (MEC)

Leis, políticas e politicagens

Comissão de Educação vota criação de bolsa para alunos do ensino médio
  • A comissão se reúne a partir das 11h da terça-feira para decidir sobre uma pauta com oito projetos, entre os quais está a criação do programa Bolsa Jovem Estudantes. Ele visa estimular a melhora do desempenho e a permanência na escola dos estudantes secundaristas da rede pública.
  • (Senado)

Para pensar - artigos e opiniões

Greve nas escolas: aula de democracia
  • A greve ocorrida na última sexta-feira, com a adesão de escolas e universidades, alunos, professores e profissionais da educação, mais do que um ato político e legal, deve ser entendida e comemorada como um ato educativo.
  • (Uol)

EAD

Os melhores professores brasileiros da internet
A Universia Brasil separou os melhores professores brasileiros da Internet, divididos pelas matérias cobradas nas provas seletivas. Com aulas completas, descontraídas e completamente gratuitas, eles são a prova de que a tecnologia é sua amiga na hora de estudar para o vestibular. (Universia)


Educação de Jovens e Adultos


Inep reúne Secretarias de Educação para planejar o Encceja 2017
  • Continuam os preparativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, que será aplicado no segundo semestre. Nesta sexta-feira, 28, o Inep reuniu, em Brasília (DF), representantes das Secretarias Estaduais de Educação de todas as unidades federativas e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), área do Ministério da Educação (MEC) responsável pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  • (MEC)

Ensino Superior

Prazo para renovação dos contratos do Fies é prorrogado pelo MEC
  • O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 31 de maio o prazo de renovação dos contratos junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017. A mudança foi publicada em portaria do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (28).
  • (G1)

Profissonais da Educação

Quais são as reações à adesão de escolas particulares à greve do dia 28
Ao longo da semana as escolas em que os professores decidiram aderir à paralisação do dia 28 emitiram comunicados avisando sobre a paralisação de atividades. Os pais de alunos então reagiram positiva e negativamente ao movimento. (Nexo)

  • Greve geral altera rotina de escolas particulares em SP
  • (Exame)


Eventos

Projeto capacita escolas de BH para atender urgências e emergências médicas
  • Situações corriqueiras do dia a dia, como engasgar com um pedaço de alimento ou apresentar uma reação alérgica a uma substância, podem ser potencialmente perigosas. Nas escolas, tais circunstâncias são também uma realidade, e tornar o ambiente mais seguro para crianças e adolescentes é uma das prioridades dessas instituições.
  • (Hoje em Dia)

Outras do dia

UFRJ sofre o maior furto de livros raros do Brasil
A antiga Biblioteca Central da Universidade do Brasil – atual Biblioteca Pedro Calmon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abriga raridades do tempo do Império – foi furtada no ano passado, e agora, terminado o levantamento do que sumiu das prateleiras, o que se descobriu é um espanto: o maior furto de livros raros já registrado no País. (G1)