quarta-feira, 3 de maio de 2017

Notícias de Educação - 03/mai/2017


Nossa palavra

BNCC: o que muda na Escola?
A 3ª versão já foi publicada. Quase 400 páginas! O que vai mudar na Escola por conta deste documento? A Educação vai melhorar?
Confira nosso último programa! (Focando Educação)


Na Sala de Aula


20 anos sem Paulo Freire: uma memória atual e necessária
Neste dia 2 de maio de 2017, homenageamos Paulo Freire (1921-1997) por ocasião dos 20 anos de seu falecimento. O Instituto Paulo Freire (IPF), que há 26 anos trabalha na continuidade e reinvenção de seu legado, é sempre perguntado sobre o método de Alfabetização de Adultos que leva seu nome. Na verdade, é mais do que um método de ensino. Paulo Freire construiu uma filosofia educacional que pode e tem sido utilizada da educação infantil à pós-graduação, e para além, sendo referência em outras políticas sociais como a Saúde, a Assistência Social, a Cultura etc. (Carta Educação)

A nova pedagogia dos desinibidos
Para driblar a dispersão dos adolescentes em sala de aula e aproximar o conteúdo escolar do cotidiano da garotada, uma escola de Olinda apostou na arte como recurso pedagógico e atraiu a atenção dos estudantes para outras disciplinas. O Musicarte, projeto que acontece anualmente na Escola de Referência em Ensino Médio Santa Ana, em Rio Doce, leva música, pintura e dança à rotina escolar. A ação interdisciplinar - que envolve professores de todas as matérias - estimula os alunos a prepararem apresentações de canto, dança e a criarem releituras de imagens conhecidas por eles. (Diário de pernambuco)

Educação Infantil na nova versão da Base Nacional Comum Curricular
  • No dia 6 de abril, quinta-feira, o Ministério da Educação divulgou a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento será agora apreciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que já agendou audiências públicas em cada região do Brasil para discutir o texto. Na etapa de Educação Infantil, a divulgação da terceira versão abriu uma controvérsia relacionada ao Campo de Experiência que passou a ser intitulado “Oralidade e Escrita”.
  • (Juntos pela Educação)


Agora você pode aprender a programar usando Minecraft
Se você joga Minecraft e gostaria de aprender a programar, agora será possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A Microsoft anunciou hoje a versão beta de uma ferramenta chamada Code Builer para o jogo. O recurso permitirá que os jogadores usem fundamentos de programação para controlar seu personagem no jogo. Jogadores da versão educacional de Minecraft poderão baixar o Code Builder para ter acesso a um console de programação dentro do jogo. (Olhar Digital)


Avaliações


Enade 2017: Exame já tem data; confira cursos avaliados
  • O Ministério da Educação (MEC) publicou na última quinta-feira, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que determina quais cursos serão avaliados na edição de 2017. Neste ano, serão examinadas 34 áreas do ensino superior em prova aplicada em 26 de novembro, a partir das 13h30 do horário oficial de Brasília. O objetivo é avaliar o conhecimento dos estudantes e, de acordo com o resultado, as instituições de ensino superior.
  • (Veja)

Gestão de Escola

Menos intromissão do governo federal nas escolas? Os EUA caminham para isso
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que requer que a secretária da Educação, Betsy DeVos, estude se e como o governo federal ultrapassou sua autoridade legal em escolas de ensino fundamental e médio. Ele trata a medida como parte de esforços mais amplos de seu governo de transferir poder de Washington para estados e comunidades locais. (Gazeta do Povo)


Para pensar - artigos e opiniões


O que atrai jovem professor é carreira decente, e não aposentadoria especial
  • Será uma pena se não aproveitarmos essa oportunidade para debater uma importante questão de fundo: por que, afinal, os professores brasileiros têm o direito de se aposentar mais cedo do que trabalhadores de outras categorias?
  • (Folha de São Paulo)
Custo do fracasso escolar para os alunos e o País
  • Ao mesmo tempo que amarga as últimas colocações no ranking de aprendizagem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando o assunto é reprovação o Brasil está nas primeiras posições. Enquanto a média mundial de retenções na educação básica, segundo a organização, é de 2,9%/ano, nosso índice chega a 8,2% no ensino fundamental e alcança alarmantes 11,5% no ensino médio, de acordo com o Censo Escolar de 2015.
  • (O Estado de São Paulo)
Acredito na formação docente como caminho para mudar a Educação
  • Deveríamos ser mais audaciosos sobre como encaramos as formações iniciais e continuadas e mais atentos para o tipo de profissional que queremos ser. Sou professora recém-formada, mas desde criança me encanta a Educação. Isso me deixou cheia de ideais e sonhos sobre como ela deveria ser: gratuita, igualitária, de qualidade para todos e com poder para mudar o país. Para chegar lá, o maior investimento para mim é uma formação docente equilibrada que levasse em conta também as características do profissional e as atribuições que cada um gostaria de desenvolver. Não acredito que o único motivo para o professor seguir estudando deva ser aumentar a pontuação para os próximos concursos ou garantir um salário melhor.
  • (Nova Escola)

Pesquisas e Estatísticas

Ensino Médio: o que querem os jovens?
  • Os jovens estudantes do Ensino Médio estão atentos aos valores transmitidos pelas escolas brasileiras e à atuação docente. Para eles, a escola ideal se preocupa com a inclusão e assegura o mínimo de infraestrutura para garantir uma Educação de qualidade. É o que revela a pesquisa Repensar o Ensino Médio, iniciativa do Todos Pela Educação, que contou com apoio do Itaú BBA e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com realização da Multifocus. O estudo – que ouviu a opinião de 1551 jovens entre 15 e 19 anos sobre os professores, a participação social e a Educação Técnica – dá pistas sobre o que deve estar no radar de gestores, educadores e especialistas em relação às políticas públicas educacionais voltadas para a juventude.
  • (Todos pela Educação)
  • Pesquisa revela que para 85,2% dos jovens segurança é atributo mais importante na escola
  • (O Globo)
Menos sono
Crianças que passam horas brincando com smartphones e tablets dormem menos do que os que não interagem com tecnologia. É o que afirma o estudo publicado na Scientific Reports, site da revista científica Nature. O levantamento diz que para cada hora que crianças pequenas – entre seis meses e três anos – passam usando aparelhos eletrônicos, elas têm 15 minutos a menos de sono. (Ponto.com)


Ensino Superior


A pós-graduação paga e a finalidade das universidades públicas
Desde quarta-feira (26), universidades públicas do Brasil podem cobrar mensalidade para programas de pós-graduação lato sensu. A decisão, tomada pelo Supremo Tribunal Federal, dá respaldo jurídico a uma prática que já acontece informalmente nas instituições do país. A Constituição federal garante a gratuidade do ensino público. Ainda assim, no entanto, existem inúmeros cursos oferecidos por instituições de ensino superior públicas (ou em instituições de ensino superior públicas, organizados por outras entidades) que não são gratuitos. (Nexo)

Ministério da Educação reconhece mais 140 cursos superiores
  • A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação do Ministério da Educação (MEC) reconheceu 140 cursos superiores no País. As portarias com o reconhecimento foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (2).
  • (Portal Brasil)


Eventos

Dia Nacional da Educação a distância pode ser comemorado em 27 de novembro (áudio)
  • Vinte e sete de novembro poderá se tornar o Dia Nacional de Educação a Distância. Para o relator da matéria (PLC 67/2016) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), senador Cristovam Buarque (PPS–DF) que aprovou a proposta nesta terça-feira (2), a data servirá para estimular o uso de novas tecnologias no ensino.
  • (Senado)
Comissões debatem desafios para autistas na escola e no trabalho
  • As comissões de Educação e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promovem, nesta quinta-feira (4), uma audiência pública conjunta para discutir os desafios na escola e no trabalho para os autistas.
  • (Câmara)